Saiba nossas dicas de roteiro de 5 dias em Cinque Terre, para aproveitar ao máximo a região durante esse tempo de viagem. Se você tem cinco dias para conhecer essas cinco terras belíssimas da Itália, é importante saber o que priorizar durante o seu passeio.
E depois não deixe de ver a matéria de como economizar muito em sua viagem à Itália. É a matéria mais acessada do blog e vai te ajudar muito com todo o planejamento da viagem. São várias dicas imperdíveis que vão fazer você economizar MUITO (muito mesmo) e montar toda a sua viagem à Itália. Agora, veja tudo sobre o roteiro de 5 dias em Cinque Terre.
Primeiro dia do roteiro de 5 dias em Cinque Terre
Manhã
Para aproveitar o seu primeiro dia em Cinque Terre, a nossa dica é começar pela cidade de Monterosso al Mare. Essa região é imperdível e possui a maior praia das cinco terras. Portanto, se o seu foco for tomar sol e um bom banho de mar, separe todo o período da manhã para aproveitar a Praia de Fegina.
Tarde
Você pode almoçar em um dos ótimos restaurantes em Monterosso al Mare, como L’Osteria ou Causapersa. Outro lugar imperdível é a Enoteca da Eliseo, ideal para degustar um bom vinho, além de pequenos aperitivos.
Dedique o período da tarde para visitar os pontos turísticos de Monterosso, situados principalmente no centro histórico. Passeie pelas ruas estreitas e planas com casas coloridas, e visite a charmosa praça com chafariz. Alguns lugares interessantes são a Torre Aurora, da Idade Média, o Convento dos Frades Capuchinhos e a Igreja de San Francisco.
Noite
À noite, há alguns bares que costumam ficar abertos até tarde e são ótimos para quem gosta de um agito – ainda que não tanto – durante a noite. Entre eles, o bar Colpi di Timone Monterosso, para um público mais jovem, e o Bar Giò 5 Terre, com um estilo informal. Também indicamos a Cantina di Miki para quem deseja fazer uma refeição completa no jantar.
Segundo dia do roteiro de 5 dias em Cinque Terre
Manhã
Reserve a sua manhã para explorar Vernazza, uma cidade sensacional que possui uma enseada ótima para caminhar. Conheça os pontos turísticos em Vernazza, como a Igreja de Santa Margherita d’Antióchia, de 1318, e a Via Roma. Outra atração que vale a pena conhecer é o Castelo Doria, uma antiga fortificação de defesa que se tornou um centro de exposições.
Tarde
Almoce em algum dos melhores restaurantes em Vernazza, como o Ristorante Belforte. Em seguida, visite Corniglia. Ela pode ser dispensável em seu roteiro, já que possui menos atrações. Ainda assim, tem o seu charme e vinhedos encantadores. Visite, também, a Igreja de São Pedro, do século XIV, e o Oratorio da Disciplinati di Santa Caterina, situado na praça Largo Taragio.
Corniglia está no alto de uma colina, sendo necessário subir uma escadaria a pé ou pegar um ônibus após chegar de trem à região. Em compensação, ela oferece uma vista panorâmica exclusiva dessa área em Cinque Terre, onde é possível assistir a um pôr do sol inesquecível.
Noite
Ainda na cidade de Corniglia, vale a pena fazer um passeio pela Via Fieschi, uma das principais ruas da região. Nela, estão alguns estabelecimentos interessantes, como lojas, gelaterias, lanchonetes e restaurantes. Se você deseja ter um bom jantar, a nossa dica é a Cantina de Mananan, uma pequena osteria com variedades de massas e frutos do mar.
Outra opção, ideal para quem deseja uma vida noturna mais agitada, é retornar à Vernazza. Por lá, você pode fazer um agradável passeio pelo porto, onde ficam vários barcos coloridos ancorados. Já para jantar, uma boa dica é ir ao restaurante de frutos do mar Il Gambero Rosso Vernazza, situado próximo à praia.
Terceiro dia do roteiro de 5 dias em Cinque Terre
Manhã
Inicie o seu terceiro dia na cidade de Manarola, acessível de trem ou pela trilha Sentiero Azzurro. Por lá, está a Marina di Manarola, um lugar que apesar de pequeno, é ótimo para relaxar, apreciar um cenário fantástico, tirar muitas fotos e, na época de calor, tomar sol nas rochas. Muitos, inclusive, se arriscam em pular no mar de cor azul-turquesa.
Tarde
À tarde, almoce no Trattoria dal Billy, um restaurante que serve comida típica mediterrânea em um ambiente bastante agradável. Em seguida, visite os principais pontos turísticos em Manarola, como a Igreja de San Lorenzo, de 1338. Ela está situada em uma ladeira, em uma área cativante, e mistura os estilos gótico e barroco em sua arquitetura.
- Vale a pena tirar muitas fotos da paisagem ao redor da Igreja de San Lorenzo, inclusive das construções coloridas, que fazem de Manarola uma das mais bonitas das cinco “terres”.
Noite
Ao final da tarde, vá ao Ristorante Nessun Dorma, um dos melhores restaurantes em Manarola. Por estar no alto de uma colina, ele oferece uma das vistas panorâmicas mais belas da região, sendo um ótimo lugar para assistir ao pôr do sol. O local também conta com um ambiente agradável, um bar completo e grande variedade de pratos deliciosos.
Quarto dia do roteiro de 5 dias em Cinque Terre
Manhã
Passe a manhã de seu quarto dia de viagem na cidade de Riomaggiore. Se você partir de La Spezia, ela é a primeira cidade no sentido da linha do trem, uma das melhores formas de se locomover em Cinque Terre. Por lá, há várias ruas estreitas com edifícios coloridos, restaurantes, quitandas com frutas e lojas de lembrancinhas para você conhecer.
- Confira, também, mais informações sobre como ir para Cinque Terre para não ter problemas em seu trajeto de ida.
Tarde
Para o almoço, recomendamos ir a algum dos diversos restaurantes localizados na Via Colombo, a principal rua em Riomaggiore. Entre os melhores, estão o IL Pescato Cucinato especializado em peixes e batatas fritas, e La Cantina del Macellaio, de massas.
Logo após, caminhe por Riomaggiore e seus espaços encantadores, para explorar bem essa cidade repleta de atrações. Visite pontos turísticos como o Castelo de Riomaggiore, do século XIII, e a Igreja de São João Batista (Igreja de San Giovanni Battista), a igreja matriz da cidade.
Noite
Para a sua noite, a cidade de Riomaggiore oferece bares e restaurantes muito interessantes. O Vertical Lounge Bar, na Via Colombo, conta com drinques saborosos, aperitivos variados e, o melhor, muita animação até o final da noite. Já para quem prefere um bom restaurante, o Il Pescato Cucinato, com frutos do mar, e o Dau Cila, que inclui massas, são uma boa pedida.
Quinto dia do roteiro de 5 dias em Cinque Terre
Manhã
Após conhecer toda a região de Cinque Terre, visite outras cidades próximas, como Portovenere. Ela fica a cerca de 25 km ao sul de Riomaggiore e é considerada a sexta das “cinco terras”. Porém, apesar de ser igualmente cativante, traz um ambiente mais romântico. O centro histórico, onde está a maioria das atrações, é pequeno e pode ser explorado em poucas horas.
- A cidade de Portovenere é acessível de carro, ônibus ou passeio de barco. Mas, normalmente, as viagens de barco ficam disponíveis apenas entre os meses de março e outubro.
Por lá, você encontra a imponente Torre Capitolare, que dá acesso à Via Giovanni Capellini, a principal rua da cidade. Ela conta com vários restaurantes, bares e lojas interessantes. Outro ponto turístico imperdível é a Igreja de São Pedro, construída em estilo gótico no século XIII. Conheça, também, a Gruta de Byron (ou Caverna de Byron), onde é possível mergulhar.
Tarde
Utilize um período da tarde para seguir conhecendo melhor a região de Portovenere e, então, vá até a cidade de La Spezia. Ela está perto do Parco Nazionale delle Cinque Terre e é um dos melhores lugares onde ficar em Cinque Terre. Por lá, visite pontos turísticos como o Castello San Giorgio, os museus e o porto da cidade.
- Diferentemente de Portovenere, La Spezia pode ser acessada de trem a partir de Cinque Terre. Essa viagem é curta, rápida e está disponível todos os dias das 4h à meia-noite.
Noite
Para encerrar sua noite, a cidade de La Spezia dispõe de restaurantes, bares e casas noturnas interessantes. Outra opção para quem prefere o máximo de agito, ainda que não se compare às grandes cidades italianas, é ir a Sestri Levante, uma comuna na província de Génova. Porém, ela está situada do lado oposto, mais próximo de Monterosso al Mare.
- Pela grande distância de Riomaggiore a Sestri Levante, pouco menos de 1 hora de trem, a nossa dica é passar a tarde nos arredores, em Monterosso ou outras cidades da Riviera Italiana.
A cidade de Sestri Levante fica a uma distância de aproximadamente 20 minutos de trem de Monterosso al Mare e possui muitos bares, restaurantes e casas noturnas, principalmente em sua orla e no centro. A noite nessa região é animada e os lugares costumam ter preços mais baixos do que em Cinque Terre.
- Veja mais dicas em nossas matérias O que fazer em Cinque Terre e O que fazer à noite em Cinque Terre.
Muito mais dicas da Itália no Youtube!
Está gostando da matéria? Não deixe de visitar também o nosso canal no Youtube. Tem vários vídeos incríveis da Itália, com muito mais dicas, para te ajudar a planejar toda a sua viagem. Se quiser, clique aqui para se inscrever no canal ou aqui para ver a playlist com todos os vídeos da Itália. Esse vídeo é o mais assistido do canal:
O Seguro Viagem é obrigatório para a Itália e Europa
Uma dica importantíssima que reforçamos para todos que estão planejando ir à qualquer país da Europa é que não se esqueça que fazer um Seguro Viagem Internacional é obrigatório para viajar para lá. Veja nossa matéria de Seguro Viagem para Europa com tudo o que você precisa saber sobre o assunto, quais são os melhores seguros e dicas para fazer um excelente seguro por um preço incrível economizando muito.
Dicas para aproveitar melhor sua viagem à Itália
Agora que você já viu tudo sobre o roteiro de 5 dias em Cinque Terre, uma dica importante é que alguns pontos turísticos, cidades legais e vinícolas são um pouco afastados, e uma ótima opção para aproveitar melhor sua viagem pela Itália é alugar um carro. Muitos brasileiros estão optando por alugar um carro na Itália para poder conhecer melhor todas as cidades, principalmente as da Toscana.
As estradas são lindas, você conhece várias cidades do interior e vilarejos, e pode fazer roteiros incríveis de carro como Roma, Milão, Florença, Pisa, Veneza, conhecer as belas praias da Costa Amalfitana, Siena, Lucca e explorar bem a Toscana. A Itália é um país em que alugar um carro é essencial. Se quiser, veja nossa matéria de como alugar um carro na Itália com dicas de como alugar um excelente carro por um preço incrível com super comparadores de preços, os roteiros mais famosos e tudo o que você precisa saber sobre o assunto.
Use seu celular à vontade na Itália e na Europa
Poder usar seu celular na Itália, na Europa e em qualquer outro lugar do mundo é ótimo, pois ele acaba sendo muito útil. Você pode usar os aplicativos dos pontos turísticos e das cidades, os aplicativos de cupons de desconto, se for alugar um carro você economiza uns 100 euros por não precisar alugar um GPS pois poderá usar o do celular, pode pesquisar os endereços e horários dos lugares, ver a previsão do tempo para se planejar para os passeios e lógico ficar conectado com todo mundo através de aplicativos e postar suas fotos da viagem à Itália nas redes sociais.
Se quiser, veja nossas dicas de como usar o celular à vontade na Europa. É super barato e você vai poder usar seu celular o dia inteiro em Roma, Florença, Veneza, Milão, Toscana e qualquer lugar da Itália. E usando a internet do seu celular você poderá pesquisar tudo sobre o roteiro de 5 dias em Cinque Terre para quando estiver lá.
Veja outras matérias legais da Itália:
O que fazer em Roma: Principais atrações, passeios e lugares da cidade.
Guia da Toscana: Tudo o que você precisa saber sobre a Toscana.
Como levar dinheiro para Itália: Melhores formas de levar e comprar seus euros.
Dicas para viajar de trem pela Itália: Dicas, melhores empresas e passagens baratas.