Roma

5 Pontos Turísticos Gratuitos em Roma

Visite os 5 pontos turísticos gratuitos em Roma. Veja as dicas das atrações para você não gastar muito com ingressos durante a sua viagem. Está planejando fazer a viagem dos sonhos para a Itália, mas não gostaria de gastar uma fortuna com ingressos? Não se preocupe, pois esta cidade conta com atrações super famosas que você não precisa pagar nada para conhecê-las.

Fontana dei Quattro Fiumi em Roma

E, se você estiver planejando viajar para lá, não deixe de conferir também as dicas imperdíveis de como economizar muito na Itália. São dicas muito boas, que valem a pena, e vão fazer você economizar muito em todo o planejamento da viagem e quando estiver lá. Sua viagem à Itália vai sair mais barata do que imagina e você poderá aproveitar ainda mais. Agora, veja tudo sobre os 5 pontos turísticos gratuitos em Roma.

1. Piazza Navona em Roma

A primeira dica dos 5 pontos turísticos gratuitos em Roma fica por conta da Praça Navona, considerada uma das praças mais visitadas de Roma. É na Piazza Navona que está localizada a Embaixada Brasileira na Itália, instalada no antigo e belo Palazzo Pamphilj.

Vista da Piazza Navona em Roma

Por lá há também a linda Fontana dei Quattro Fiumi (Fonte dos Quatro Rios), que foi esculpida por Gian Lorenzo Bernini entre 1648 e 1651. Ela representa os quatro rios mais importantes do mundo naquela época: Nilo (África), Rio da Prata (América), Danúbio (Europa) e Ganges (Ásia).

  • O legal é que esta praça recebe milhões de turistas todos os anos que se encantam com a beleza do lugar. Portanto, aproveite e curta-a também.

Fontana dei Quattro Fiumi em Roma

Outras atrações da Piazza Navona em Roma

Há outros interessantes pontos para se visitar no interior da Navona, como as fontes nas áreas sul e norte da praça: a Fontana del Moro construída em 1576, Fontana di Nettuno de 1574 (ambas esculpidas por Giacomo della Porta), Igreja Sant’Agnese e o Palácio Torres Massimo Lancellotti.

  • Esta praça foi construída sobre as ruínas de um antigo estádio romano onde ocorriam lutas de gladiadores e animais no século I, o Estádio de Domiciano, um dos lugares mais famosos da época. Ainda ainda se podem ver vestígios da antiga construção na Praça Navona.

Piazza Navona em Roma na Itália

Entre os ilustres que residiram na praça estão a família Médici e o Papa Leão X. Visitar a Piazza Navona é obrigatório para qualquer turista que vai à capital italiana e, o mais legal, é que não é preciso pagar nada para conhecê-la. Aproveite ainda para curtir alguns artistas locais tocando música ao vivo por lá.

Vista noturna da Piazza Navona em Roma

2. Villa Borguese em Roma

Outro ponto mega turístico em Roma e que a entrada é totalmente gratuita todos os dias da semana é a Villa Borguese, criada em 1605 para o Cardeal Scipione Borghese, proveniente de uma das famílias mais nobres da Europa, a família Borghese.

  • Hoje, o local é um grande parque, cheio de árvores, verde, jardins, fontes e lagos, considerado o segundo maior parque urbano de Roma com 80 hectares. Localizado bem pertinho da Via Veneto e da Piazza Spagna, na colina Pinciana, este lugar é propício para muitas fotos, já que conta com jardins que são super bonitos e valem belas recordações.

Jardins da Villa Borguese em Roma

No centro do parque está instalado um lago artificial, o Giardino del Lago. Por lá encontra-se também o Bioparco, um pequeno zoológico, e o Museo Carlo Bilotti, um museu bem bacana com arte moderna. E, não se esqueça também de dar uma passadinha na Piazza di Siena, já que, além de linda, ela é muito charmosa e especial.

Lago da Villa Borguese em Roma

3. Panteão em Roma

Um dos lugares da Roma Antiga mais bem preservados no mundo é o Panteão, construído como um templo dedicado a todos os deuses romanos. O Panteão é um dos pontos turísticos mais incríveis de se conhecer na capital italiana, além de ser, claro, totalmente gratuito.

  • Para você ter noção da importância desta atração, ela é o único edifício construído na época greco-romana que ainda está em perfeito estado de conservação.

Panteão em Roma

Localizado bem próximo à Piazza Navona, o Panteão foi arquitetado na época de Marcus Agrippa, por isso o prédio também é chamado de Panteão de Agripa. Com seus mais de 2 mil anos de existência, o Panteão deixou de ser um lugar sagrado politeísta, desde o século VII, para abrigar uma igreja católica.

Mais informações sobre o Panteão em Roma

Anos após sua inauguração, o Panteão sofreu um grande incêndio, em 80 d.C., sendo reconstruído no ano de 125, durante o reinado do imperador Adriano. Hoje, o Panteão é visitado por mais de três milhões de turistas todos os anos.

Fachada do Panteão em Roma

Além dele ser lindo e super bem preservado, é famoso pela sua gigantesca cúpula que permite a entrada de luz natural. E, realmente, a construção é extremamente rica em detalhes.

  • É no Panteão que estão sepultados ilustres personagens que fizeram parte da história, como os pintores Raffael e Annibale Caracci, os reis da Itália Vittorio Emanuele II e Umberto I e a rainha Margherita.

Altar Panteão de Roma

4. Piazza San Pietro e Basílica San Pietro em Roma

No Vaticano também há pontos turísticos que não precisa pagar nadinha para conhecer, como é o caso da Piazza San Pietro e da gigantesca Basilica San Pietro (ou São Pedro em português). As entradas na praça e na Basílica de São Pedro são gratuitas todos os dias da semana, mas a gratuidade tem um preço: fila.

  • E, não ache que é somente chegar e entrar, pois é preciso passar por um detector de metais para ingressar na Praça São Pedro. A dica é não levar bolsa ou mochila para não ter de tirar tudo na hora de mostrar para os guardas.
Piazza San Pietro em Roma

Dicas sobre a Piazza San Pietro e Basílica San Pietro em Roma

Para chegar até o Vaticano, pegue a linha A do metrô e desça na estação Ottaviano-San Pietro. Preste atenção na beleza das 142 colunas dóricas de cada lado da Basílica que são de impressionar.

  • Junto às colunas estão posicionadas 140 estátuas de mártires, papas, fundadores de ordens religiosas e santos que parecem guardiões no topo protegendo a Piazza San Pietro.

Pôr do sol na Piazza San Pietro

Outra dica é que não é permitida a entrada com ombros e joelhos de fora (homens e mulheres) e decotes. No interior da Basílica de São Pedro estão algumas obras de arte dos séculos XI, XVII, XII e muito, mas muito ouro.

  • Um dos pontos altos da visita é a estátua Pietà, esculpida em mármore por Michelangelo Buonarroti. A basílica de São Pedro está aberta de segunda a domingo das 07h até o pôr do sol, que varia de acordo com a época do ano.

Estátua Pietà em Roma

5. Fontana Di Trevi em Roma

A última dica de ponto turístico famoso e gratuito é a Fontana di Trevi. Com seus 26 metros de altura e beleza, única a fonte é um dos símbolos de Roma. Quem nunca viu a famosa cena do filme La Dolce Vita de Federico Fellini, no qual a atriz Anita Ekberg entra na água e convida Marcello Mastroianni a fazer o mesmo?

  • Esta fonte não é só conhecida por estar imortalizada no cinema, afinal, ela também é considerada a mais bela fonte do mundo.

Turistas na Fontana Di Trevi em Roma

Esculpida no estilo barroco italiano e repleta de esculturas lendárias, a Fontana de Trevi está localizada na freguesia de Trevi, no Bairro do Quirinal, bem no centro histórico de Roma, a apenas duas quadras da Via de Corso, que é uma das principais ruas de compras na cidade.

  • Preste atenção nos detalhes da fonte, com destaque para a magnífica estátua do deus Netuno sobre um carro em forma de concha puxado por dois cavalos-marinhos, incrível para ótimas fotografias.
Noite na Fontana Di Trevi em Roma

Mais informações sobre a Fontana Di Trevi em Roma

A Fontana de Trevi virou uma tradição pelos turistas que se aglomeram para fazer o tradicional ritual de jogar uma moeda na água que, conforme a lenda, faz com que o visitante retorne à cidade. A dica é ir cedo, logo pela manhã, ou bem tarde, pela noite, quando há menos pessoas.

