Vista de Lucca na Itália
Lucca

Clima e temperatura em Lucca

Veja como é o clima e temperatura em Lucca ao longo do ano, escolha a temporada certa para programar sua viagem para a Itália e se planeje com antecedência. Acompanhe a matéria e confira como estará o tempo quando você estiver por lá.

Vista aérea de Lucca

E depois não deixe de ver a matéria de como economizar muito em sua viagem à Itália. É a matéria mais acessada do blog e vai te ajudar muito com todo o planejamento da viagem. São várias dicas imperdíveis que vão fazer você economizar MUITO (muito mesmo) e montar toda a sua viagem à Itália. Agora, veja tudo sobre o clima e temperatura em Lucca.

Como são o clima e a temperatura em Lucca?

Em geral, a cidade de Lucca costuma ter um clima bem agradável, com uma temperatura média de 30°C no verão e uma mínima de 2°C no inverno. Veja abaixo como é o clima e temperatura em Lucca durante o ano todo, para saber quais meses que mais chove por lá. A linha vermelha é a temperatura média e as colunas azuis são o volume de chuva.

Gráfico de temperaturas em Lucca

1. Verão em Lucca

O verão começa no dia 21 de junho e termina em 20 de setembro. Os dias são bem quentes, principalmente em julho, mas durante a noite pode ficar mais fresco. Apesar de nós brasileiros estarmos acostumados com o calor, é bom se preparar. As chuvas são raras nessa época.

  • Temperaturas: mínima de 19°C e máxima de 30°C.

O que levar na mala para o verão em Lucca?

Leve roupas frescas, como camisetas e shorts, mas também algum casaco fino para usar à noite, quando as temperaturas caem um pouco. Não se esqueça de incluir em sua mala chapéus, bonés, protetor solar ou bronzeador e garrafas d’água.

O que fazer no verão em Lucca?

Aproveite o verão para fazer passeios ao ar livre em Lucca. A Piazza dell’Anfiteatro, considerada uma das praças mais charmosas da cidade, é o lugar ideal para relaxar e curtir o dia. Ela conta com ótimos restaurantes, bares e cafés ao redor, ideais para você experimentar um bom prato acompanhado do tradicional vinho da Itália. Também chama a atenção por seu formato oval.

Piazza dell'Anfiteatro em Lucca

Outro local imperdível em Lucca é a Piazza Napoleone. Considerada a maior praça da cidade, ela foi criada em 1.800 e possui uma estátua de Maria Luisa de Borbone em seu centro. Essa praça oferece diversos atrativos, como carrossel, passeio de carruagem e, inclusive, pista de gelo durante o inverno. Além disso, ela serve de palco para muitas apresentações musicais.

Piazza Napoleone em Lucca

Eventos no verão em Lucca

  • Lucca Summer Festival (julho): é um dos grandes festivais musicais da região. Traz nomes internacionalmente famosos da música e é bastante animado.

Feriados no verão em Lucca

  • 02/06: Dia da República Italiana
  • 29/06: São Pedro e São Paulo
  • 15/08: Assunção de Nossa Senhora

Lucca Summer Festival

2. Inverno em Lucca

O inverno começa no dia 21 de dezembro e vai até o dia 20 de março. Essa é uma estação bem rigorosa, com temperaturas baixas. A desvantagem é que os dias ficam mais curtos: o sol aparece lá pelas 9h e se põe por volta das 16h. O bom é que as atrações não estarão lotadas de turistas e os preços ficam melhores. Apesar do frio intenso, raramente neva na cidade.

  • Temperaturas: mínima de 2°C e máxima de 11°C.

Inverno em Lucca

O que levar na mala para o inverno em Lucca?

Roupas quentes, como calças, casacos grossos, roupas de lã e calçados fechados. Não se esqueça de levar também luvas, cachecóis e toucas.

O que fazer no inverno em Lucca?

Como citamos anteriormente, na Piazza Napoleone é possível patinar no gelo durante o inverno. Outra programação legal para essa época é fazer um turismo religioso e conhecer as igrejas incríveis presentes na cidade. A Catedral de Lucca, situada na Piazza San Martino, é belíssima e conta com muitos detalhes cativantes. Em seu interior, ela apresenta uma grande variedade de obras, entre pinturas e esculturas, com forte influência do período renascentista.

Catedral de Lucca

A Duomo de Lucca, na Piazza Antelminelli, também é muito interessante e uma verdadeira preciosidade. Ela possui uma beleza ímpar, com influências renascentistas, e muitos detalhes em sua fachada e também em seu interior. E não deixe de visitar a Basílica de São Frediano, na Piazza San Frediano, a Chiesa San Francesco, na Piazza San Francesco, e o complexo onde estão a Chiesa di San Giovanni e Santa Reparata, o batistério e o museu.

Chiesa e Battistero di San Giovanni e Santa Reparata em Lucca

Eventos no inverno em Lucca

  • Festa da Befana (janeiro): é o encerramento das comemorações de Natal e de final do ano. Befana é o nome popular dado a Epifania, data considerada feriado em toda a Itália. É representado pela figura de uma bruxa com sua vassoura.

Feriados no inverno em Lucca

  • 08/12: Imaculada Conceição
  • 25/12: Natal
  • 26/12: Santo Estêvão
  • 01/01: Ano Novo
  • 06/01: Epifania

Decoração de Natal em Lucca

3. Primavera e outono em Lucca

A primavera vai do dia 21 de março ao dia 20 de junho e é a melhor época para visitar a cidade. A partir de abril, os dias ficam ensolarados e com pouca possibilidade de chuva. Além disso, os dias ficam mais longos e o pôr do sol costuma acontecer apenas às 21h. O outono começa no 21 de setembro e termina no dia 20 de dezembro. As temperaturas também se mantêm amenas, mas é a época mais chuvosa, principalmente entre o final de outubro e dezembro.

  • Temperaturas: mínima de 10°C e máxima de 20°C.

Outono em Lucca

O que levar na mala para a primavera e o outono em Lucca?

Tanto a primavera quanto o outono marcam a transição de temperaturas. Então, leve tanto roupas quentes quanto mais leves. Além disso, a nossa dica é sempre deixar um casaco com você, pois as noites costumam ser mais frescas. No outono, leve guarda-chuvas ou capas de chuva, pois a precipitação é maior nessa época.

O que fazer na primavera e no outono em Lucca?

Durante a primavera e o outono, faça agradáveis passeios e visite os principais pontos turísticos em Lucca. A nossa primeira dica é ir ao Orto Botânico Comunale di Lucca, que conta com um lago super bonito e uma enorme área verde. Por lá, você pode caminhar, apreciar a natureza e fazer um piquenique. Visite, também, a famosa Guinigi Tower, uma das torres mais importantes de toda a cidade de Lucca. Em seu topo, há um jardim maravilhoso e uma vista única da região.

Orto Botânico Comunale di Lucca

Entre as melhores atrações na cidade, está o Palazzo Pfanner, um museu particular com um jardim de tirar o fôlego. Neste, há uma grande quantidade de plantas exóticas e mediterrâneas, além de estátuas de mármore representando os quatro elementos e as quatro estações. O edifício conta com uma estrutura muito interessante e abriga uma exposição permanente de instrumentos médicos que pertenciam a Pietro Pfanner, cirurgião que foi prefeito de Lucca.

Palazzo Pfanner em Lucca

Eventos na primavera e outono em Lucca

  • Festa das Flores – Santa Zita (abril): anualmente, nos dias 27 e 28 de abril, a Piazza dell’Anfiteatro e a Piazza San Frediano são cobertas com flores e plantas coloridas, para homenagear Santa Zita, nascida em Lucca.
  • Troffeo del Balestrone (outubro): no primeiro domingo de outubro, acontece uma competição de tiro com atiradores de balestra entre as cidades de Lucca, Pisa, Massa Marittima, Chioggia, Volterra e Terra del Sole.
  • Lucca Comics & Games (outubro/novembro): todos os anos, entre o final de outubro e a primeira semana de novembro, a cidade de Lucca recebe a famosa feira de quadrinhos, desenhos e jogos.

Feriados na primavera e outono em Lucca

  • 19/03: São José e Dia dos Pais
  • Primeiro domingo após a primeira lua cheia, geralmente em abril: Páscoa
  • Segunda-feira seguinte ao domingo de Páscoa: Segunda-feira do Anjo
  • 25/04: Dia da Liberdade
  • 01/05: Dia do Trabalhador
  • Segundo domingo de maio: Dia das Mães
  • 01/11: Dia de Todos os Santos
  • 02/11: Dia dos Fiéis Defuntos
  • 04/11: Dia da Unidade Nacional da Itália
  • 08/12: Imaculada Conceição

Lucca Comics & Games

Chuvas em Lucca

A temporada de chuvas em Lucca acontece no outono, principalmente nos meses entre outubro e dezembro. Porém, é difícil pegar uma época de chuva intensa. Ainda que possa chover um dia ou outro, é bem incomum. Então, não se preocupe, pois não é nada que atrapalhe o seu roteiro pela cidade. Veja abaixo um gráfico completo com acompanhamento mês a mês das chuvas em Lucca:

Gráfico de chuvas em Lucca

Qual a melhor época para conhecer Lucca?

Para nós, a melhor época do ano para ir a Lucca é a primavera. Nesse período, as temperaturas estão mais frescas e o fluxo de turistas não é tão intenso. Isso permite que você economize, já que os preços das passagens de avião e hospedagens estarão mais em conta, e aproveite mais as atrações na cidade, sem tantas filas.

Orto Botânico de Lucca

O clima e a temperatura na Itália variam entre as cidades

Como o clima na Itália é bem variado, por causa de seu formato extenso, o clima em Lucca não será exatamente igual ao tempo em outras cidades. Portanto, leia essa matéria geral de clima na Itália e saiba mais sobre esse assunto.

Lucca na Itália

Muito mais dicas da Itália no Youtube!

Está gostando da matéria? Não deixe de visitar também o nosso canal no Youtube. Tem vários vídeos incríveis da Itália, com muito mais dicas, para te ajudar a planejar toda a sua viagem. Se quiser, clique aqui para se inscrever no canal ou aqui para ver a playlist com todos os vídeos da Itália. Esse vídeo é o mais assistido do canal:

Como economizar muito na viagem à Itália

O Seguro Viagem é obrigatório para a Itália e Europa

Uma dica importantíssima que reforçamos para todos que estão planejando ir à qualquer país da Europa é que não se esqueça que fazer um Seguro Viagem Internacional é obrigatório para viajar para lá. Veja nossa matéria de Seguro Viagem para Europa com tudo o que você precisa saber sobre o assunto, quais são os melhores seguros e dicas para fazer um excelente seguro por um preço incrível economizando muito.

Mulher olhando janela de avião

Dicas para aproveitar melhor sua viagem à Itália

Agora que você já viu tudo sobre o clima e temperatura em Lucca, uma dica importante é que alguns pontos turísticos, cidades legais e vinícolas são um pouco afastados, e uma ótima opção para aproveitar melhor sua viagem pela Itália é alugar um carro. Muitos brasileiros estão optando por alugar um carro na Itália para poder conhecer melhor todas as cidades, principalmente as da Toscana.

As estradas são lindas, você conhece várias cidades do interior e vilarejos, e pode fazer roteiros incríveis de carro como Roma, Milão, Florença, Pisa, Veneza, conhecer as belas praias da Costa Amalfitana, Siena, Lucca e explorar bem a Toscana. A Itália é um país em que alugar um carro é essencial. Se quiser, veja nossa matéria de como alugar um carro na Itália com dicas de como alugar um excelente carro por um preço incrível com super comparadores de preços, os roteiros mais famosos e tudo o que você precisa saber sobre o assunto.

Viagem de carro pela Toscana e Itália

Use seu celular à vontade na Itália e na Europa

Poder usar seu celular na Itália, na Europa e em qualquer outro lugar do mundo é ótimo, pois ele acaba sendo muito útil. Você pode usar os aplicativos dos pontos turísticos e das cidades, os aplicativos de cupons de desconto, se for alugar um carro você economiza uns 100 euros por não precisar alugar um GPS, pois poderá usar o do celular, pode pesquisar os endereços e horários dos lugares, ver a previsão do tempo para se planejar para os passeios e lógico ficar conectado com todo mundo através de aplicativos e postar suas fotos da viagem à Itália nas redes sociais.

Se quiser, veja nossas dicas de como usar o celular à vontade na Europa. É super barato e você vai poder usar seu celular o dia inteiro em Roma, Florença, Veneza, Milão, Toscana e qualquer lugar da Itália. E usando a internet do seu celular você poderá pesquisar tudo sobre o clima e temperatura em Lucca quando estiver lá.

Celular para Itália e Europa

Veja outras matérias legais da Itália:

O que fazer em Roma: Principais atrações, passeios e lugares da cidade.
Guia da Toscana: Tudo o que você precisa saber sobre a Toscana.
Como levar dinheiro para Itália: Melhores formas de levar e comprar seus euros.
Dicas para viajar de trem pela Itália: Dicas, melhores empresas e passagens baratas.

Tags:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *