Fique por dentro de algumas dicas para deficientes físicos na Itália e organize com antecedência sua viagem pelo país. Viajar, por si só, é um dos objetivos de muitas pessoas, mesmo aquelas que são portadoras de algum tipo de doença e precisam de cuidados especiais em determinados lugares. Pensando nisso, reunimos nesta matéria, algumas dicas que ajudarão aqueles que estiverem pensando em curtir uma trip com alguém que tenha algum tipo de deficiência e ainda não sabem ao certo como funciona a questão da acessibilidade no país. Acompanhe a matéria e aproveite!
E, se você estiver planejando viajar para lá não deixe de conferir também as dicas imperdíveis de como economizar muito na Itália. São dicas muito boas, que valem a pena, e vão fazer você economizar muito em todo o planejamento da viagem e quando estiver lá. Sua viagem à Itália vai sair mais barata do que imagina e você poderá aproveitar ainda mais sua viagem. Agora veja tudo sobre dicas para deficientes físicos na Itália.
Como funcionam os serviços de acessibilidade na Itália
Para dar início à questão da acessibilidade na Itália, o primeiro ponto a se abordar é o de que estes serviços, tanto por lá quanto em grande parte da Europa, é levado muito a sério. Muitos pontos turísticos, monumentos, atrações, restaurantes ou qualquer outro tipo de estabelecimento do país já apresentam os recursos necessários para recepcionar este público, e garantem total segurança para que eles possam se sentir o mais confortável possível em todas as cidades. Aqueles locais que ainda não aderiram as normas de acessibilidade ou apresentam falhas neste setor estão com os prazos contados para se adequarem. Portanto, não se preocupe e divirta-se.
Acessibilidade em transportes para deficientes físicos na Itália
Para as pessoas que forem até a Itália com portadores de necessidades especiais e/ou deficientes físicos, a primeira coisa a se saber é que os transportes públicos e não públicos por lá apresentam, em sua maioria, os serviços básicos de acessibilidade. Ônibus e metrôs, por exemplo, contam com espécies de elevadores para transportar a cadeira até o andar de cima. No caso dos táxis, há sempre veículos com bagageiros maiores para situações como essas, além de taxistas muito atenciosos para realizarem o deslocamento do passageiro. Uma dica muito importante à aqueles que forem alugar um carro na Itália é que não deixem de informar a empresa do veículo sobre a questão da acessibilidade, pois além deles providenciarem um automóvel com tais características, procuram por algum que seja mais adequado a cada um eles.
Acessibilidade em atrações para deficientes físicos na Itália
Com relação aos estabelecimentos, é sempre muito importante verificar com antecedência se eles apresentam espaços para a cadeira de rodas, banheiros para deficientes, entre outros. Em Roma, por exemplo, são muitos os restaurantes, lanchonetes, cafés e outros locais que já apresentam estes serviços. No entanto, é sempre aconselhável que se procure em sites ou até mesmo na entrada no local, um pouco antes, para não sofrer qualquer tipo de transtorno ou problema depois. Isso faz parte do planejamento da sua viagem, então não deixe para a última hora e garanta que tudo saia conforme o previsto.
No caso dos passeios e atrações, uma boa parte deles são 100% acessíveis. Museus, galerias, praças e até monumentos costumam contar com condições favoráveis como: rampas, elevadores, cadeiras especiais, prioridade nas filas, banheiros exclusivos e muito mais. Um exemplo de atração que aderiu aos serviços de acessibilidade e, atualmente, é totalmente apto a receber todo o tipo de público são os vaporettos. Para quem não os conhece, eles são espécies de barcos que realizam o transporte em várias cidades italianas, bem como passeios e tours turísticos para entreter ainda mais seus visitantes. Aproveite também para ler a matéria sobre pontos turísticos da Itália e saiba tudo sobre os lugares imperdíveis para a sua lista por lá.
Acessibilidade em restaurantes para deficientes físicos na Itália
Para dar continuidade as dicas de deficientes físicos na Itália, nada melhor do que abordarmos também sobre os serviços prestados pelos restaurantes para este público por lá. Assim como em muitos outros países, na Itália os estabelecimentos, em sua maioria, possuem cadeiras/mesas restritas para a recepção dos portadores de alguma deficiência. Outro ponto bacana também é que muitos lugares contam com estacionamentos com manobristas, que já pegam o seu carro na porta do restaurante e depois te buscam ao final da refeição. A vantagem disso é o fato de não ter que se preocupar com nada e contar com um conforto e acessibilidade que faz com que qualquer passeio se torne ainda mais tranquilo e especial.
Acessibilidade em hotéis para deficientes físicos na Itália
Para aqueles que estiverem se perguntando sobre os hotéis e a questão da acessibilidade de cada um deles para os deficientes físicos na Itália, a informação mais importante é a de que eles são extremamente preparados para este caso por lá. Boa parte dos hotéis contam com quartos espaçosos, banheiros com corrimão, elevadores, mesas reservadas nos restaurantes e muito mais. Para planejar bem a sua viagem e não contar com nenhum imprevisto, é sugerido que no ato da sua reserva você pergunte se o seu hotel contará com toda esta estrutura. No entanto, muitos deles na Itália já apresentam tais quesitos, então fique despreocupado e divirta-se!
Muito mais dicas da Itália no Youtube!
Está gostando da matéria? Não deixe de visitar também o nosso canal no Youtube. Tem vários vídeos incríveis da Itália, com muito mais dicas, para te ajudar a planejar toda a sua viagem. Se quiser, clique aqui para se inscrever no canal ou aqui para ver a playlist com todos os vídeos da Itália. Esse vídeo é o mais assistido do canal:
O Seguro Viagem é obrigatório para a Itália e Europa
Uma dica importantíssima que reforçamos para todos que estão planejando ir à qualquer país da Europa é que não se esqueça que fazer um Seguro Viagem Internacional é obrigatório para viajar para lá. Veja nossa matéria de Seguro Viagem para Europa com tudo o que você precisa saber sobre o assunto, quais são os melhores seguros e dicas para fazer um excelente seguro por um preço incrível economizando muito.
Use seu celular à vontade na Itália e na Europa
Poder usar seu celular na Itália, na Europa e em qualquer outro lugar do mundo é ótimo, pois ele acaba sendo muito útil. Você pode usar os aplicativos dos pontos turísticos e das cidades, os aplicativos de cupons de desconto, se for alugar um carro você economiza uns 100 euros por não precisar alugar um GPS pois poderá usar o do celular, pode pesquisar os endereços e horários dos lugares, ver a previsão do tempo para se planejar para os passeios e lógico ficar conectado com todo mundo através de aplicativos e postar suas fotos da viagem à Itália nas redes sociais. Se quiser, veja nossas dicas de como usar o celular à vontade na Europa. É super barato e você vai poder usar seu celular o dia inteiro em Roma, Florença, Veneza, Milão, Toscana e qualquer lugar da Itália. E usando a internet do seu celular você poderá pesquisar tudo sobre dicas para deficientes físicos na Itália para quando estiver lá.
Veja outras matérias legais da Itália:
O que fazer em Roma: Principais atrações, passeios e lugares da cidade.
Guia da Toscana: Tudo o que você precisa saber sobre a Toscana.
Como levar dinheiro para Itália: Melhores formas de levar e comprar seus euros.
Dicas para viajar de trem pela Itália: Dicas, melhores empresas e passagens baratas.