Estátuas da Fontana Di Trevi em Roma

E, não se preocupe, pois Roma é uma cidade segura. Então, não há problema de andar a noite pelas ruas da cidade, principalmente ao redor desta atração. A Fontana de Trevi passou por uma grande restauração, que não era feita nestes padrões há mais de 300 anos.

Detalhes da Fontana Di Trevi em Roma

Muito mais dicas da Itália no Youtube!

Está gostando da matéria? Não deixe de visitar também o nosso canal no Youtube. Tem vários vídeos incríveis da Itália, com muito mais dicas, para te ajudar a planejar toda a sua viagem. Se quiser, clique aqui para se inscrever no canal ou aqui para ver a playlist com todos os vídeos da Itália. Esse vídeo é o mais assistido do canal:

Como economizar muito na viagem à Itália

O Seguro Viagem é obrigatório para a Itália e Europa

Uma dica importantíssima que reforçamos para todos que estão planejando ir à qualquer país da Europa é que não se esqueça que fazer um Seguro Viagem Internacional é obrigatório para viajar para lá. Veja nossa matéria de Seguro Viagem para Europa com tudo o que você precisa saber sobre o assunto, quais são os melhores seguros e dicas para fazer um excelente seguro por um preço incrível economizando muito.

Mulher olhando janela de avião

Dicas para aproveitar melhor sua viagem à Roma

Agora que você já viu tudo sobre os 5 pontos turísticos gratuitos em Roma, uma dica legal e que faz a diferença na viagem à Roma é escolher bem a localização do seu hotel e se hospedar perto das atrações turísticas. A cidade é grande até e ficando bem localizado você vai aproveitar muito mais e gastar muito menos tempo e dinheiro se deslocando até os lugares. Se quiser, veja nossa matéria de onde ficar em Roma, que lá tem as dicas das melhores regiões para se hospedar e também de como conseguir um ótimo hotel por um preço excelente (e achar hotéis excelentes em promoção nessas regiões que são super disputadas). Vale a pena caprichar na reserva do hotel em Roma.

Bairro Trastevere em Roma

E outra dica importante é que alguns pontos turísticos, cidades legais e vinícolas são um pouco afastados, e uma ótima opção para aproveitar melhor sua viagem pela Itália é alugar um carro. Muitos brasileiros estão optando por alugar um carro na Itália para poder conhecer melhor todas as cidades, principalmente as da Toscana. As estradas são lindas, você conhece várias cidades do interior e vilarejos, e pode fazer roteiros incríveis de carro como Roma, Milão, Florença, Pisa, Veneza, conhecer as belas praias da Costa Amalfitana, Siena, Lucca e explorar bem a Toscana. A Itália é um país em que alugar um carro é essencial. Se quiser, veja nossa matéria de como alugar um carro na Itália com dicas de como alugar um excelente carro por um preço incrível com super comparadores de preços, os roteiros mais famosos e tudo o que você precisa saber sobre o assunto.

Carro na estrada

Use seu celular à vontade em Roma e na Europa

Poder usar seu celular em Roma, na Itália, na Europa e em qualquer outro lugar do mundo é ótimo, pois ele acaba sendo muito útil. Você pode usar os aplicativos dos pontos turísticos e das cidades, os aplicativos de cupons de desconto, se for alugar um carro você economiza uns 100 euros por não precisar alugar um GPS pois poderá usar o do celular, pode pesquisar os endereços e horários dos lugares, ver a previsão do tempo para se planejar para os passeios e lógico ficar conectado com todo mundo através de aplicativos e postar suas fotos da viagem à Itália nas redes sociais. Se quiser, veja nossas dicas de como usar o celular à vontade na Europa. É super barato e você vai poder usar seu celular o dia inteiro em Roma, Florença, Veneza, Milão, Toscana e qualquer lugar da Itália. E usando a internet do seu celular você poderá pesquisar tudo sobre os 5 pontos turísticos gratuitos em Roma quando estiver lá.

Celular para Itália e Europa

Veja outras matérias de Roma e da Itália:

O que fazer em Roma: Principais atrações, passeios e lugares da cidade.
Guia da Toscana: Tudo o que você precisa saber sobre a Toscana.
Pontos turísticos de Roma: Os principais lugares turísticos da cidade.
Dicas para viajar de trem pela Itália: Dicas, melhores empresas e passagens baratas.
Tags:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *