Confira o que fazer no verão em Milão, para aproveitar ao máximo a estação mais quente do ano na cidade. O verão por lá costuma ter temperaturas altas, com máximas que ultrapassam os 35°C entre julho e agosto. Ainda assim, traz um clima bastante agradável na maior parte do tempo. Veja boas opções de atividades a seguir:
E depois não deixe de ver a matéria de como economizar muito em sua viagem à Itália. É a matéria mais acessada do blog e vai te ajudar muito com todo o planejamento da viagem. São várias dicas imperdíveis que vão fazer você economizar MUITO (muito mesmo) e montar toda a sua viagem à Itália. Agora, veja tudo sobre o que fazer no verão em Milão.
Passear pela Piazza del Duomo em Milão
Algumas atrações de Milão são a céu aberto, mas vale muito a pena conhecê-las, como a Piazza del Duomo. Ela é considerada uma das principais praças da Itália, possui uma arquitetura belíssima e abriga a Catedral de Milão, um dos principais pontos turísticos da cidade. Lá, também estão vários restaurantes, bares e cafeterias imperdíveis.
Adentrar a Catedral de Milão
A Catedral de Milão, também chamada de Duomo de Milão, é considerada a terceira maior igreja do mundo e uma das igrejas mais deslumbrantes e históricas de toda a cidade. Isso faz com que a sua visita seja ainda mais imperdível. O tamanho dessa igreja é realmente impressionante, assim como os detalhes de sua arquitetura e em seu interior.
Conhecer a Galeria Vittorio Emanuele II em Milão
Outra dica de o que fazer no verão em Milão é passar pela Galeria Vittorio Emanuele II, que é formada pelo cruzamento de duas vias, unindo a Praça Duomo à Praça Scala. Ela possui uma cúpula de ferro como cobertura e é encantadora. Lá, você encontra pinturas do século XVI, esculturas da Roma antiga, além de restaurantes e lojas.
- Nessa galeria, há uma imagem de touro no chão bastante famosa. A tradição diz que você deve colocar o calcanhar direito na parte inferior da imagem do touro e dar três voltas sobre si mesmo, para voltar à cidade de Milão. Há quem utilize esse costume também para ter sorte.
Visitar a Igreja Santa Maria delle Grazie em Milão
A Igreja Santa Maria delle Grazie é um ponto turístico muito interessante em Milão. É lá onde está a famosa obra “A Última Ceia” de Leonardo da Vinci, considerada Patrimônio Mundial da UNESCO. Além disso, essa igreja possui uma estrutura linda, grandiosa e cheia de pinturas e detalhes por todos os lados. A nossa dica é adquirir seu ingresso com antecedência pela Internet, pois é um local bastante concorrido.
Caminhar pelo Parque Sempione em Milão
O Parque Sempione era o jardim do castelo anteriormente, usado apenas pela família real. Com o tempo, ele foi reformado e, hoje, é um dos lugares preferidos dos milaneses para caminhar e descansar. O local possui uma área verde atrativa e oferece Wi-Fi gratuito. É um ótimo passeio para fazer durante o clima agradável e alegre de verão.
Divertir-se no parque Giardini Pubblici di Porta Venezia em Milão
O Giardini Pubblici di Porta Venezia, na avenida Corso Venezia, foi o primeiro parque público de Milão. Na verdade, ele se chama Giardini Pubblici Indro Montanelli atualmente, mas os milaneses continuam chamando-o por seu primeiro nome. Esse parque conta com áreas bem legais, como um parque de diversões, um planetário e o Museu da História Natural.
Ir ao Estádio San Siro em Milão
Para quem gosta de futebol, uma boa programação para fazer durante o verão é visitar o Estádio San Siro, seja para assistir a uma partida ou apenas conhecer o local, inclusive seu museu. Como muitos sabem, Milão é a capital do futebol italiano e suas duas mais importantes equipes dividem esse estádio: Inter de Milão e Milan.
Dentro desse estádio, há também o Museu San Siro, dedicado à história dos dois times, que é muito interessante. E você ainda pode fazer uma visita guiada pelo estádio. Se der sorte e tiver algum jogo enquanto estiver lá, será uma experiência incrível e que realmente valerá a pena.
Fazer um tour de bicicleta em Milão
Fazer um tour de bicicleta é uma ótima forma de conhecer melhor os arredores de Milão, com a liberdade de ver cada ponto turístico de perto e parar quando quiser. As ruelas da cidade são totalmente históricas e, ao mesmo tempo, muito sofisticadas, fazendo com que Milão seja um verdadeiro paraíso comercial, turístico e cultural.
- Ao parar a sua bicicleta em Milão, a sugestão de ouro é aproveitar para tirar várias fotos nas fachadas dos monumentos e basílicas, que além de lindos são surpreendentes.
Assistir a um desfile de moda em Milão
Apesar de não acontecer exatamente durante o verão italiano, mas na primavera e outono, a Semana da Moda de Milão atrai milhares de turistas todos os anos. Esse evento famoso – e imperdível – é realizado semestralmente e traz coleções de moda primavera/verão e outono/inverno de cada ano, em desfiles com peças de estilistas mundialmente reconhecidos.
- Vale a pena adiantar alguns dias do início de sua viagem, para a primavera, ou atrasar alguns dias de seu retorno, para o outono, a fim de assistir ao vivo aos desfiles na capital da moda.
Explorar os bairros Navigli e Brera em Milão
Navigli é um dos bairros mais descolados e alternativos de Milão, ideal para fazer um passeio a pé e desfrutar da agitada vida noturna que ele oferece. Essa área é um ponto de encontro entre turistas e moradores, pois abriga diversos lugares interessantes, como restaurantes, lojas, galerias, cafés, bares, lanchonetes, entre outros.
Já Brera é outro bairro famoso em Milão e também proporciona uma vida noturna agradável e descontraída. A diferença é que ele é um pouco mais glamuroso e, por isso, costuma ser prestigiado por celebridades e artistas. Os estabelecimentos dessa região são um pouco mais caros que em outros lugares, mas compensa para quem deseja ter uma experiência diferente.
Muito mais dicas da Itália no Youtube!
Está gostando da matéria? Não deixe de visitar também o nosso canal no Youtube. Tem vários vídeos incríveis da Itália, com muito mais dicas, para te ajudar a planejar toda a sua viagem. Se quiser, clique aqui para se inscrever no canal ou aqui para ver a playlist com todos os vídeos da Itália. Esse vídeo é o mais assistido do canal:
O Seguro Viagem é obrigatório para a Itália e Europa
Uma dica importantíssima que reforçamos para todos que estão planejando ir à qualquer país da Europa é que não se esqueça que fazer um Seguro Viagem Internacional é obrigatório para viajar para lá. Veja nossa matéria de Seguro Viagem para Europa com tudo o que você precisa saber sobre o assunto, quais são os melhores seguros e dicas para fazer um excelente seguro por um preço incrível economizando muito.
Use seu celular à vontade em Milão e na Europa
Poder usar seu celular em Milão, na Itália, na Europa e em qualquer outro lugar do mundo é ótimo, pois ele acaba sendo muito útil. Você pode usar os aplicativos dos pontos turísticos e das cidades, os aplicativos de cupons de desconto, se for alugar um carro você economiza uns 100 euros por não precisar alugar um GPS pois poderá usar o do celular, pode pesquisar os endereços e horários dos lugares, ver a previsão do tempo para se planejar para os passeios e lógico ficar conectado com todo mundo através de aplicativos e postar suas fotos da viagem à Itália nas redes sociais.
Se quiser, veja nossas dicas de como usar o celular à vontade na Europa. É super barato e você vai poder usar seu celular o dia inteiro em Roma, Florença, Veneza, Milão, Toscana e qualquer lugar da Itália. E usando a internet do seu celular você poderá pesquisar tudo sobre o que fazer no verão em Milão quando estiver lá.
Dicas para aproveitar melhor sua viagem a Milão
Agora que você já viu tudo sobre o que fazer no verão em Milão, uma dica legal e que faz a diferença na viagem a Milão é escolher bem a localização do seu hotel e se hospedar perto das atrações turísticas. A cidade é grande e ficando bem localizado você vai aproveitar muito mais e gastar muito menos tempo e dinheiro se deslocando até os lugares.
Se quiser, veja nossa matéria de onde ficar em Milão, que lá tem as dicas das melhores regiões para se hospedar e também de como conseguir um ótimo hotel por um preço excelente (e achar hotéis excelentes em promoção nessas regiões que são super disputadas). Vale a pena caprichar na reserva do hotel em Milão.
E outra dica importante é que alguns pontos turísticos, cidades legais e vinícolas são um pouco afastados, e uma ótima opção para aproveitar melhor sua viagem pela Itália é alugar um carro. Muitos brasileiros estão optando por alugar um carro na Itália para poder conhecer melhor todas as cidades, principalmente as da Toscana.
As estradas são lindas, você conhece várias cidades do interior e vilarejos, e pode fazer roteiros incríveis de carro como Roma, Milão, Florença, Pisa, Veneza, conhecer as belas praias da Costa Amalfitana, Siena, Lucca e explorar bem a Toscana. A Itália é um país em que alugar um carro é essencial. Se quiser, veja nossa matéria de como alugar um carro na Itália com dicas de como alugar um excelente carro por um preço incrível com super comparadores de preços, os roteiros mais famosos e tudo o que você precisa saber sobre o assunto.
Dicas dos ingressos das atrações de Milão e da Itália
Outra dica importante para economizar dinheiro e tempo é com os passeios. Para conhecer a maioria dos pontos turísticos e museus de Milão é preciso comprar os ingressos de cada lugar. A dica é comprar todos os ingressos antes pela Internet, que além de serem sempre mais baratos, você economiza um bom tempo que perderia nas filas das bilheterias e já viaja com os ingressos em mãos e as atrações garantidas.
Se quiser, veja aqui na matéria de ingressos para Milão e Itália todas as dicas, os mais vendidos e onde comprar todos os ingressos pelo melhor preço. Para as principais atrações de Milão como o Museu La Scala e Teatro, Catedral Duomo de Milão, o ônibus turístico Hop On Hop Off, a Galeria de Imagens Brera e o Codex Atlanticus, você precisará comprar os ingressos para poder entrar.
Veja outras matérias imperdíveis de Milão e da Itália:
O que fazer em Milão: Principais atrações, passeios e lugares da cidade.
Pontos turísticos de Milão: Os principais lugares turísticos da cidade.
Dicas para viajar de trem pela Itália: Dicas, melhores empresas e passagens baratas.