Barcos em Vernazza em Cinque Terre
Cinque Terre

O que fazer em Cinque Terre

Saiba o que fazer em Cinque Terre, para conseguir aproveitar ao máximo todas as cinco terras e suas atrações. Cada cidade reserva pontos turísticos, restaurantes e muitos lugares legais para visitar. Portanto, veja as nossas dicas para saber o que priorizar em seu roteiro em Cinque Terre.

Entardecer em Cinque Terre

E depois não deixe de ver a matéria de como economizar muito em sua viagem à Itália. É a matéria mais acessada do blog e vai te ajudar muito com todo o planejamento da viagem. São várias dicas imperdíveis que vão fazer você economizar MUITO (muito mesmo) e montar toda a sua viagem à Itália. Agora, veja tudo sobre o que fazer em Cinque Terre.

Passear pelas trilhas de Cinque Terre

Na região de Cinque Terre, há várias trilhas ótimas para caminhar e, ainda, se deslocar de uma cidade à outra. Elas passam por penhascos, olivais e pequenos vinhedos, que formam uma paisagem bastante charmosa. Além disso, por estarem em regiões mais elevadas, dessas trilhas é possível ver o mar e as construções coloridas ao redor, típicas das regiões de Cinque Terre.

Pessoa fazendo trilha em Cinque Terre

A rota mais conhecida se chama Sentiero Azzurro, que conecta todos os cinco vilarejos. Porém, prepare-se, pois apesar da caminhada valer a pena, é cansativa e pode durar até oito horas de uma ponta à outra. Durante o trajeto, estão a Via dell’Amore (“Caminho do amor” em português), plantas silvestres, árvores frutíferas e, claro, uma vista de tirar o fôlego.

  • Dica: para passear pelas trilhas de Cinque Terre, use roupas confortáveis e leve uma garrafa d’água para se hidratar. O melhor período para caminhar por lá é durante o dia.

Via dell'Amore em Cinque Terre

Ir à praia de Monterosso al Mare em Cinque Terre

Monterosso al Mare é a maior cidade de Cinque Terre, e a única que possui uma praia com areia. Ela é chamada de Fegina Beach e por lá, ficam guarda-sóis listrados ótimos para descansar na sombra enquanto aproveita o calor italiano. Na orla da praia, estão bares, restaurantes, quiosques e um parquinho infantil. E ao redor, há bastante vegetação e áreas belíssimas.

Praia em Monterosso al Mare

Mergulhar no mar em Cinque Terre

Além de Monterosso, as outras três cidades de Cinque Terre – com exceção de Corniglia – são banhadas pelo mar cintilante da Ligúria. A diferença é que elas não possuem praias de areia, mas rochas e penhascos, o que torna bastante comum que locais e turistas saltem dessas falésias para o mar a fim de se refrescarem. Então, durante a sua visita, não deixe de se aventurar também.

  • Dica: antes de mergulhar, em qualquer uma das cidades, confirme com algum morador local qual é o melhor ponto para isso.

Pessoas mergulhando no mar em Manarola

Experimentar a culinária da Ligúria em Cinque Terre

Nada melhor do que saborear a típica culinária italiana na própria Itália. E cada região de Cinque Terre possui suas especialidades. Durante a sua viagem, aproveite para conhecer os restaurantes de todas as cidades, já que cada um deles traz ingredientes diferentes e um menu especial. A culinária típica da região da Ligúria é focada em frutos do mar, mas sem deixar as massas de lado.

Ristorante Belforte em Vernazza

Experimente pansoti, um ravioli recheado; farinata, uma espécie de panqueca de massa sem fermento; anchovas de limão e alho, famosas em Monterosso; cones de papel de lula frita, comumente encontrados nas praias de Riomaggiore; e as clássicas pizzas. Se preferir, peça indicação ao garçom do carro-chefe da casa, para provar pratos diferentes.

Comida em Cinque Terre

Experimentar vinhos em Cinque Terre

Na região de Cinque Terre, há algumas plantações que colorem ainda mais as paisagens, como oliveiras, figueiras, limoeiros e videiras. Um passeio imperdível para fazer durante a sua viagem é pelos vinhedos presentes nas cinco cidades. Os vinicultores produzem safras desde os romanos, preservando métodos e sabores tradicionais até os dias de hoje.

Vinhedos em Cinque Terre

Durante o passeio, você aprende mais sobre cada tipo de uva, como Vermentino, Bosco e Albarola, a história do local e como acontece a vinificação. Ao final, acontece uma degustação de vinhos deliciosos, combinados com aperitivos ideais para cada um.

Taça de vinho em Cinque Terre

Fazer um pesto em Manarola em Cinque Terre

Na cidade de Manarola, está um restaurante bastante famoso chamado Nessun Dorma. Ele apresenta pratos excelentes e muito saborosos. Além disso, oferece uma atividade muito interessante aos seus visitantes: aulas de preparação de pesto, um molho italiano originário de Gênova. Elas acontecem no terraço do local e são uma experiência única.

  • As aulas de preparação de pesto incluem um almoço com especialidades da culinária da Ligúria e degustação de vinhos locais.

Preparação de pesto em Manarola

Visitar a Igreja de Santa Margherita d’Antiochia em Vernazza em Cinque Terre

Um passeio imperdível para fazer na cidade de Vernazza é conhecer a Chiesa di Santa Margherita d’Antiochia, uma igreja cuja construção é datada do século XIV. Ela foi erguida a partir de um edifício pré-existente do século XI e possui um estilo Gótico Ligúrico. É repleta de detalhes, com uma torre impressionante de 40 metros, uma cúpula pontiaguda e três naves.

Igreja de Santa Margherita d'Antiochia em Vernazza

Conhecer o Castelo de Riomaggiore em Cinque Terre

O Castello di Riomaggiore está situado na cidade de mesmo nome e é a fortificação mais antiga de Riomaggiore, construído em 1260. Esse castelo fica no alto de uma colina e de lá, é possível ter uma vista encantadora de parte da região e do mar. Originalmente, ele era utilizado para defender a cidade, porém hoje funciona como um ótimo centro cultural.

Castelo de Riomaggiore em Cinque Terre

Fazer um passeio romântico em Manarola em Cinque Terre

Manarola é a mais romântica de todas as cidades em Cinque Terre, a começar pelo seu acesso a partir de Riomaggiore, que se chama Via dell’Amore (“Caminho do Amor” em português), conforme citamos anteriormente. Suas casas coloridas, seus penhascos e suas pequenas ruas formam uma paisagem fantástica, que vale muito a pena ser explorada.

Anoitecer em Manarola

Muitos turistas e moradores locais aproveitam para tomar sol nas rochas e mergulhar nas águas azul-marinho do mar. E por que não aproveitar para fazer boas fotos por lá com o seu amor? Uma outra dica de lugar romântico em Manarola é o restaurante Trattoria dal Billy, que oferece pratos deliciosos e uma vista estonteante da região, principalmente ao pôr do sol.

Trattoria dal Billy em Manarola

Voar de parapente em Cinque Terre

Para aqueles que não dispensam uma atividade radical durante o passeio, uma boa opção é fazer um voo de parapente em Cinque Terre. Essa experiência está disponível em Monterosso al Mare e dura cerca de 20 minutos. Durante o trajeto, você terá uma vista panorâmica das cidades de Cinque Terre até desembarcar na praia da região.

Muito mais dicas da Itália no Youtube!

Está gostando da matéria? Não deixe de visitar também o nosso canal no Youtube. Tem vários vídeos incríveis da Itália, com muito mais dicas, para te ajudar a planejar toda a sua viagem. Se quiser, clique aqui para se inscrever no canal ou aqui para ver a playlist com todos os vídeos da Itália. Esse vídeo é o mais assistido do canal:

Como economizar muito na viagem à Itália

O Seguro Viagem é obrigatório para a Itália e Europa

Uma dica importantíssima que reforçamos para todos que estão planejando ir à qualquer país da Europa é que não se esqueça que fazer um Seguro Viagem Internacional é obrigatório para viajar para lá. Veja nossa matéria de Seguro Viagem para Europa com tudo o que você precisa saber sobre o assunto, quais são os melhores seguros e dicas para fazer um excelente seguro por um preço incrível economizando muito.

Dicas para aproveitar melhor sua viagem à Itália

Agora que você já viu tudo sobre o que fazer em Cinque Terre, uma dica importante é que alguns pontos turísticos, cidades legais e vinícolas são um pouco afastados, e uma ótima opção para aproveitar melhor sua viagem pela Itália é alugar um carro. Muitos brasileiros estão optando por alugar um carro na Itália para poder conhecer melhor todas as cidades, principalmente as da Toscana.

As estradas são lindas, você conhece várias cidades do interior e vilarejos, e pode fazer roteiros incríveis de carro como Roma, Milão, Florença, Pisa, Veneza, conhecer as belas praias da Costa Amalfitana, Siena, Lucca e explorar bem a Toscana. A Itália é um país em que alugar um carro é essencial. Se quiser, veja nossa matéria de como alugar um carro na Itália com dicas de como alugar um excelente carro por um preço incrível com super comparadores de preços, os roteiros mais famosos e tudo o que você precisa saber sobre o assunto.

Aluguel de carro na Itália

Use seu celular à vontade na Itália e na Europa

Poder usar seu celular na Itália, na Europa e em qualquer outro lugar do mundo é ótimo, pois ele acaba sendo muito útil. Você pode usar os aplicativos dos pontos turísticos e das cidades, os aplicativos de cupons de desconto, se for alugar um carro você economiza uns 100 euros por não precisar alugar um GPS pois poderá usar o do celular, pode pesquisar os endereços e horários dos lugares, ver a previsão do tempo para se planejar para os passeios e lógico ficar conectado com todo mundo através de aplicativos e postar suas fotos da viagem à Itália nas redes sociais.

Se quiser, veja nossas dicas de como usar o celular à vontade na Europa. É super barato e você vai poder usar seu celular o dia inteiro em Roma, Florença, Veneza, Milão, Toscana e qualquer lugar da Itália. E usando a internet do seu celular você poderá pesquisar tudo sobre o que fazer em Cinque Terre para quando estiver lá.

Usar o celular na Itália

Veja outras matérias legais da Itália:

O que fazer em Roma: Principais atrações, passeios e lugares da cidade.
Guia da Toscana: Tudo o que você precisa saber sobre a Toscana.
Como levar dinheiro para Itália: Melhores formas de levar e comprar seus euros.
Dicas para viajar de trem pela Itália: Dicas, melhores empresas e passagens baratas.

Tags:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *