Vista do Fórum Romano em Roma
Roma

O que fazer de graça em Roma

Saiba o que fazer de graça em Roma, para aproveitar muito a capital da Itália e se divertir sem gastar nada. Para quem deseja uma viagem econômica, a nossa dica é optar pelos passeios gratuitos, a fim de compensar os outros gastos inevitáveis, como passagens aéreas e hospedagem. Confira algumas indicações a seguir:

Vista da Piazza Navona em Roma

E, se você estiver planejando viajar para lá, não deixe de conferir também as dicas imperdíveis de como economizar muito na Itália. São dicas muito boas, que valem a pena, e vão fazer você economizar muito em todo o planejamento da viagem e quando estiver lá. Sua viagem à Itália vai sair mais barata do que imagina e você poderá aproveitar ainda mais. Agora, veja tudo sobre o que fazer de graça em Roma.

1. Visitar a Fontana di Trevi em Roma

A Fontana di Trevi é um ponto turístico bastante famoso na capital italiana. Imortalizada no cinema, essa fonte virou uma tradição pelos turistas que se aglomeram para fazer o tradicional ritual de jogar uma moeda na água que, conforme a lenda, faz com que o visitante retorne à cidade. A dica é ir cedo ou bem tarde, pela noite, quando há menos pessoas.

Fontana di Trevi em Roma

2. Conhecer o Panteão de Roma

Outra dica de o que fazer de graça em Roma é ir ao belíssimo Panteão, chamado Pantheon. Ele foi construído como um templo dedicado a todos os deuses romanos e atualmente, por lá, se encontram enterradas diversas personalidades ilustres. Nossa dica é visitá-lo durante o dia, por causa da luz do sol, e aproveitar a noite para jantar em um dos seus restaurantes que são ótimos.

Pantheon em Roma

3. Ir à Piazza Navona em Roma

Próximo ao Panteão de Roma, está a extensa Piazza Navona. É uma das praças mais famosas e visitadas da cidade. Por lá, há também a Fontana dei Quattro Fiumi (Fonte dos Quatro Rios), que foi esculpida por Gian Lorenzo Bernini entre 1648 e 1651, e representa os quatro rios mais importantes do mundo naquela época. Não deixe de conhecer também os ótimos restaurantes ao redor.

Banner-Gabr

Piazza Navona em Roma

4. Visitar a Piazza di Spagna em Roma

Outra praça incrível, que não pode ficar de fora do seu roteiro de o que fazer de graça em Roma, é a Piazza di Spagna (Praça de Espanha). Construída entre os anos de 1723 a 1726, a Escalinata di Trinità dei Monti (Escadaria de Trinità dei Monti) é o ponto mais conhecido dessa praça. A Piazza di Spagna é imperdível e de lá, é possível tirar muitas fotos incríveis, como da fonte em seu centro no formato de um barco.

Piazza di Spagna em Roma

5. Apreciar a Basílica de São Pedro em Roma

No Vaticano, também há lugares sensacionais e gratuitos que vale a pena visitar. Entre eles, está a Basílica de São Pedro (Basilica San Pietro), cujo interior abriga algumas obras de arte dos séculos XI, XVII, XII e muito ouro. Não é permitida a entrada na igreja com ombros e joelhos de fora (homens e mulheres) e decotes. E para entrar, é preciso passar por um detector de metais.

Basílica de São Pedro no Vaticano em Roma

6. Passear pela Villa Borghese em Roma

A Villa Borghese é um parque gratuito incrível, que reúne natureza, tranquilidade e várias atrações. Por lá, você encontra muita área verde, jardins, fontes e lagos, sendo o lugar ideal para relaxar e variar dos passeios históricos em Roma. Considerado o segundo maior parque urbano da cidade, abriga também o Bioparco, um pequeno zoológico, e o Museo Carlo Bilotti, um museu de arte moderna.

Villa Borghese em Roma

7. Observar o Circo Máximo em Roma

Entre o que fazer de graça em Roma, está visitar o Circo Máximo. Esse lugar, onde aconteciam as corridas de bigas, foi a maior arena de entretenimento do Império Romano e atualmente, é um parque aberto ao público. No Circo Máximo, localizado entre os montes Aventino e Palatino, acontecem diversos shows durante o verão italiano. Vale a pena passear por lá e também ver o que restou de sua construção original.

Circus Maximus (Circo Máximo) em Roma

8. Ir ao Fórum Romano em Roma

Ao lado do Monte Palatino, uma das sete colinas de Roma, também encontra-se o Fórum Romano, conhecido como o “berço do Direito”. É um lugar fantástico, repleto de construções famosas, como o Arco de Tito, a Basílica Giulia e o Templo de Saturno. Elas formam uma área enorme aberta com construções que sobraram da história de Roma e foram preservadas.

Fórum Romano em Roma

9. Visitar o Museu Napoleônico em Roma

Uma das nossas dicas de o que fazer de graça em Roma é conhecer o Museu Napoleônico. Ele é gratuito e conta com pinturas, documentos, bustos e muitos outros objetos dedicados a Napoleão Bonaparte. O espaço está dividido em três áreas: a ascensão de Napoleão I, a queda e a ascensão de Napoleão III e a era do Segundo Império. É um passeio muito interessante e repleto de tesouros.

Interior do Museu Napoleônico em Roma

10. Museu da República Romana em Roma

Outro museu gratuito imperdível é o Museu da República Romana. Ele está cheio de documentos, obras de arte e materiais multimídia dedicados à história da República Romana. Além disso, em seu passeio pelo local, você também verá muitos itens em memória de Giuseppe Garibaldi, um revolucionário nacionalista cuja liderança possibilitou a unificação da Itália.

Museu da República Romana em Roma

Muito mais dicas da Itália no Youtube!

Está gostando da matéria? Não deixe de visitar também o nosso canal no Youtube. Tem vários vídeos incríveis da Itália, com muito mais dicas, para te ajudar a planejar toda a sua viagem. Se quiser, clique aqui para se inscrever no canal ou aqui para ver a playlist com todos os vídeos da Itália. Esse vídeo é o mais assistido do canal:

Como economizar muito na viagem à Itália

O Seguro Viagem é obrigatório para a Itália e Europa

Uma dica importantíssima que reforçamos para todos que estão planejando ir à qualquer país da Europa é que não se esqueça que fazer um Seguro Viagem Internacional é obrigatório para viajar para lá. Veja nossa matéria de Seguro Viagem para Europa com tudo o que você precisa saber sobre o assunto, quais são os melhores seguros e dicas para fazer um excelente seguro por um preço incrível economizando muito.

Mulher olhando janela de avião

Dicas para aproveitar melhor sua viagem à Roma

Agora que você já viu tudo sobre o que fazer de graça em Roma, uma dica legal e que faz a diferença na viagem à Roma é escolher bem a localização do seu hotel e se hospedar perto das atrações turísticas. A cidade é grande até e ficando bem localizado você vai aproveitar muito mais e gastar muito menos tempo edinheiro se deslocando até os lugares. Se quiser, veja nossa matéria de onde ficar em Roma, que lá tem as dicas das melhores regiões para se hospedar e também de como conseguir um ótimo hotel por um preço excelente (e achar hotéis excelentes em promoção nessas regiões que são super disputadas). Vale a pena caprichar na reserva do hotel em Roma.

Bairro Trastevere em Roma

E outra dica importante é que alguns pontos turísticos, cidades legais e vinícolas são um pouco afastados, e uma ótima opção para aproveitar melhor sua viagem pela Itália é alugar um carro. Muitos brasileiros estão optando por alugar um carro na Itália para poder conhecer melhor todas as cidades, principalmente as da Toscana. As estradas são lindas, você conhece várias cidades do interior e vilarejos, e pode fazer roteiros incríveis de carro como Roma, Milão, Florença, Pisa, Veneza, conhecer as belas praias da Costa Amalfitana, Siena, Lucca e explorar bem a Toscana. A Itália é um país em que alugar um carro é essencial. Se quiser, veja nossa matéria de como alugar um carro na Itália com dicas de como alugar um excelente carro por um preço incrível com super comparadores de preços, os roteiros mais famosos e tudo o que você precisa saber sobre o assunto.

Carro na estrada

Use seu celular à vontade em Roma e na Europa

Poder usar seu celular em Roma, na Itália, na Europa e em qualquer outro lugar do mundo é ótimo, pois ele acaba sendo muito útil. Você pode usar os aplicativos dos pontos turísticos e das cidades, os aplicativos de cupons de desconto, se for alugar um carro você economiza uns 100 euros por não precisar alugar um GPS pois poderá usar o do celular, pode pesquisar os endereços e horários dos lugares, ver a previsão do tempo para se planejar para os passeios e lógico ficar conectado com todo mundo através de aplicativos e postar suas fotos da viagem à Itália nas redes sociais. Se quiser, veja nossas dicas de como usar o celular à vontade na Europa. É super barato e você vai poder usar seu celular o dia inteiro em Roma, Florença, Veneza, Milão, Toscana e qualquer lugar da Itália. E usando a internet do seu celular você poderá pesquisar tudo sobre o que fazer de graça em Roma quando estiver lá.

Celular para Itália e Europa

Dicas dos ingressos das atrações de Roma e da Itália

Outra dica importante para economizar dinheiro e tempo é com os passeios. Para conhecer a maioria dos pontos turísticos e museus de Roma é preciso comprar os ingressos de cada lugar. A dica é comprar todos os ingressos antes pela Internet, que além de serem sempre mais baratos, você economiza um bom tempo que perderia nas filas das bilheterias e já viaja com os ingressos em mãos e as atrações garantidas. Se quiser, veja aqui na matéria de ingressos para Roma e Itália todas as dicas, os mais vendidos e onde comprar todos os ingressos pelo melhor preço. Para todas as principais atrações como o Coliseu, Fórum Romano, Vaticano e os principais museus de Roma, você precisará comprar os ingressos para poder entrar.

Coliseu em Roma

Veja outras matérias de Roma e da Itália:

O que fazer em Roma: Principais atrações, passeios e lugares da cidade.
Guia da Toscana: Tudo o que você precisa saber sobre a Toscana.
Pontos turísticos de Roma: Os principais lugares turísticos da cidade.
Dicas para viajar de trem pela Itália: Dicas, melhores empresas e passagens baratas.

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *