Muitos turistas que desejam se aventurar pelas regiões da Itália questionam se é possível fazer uma viagem de bate e volta para Cinque Terre. Já adiantamos que a resposta é sim. E nesta matéria, daremos todas as dicas para aproveitar o melhor das cinco cidades em apenas um dia.
E depois não deixe de ver a matéria de como economizar muito em sua viagem à Itália. É a matéria mais acessada do blog e vai te ajudar muito com todo o planejamento da viagem. São várias dicas imperdíveis que vão fazer você economizar MUITO (muito mesmo) e montar toda a sua viagem à Itália. Agora, veja tudo sobre a viagem de bate e volta para Cinque Terre.
Vale a pena fazer uma viagem de bate e volta para Cinque Terre?
Vale muito a pena! A região do Parco Nazionale delle Cinque Terre é encantadora, e cada uma de suas cinco cidades oferece atrações únicas e inesquecíveis. Se você estiver em Génova, Florença, Milão ou alguma região próxima, saiba que é muito fácil – e relativamente rápido – chegar a Cinque Terre, na Ligúria.
Como ir para Cinque Terre?
Para chegar até a região, há algumas alternativas disponíveis:
- Não há aeroporto em Cinque Terre, porém você pode ir de avião e desembarcar no Aeroporto di Genova – Cristoforo Colombo, em Gênova. E depois, alugar um carro ou contratar um transfer para ir, já que o aeroporto está a 99 km de Monterosso al Mare, o que dá em torno de 1h30 de trajeto.
- Outra alternativa para quem vai de avião é desembarcar no Aeroporto di Firenze Amerigo Vespucci, em Florença. Ele está a 155 km de Riomaggiore, o que dá em torno de 1h54 de trajeto.
- Para quem está dentro da Itália, ou em algum outro país da Europa, o acesso a Cinque Terre é possível de carro, barco ou trem, sendo este último pela linha ferroviária que inicia em La Spezia.
- Dica: durante o verão, é disponibilizado um serviço de ferry boat que parte de Gênova e Santa Margherita, uma província de Gênova também na região da Ligúria.
Não possível se locomover de carro entre os vilarejos de Cinque Terre. Portanto, caso você se desloque de uma cidade italiana até algum deles, a nossa dica é deixar o carro em algum dos estacionamentos nas entradas das cidades ou em uma região próxima. Você também pode deixar o carro em seu hotel, caso este seja fora de Cinque Terre, e ir até lá de trem ou barco.
- Veja mais dicas em nossa matéria Onde ficar em Cinque Terre.
Como se locomover por Cinque Terre?
Trem
A melhor maneira de se locomover e andar em Cinque Terre é de trem. Todas as cidades dessa região estão conectadas por uma só rota ferroviária, que inicia em La Spezia, uma cidade próxima a Cinque Terre, e termina em Monterosso al Mare.
- O trajeto entre La Spezia e Riomaggiore, a primeira cidade de Cinque Terre nesse sentido, dura aproximadamente 8 minutos, enquanto entre as “terres” dura 5 minutos.
Barco
Outro transporte público disponível é o barco. Essa é uma boa opção, inclusive, como passeio turístico, para apreciar a paisagem e navegar por essa região da Itália. A rota costuma partir de La Spezia e passar pelas quatro terras (pois Corniglia não possui acesso para o mar) e Portovenere.
- Normalmente, as viagens de barco ficam disponíveis apenas entre os meses de março e outubro, por ser um período com maior movimento.
A pé
Para conhecer todas as cinco cidades de Cinque Terre em um único dia, também é possível ir a pé. Elas são próximas umas das outras e oferecem paisagens belíssimas por toda a sua extensão. Todos os vilarejos dessa região possuem trilhas – pagas – que os conectam, tanto pela costa quanto pelo topo das colinas.
- Dica: esteja bem preparado com roupas e calçados confortáveis para percorrê-las.
O que fazer em um dia em Cinque Terre?
Riomaggiore
Em Riomaggiore, há diversas ruas estreitas com edifícios coloridos, restaurantes, quitandas com frutas, lojas de lembrancinhas e outros espaços encantadores. Vale a pena caminhar pela cidade e, também, visitar alguns pontos turísticos, como a Igreja de San Giovanni Battista, igreja matriz da cidade, e o Castelo de Riomaggiore, do século XIII.
Manarola
Essa cidade é uma das mais bonitas das cinco “terres”. Aproveite para passear por lá e tirar muitas fotos da paisagem ao redor e das construções coloridas no alto das rochas. Em Manarola, há várias oliveiras e videiras, nas quais é possível fazer uma visita. E ao final de uma ladeira, está a Igreja de San Lorenzo, de 1338, que mistura os estilos gótico e barroco em sua arquitetura.
Corniglia
Corniglia é a menor cidade de Cinque Terre e a única que não pode ser acessada pelo mar, pois está situada no alto de uma montanha. Ela possui o seu charme e oferece uma vista panorâmica exclusiva da região. Alguns pontos turísticos legais para visitar por lá são os vinhedos ao redor, a Igreja de San Pedro, do século XIV, e Oratorio dei Disciplinati di Santa Caterina.
- Caso você deseje aproveitar ao máximo as outras regiões de Cinque Terre, saiba que Corniglia pode ser dispensável em seu roteiro, já que tem menos atrações que as outras quatro cidades.
Vernazza
A cidade de Vernazza é muito bonita e cativante. Ela possui uma pequena enseada ótima para caminhar enquanto avista um extenso píer e os vários barcos coloridos que param por lá. Durante a sua visita, conheça a Igreja de Santa Margherita d’Antióchia, de 1318, e o Castelo Doria, uma antiga fortificação de defesa que hoje funciona como um centro de exposições.
Monterosso al Mare
Também chamada somente de Monterosso, essa é a maior cidade de Cinque Terre. Inclusive, possui a maior praia de Cinque Terre, com uma extensa faixa de areia, enquanto as outras regiões contam com espécies de praias de pedras. Monterosso al Mare é bastante plana, sendo ideal para caminhar, e possui atrações interessantes em seu centro histórico.
Nessa cidade, há ruas estreitas com casas antigas e coloridas, uma charmosa praça com chafariz, lojas de lembrancinhas e vários restaurantes. Por lá, estão a Torre Aurora, da Idade Média, e a Igreja de San Giovanni Battista, com uma fachada interessante. Também vale a pena visitar o Monastério dos Capuchinhos e a Igreja de San Francisco, ambos na parte mais alta da região.
Muito mais dicas da Itália no Youtube!
Está gostando da matéria? Não deixe de visitar também o nosso canal no Youtube. Tem vários vídeos incríveis da Itália, com muito mais dicas, para te ajudar a planejar toda a sua viagem. Se quiser, clique aqui para se inscrever no canal ou aqui para ver a playlist com todos os vídeos da Itália. Esse vídeo é o mais assistido do canal:
O Seguro Viagem é obrigatório para a Itália e Europa
Uma dica importantíssima que reforçamos para todos que estão planejando ir à qualquer país da Europa é que não se esqueça que fazer um Seguro Viagem Internacional é obrigatório para viajar para lá. Veja nossa matéria de Seguro Viagem para Europa com tudo o que você precisa saber sobre o assunto, quais são os melhores seguros e dicas para fazer um excelente seguro por um preço incrível economizando muito.
Dicas para aproveitar melhor sua viagem à Itália
Agora que você já viu tudo sobre a viagem de bate e volta para Cinque Terre, uma dica importante é que alguns pontos turísticos, cidades legais e vinícolas são um pouco afastados, e uma ótima opção para aproveitar melhor sua viagem pela Itália é alugar um carro. Muitos brasileiros estão optando por alugar um carro na Itália para poder conhecer melhor todas as cidades, principalmente as da Toscana.
As estradas são lindas, você conhece várias cidades do interior e vilarejos, e pode fazer roteiros incríveis de carro como Roma, Milão, Florença, Pisa, Veneza, conhecer as belas praias da Costa Amalfitana, Siena, Lucca e explorar bem a Toscana. A Itália é um país em que alugar um carro é essencial. Se quiser, veja nossa matéria de como alugar um carro na Itália com dicas de como alugar um excelente carro por um preço incrível com super comparadores de preços, os roteiros mais famosos e tudo o que você precisa saber sobre o assunto.
Use seu celular à vontade na Itália e na Europa
Poder usar seu celular na Itália, na Europa e em qualquer outro lugar do mundo é ótimo, pois ele acaba sendo muito útil. Você pode usar os aplicativos dos pontos turísticos e das cidades, os aplicativos de cupons de desconto, se for alugar um carro você economiza uns 100 euros por não precisar alugar um GPS pois poderá usar o do celular, pode pesquisar os endereços e horários dos lugares, ver a previsão do tempo para se planejar para os passeios e lógico ficar conectado com todo mundo através de aplicativos e postar suas fotos da viagem à Itália nas redes sociais.
Se quiser, veja nossas dicas de como usar o celular à vontade na Europa. É super barato e você vai poder usar seu celular o dia inteiro em Roma, Florença, Veneza, Milão, Toscana e qualquer lugar da Itália. E usando a internet do seu celular você poderá pesquisar tudo sobre a viagem de bate e volta para Cinque Terre para quando estiver lá.
Veja outras matérias legais da Itália:
O que fazer em Roma: Principais atrações, passeios e lugares da cidade.
Guia da Toscana: Tudo o que você precisa saber sobre a Toscana.
Como levar dinheiro para Itália: Melhores formas de levar e comprar seus euros.
Dicas para viajar de trem pela Itália: Dicas, melhores empresas e passagens baratas.