Vista de Vernazza em Cinque Terre
Cinque Terre

Cidades de Cinque Terre

Conheça as cidades de Cinque Terre, uma belíssima região situada na costa da Riviera Italiana. Também chamadas de vilas ou vilarejos, as cidades são centenárias e oferecem diversos atrativos aos visitantes. Portanto, vale muito a pena saber mais sobre cada uma delas.

Vista das casas em Cinque Terre

E depois não deixe de ver a matéria de como economizar muito em sua viagem à Itália. É a matéria mais acessada do blog e vai te ajudar muito com todo o planejamento da viagem. São várias dicas imperdíveis que vão fazer você economizar MUITO (muito mesmo) e montar toda a sua viagem à Itália. Agora, veja tudo sobre as cidades de Cinque Terre.

Informações sobre Cinque Terre

Conforme citamos anteriormente, a região de Cinque Terre está na costa da Riviera Italiana, mais especificamente na Ligúria, noroeste da Itália. Sua área se estende por cerca de 12 km e está próxima à região da Toscana e à cidade de Génova. As 5 cidades que formam Cinque Terre estão à beira-mar e foram vilas de pescadores por muitos séculos, com acesso limitado. São estas:

  • Riomaggiore
  • Manarola
  • Corniglia
  • Vernazza
  • Monterosso al Mare

Mapa das cidades de Cinque Terre

Atualmente, Cinque Terre é uma das regiões mais visitadas de toda a Itália. Ela é considerada um parque nacional e faz parte da lista de Patrimônios Mundiais da Unesco desde 1997. Portanto, é uma área protegida e são proibidas construções e alterações em qualquer uma de suas cinco cidades. Elas oferecem uma beleza natural fantástica e atrações imperdíveis.

Trilha para Monterosso al Mare

O que as cidades de Cinque Terre têm em comum?

As 5 cidades, ou vilarejos, de Cinque Terre são muito charmosas e reservam paisagens únicas. Ainda assim, elas possuem várias características em comum, que as deixam parecidas, porém sem perder suas particularidades. Todas apresentam ruas estreitas e casas coloridas encantadoras, bastante juntas e que refletem o dia a dia dos moradores locais.

Banner-Gabr

Casas em Cinque Terre

Por lá, você encontra várias lojas de souvenirs, ótimas para adquirir produtos típicos da região, como licores, molho pesto, doces, entre outros. E os bares e restaurantes de frutos do mar não podem faltar. Muitos deles oferecem, inclusive, cones de papelão com essa especialidade frita. Outra característica em comum, exceto na cidade de Corniglia, são as praias de pedra.

Vista para o mar de Cinque Terre

1. Riomaggiore

Partindo da cidade de La Spezia, a primeira cidade de Cinque Terre encontrada é Riomaggiore. Ela é considerada uma das regiões mais bonitas e turísticas, dentre as cinco. A melhor forma de chegar até lá é de barco, cujo passeio reserva uma vista fantástica e repleta de cores, advindas das casas e construções locais.

Riomaggiore

Em Riomaggiore, há uma praia que é, na verdade, uma pequena parte de mar entre as rochas. Os restaurantes são excelentes, inclusive com estrelas Michelin. E um dos pontos mais marcantes é sua vida noturna, bastante agitada, com bares animados e muita diversão. É possível, também, fazer um passeio de trem pela cidade, com direito a uma parada no mirante, ideal para tirar fotos.

Vista de Riomaggiore

2. Manarola

Para ir de Riomaggiore até Manarola, há uma trilha chamada Via dell’amore. Porém, há outras formas de se locomover para a cidade, como barco e trem. Essa cidade oferece uma das vistas mais bonitas de toda a região de Cinque Terre, tanto de suas construções coloridas quanto da marina ao redor.

Manarola

Você também pode apreciar a bela paisagem enquanto descansa na praia de pedra ou se refresca no mar. A cidade de Manarola conta com vários restaurantes e bares muito procurados pelos turistas, pois oferecem boa comida, bebidas e um ambiente diferenciado.

Rochas em Manarola

3. Corniglia

Corniglia é a menor cidade de Cinque Terre e a única que não pode ser acessada pelo mar. Portanto, para ir até lá, o ideal é optar pelo trem ou caminhar, partindo das cidades vizinhas Manarola ou Vernazza. Essa vila está situada no alto de uma montanha e possui um clima mais exclusivo, com menos presença de turistas.

Corniglia

E apesar de não ter praia, ainda que de pedras, a cidade tem suas atrações. Um passeio muito interessante para fazer por lá é a trilha Azzuro, que se estende entre Corniglia e Vernazza. Durante o caminho, você terá uma das vistas panorâmicas mais cativantes da região.

Vista da cidade de Corniglia

4. Vernazza

Seguindo pela região de Cinque Terre, a próxima cidade é Vernazza. Ela é considerada uma das principais áreas e, juntamente com Manarola e Riomaggiore, é uma das preferidas dos turistas. Além do cenário fantástico, composto por cores vivas, uma praia de pedras e o charme típico italiano, Vernazza também possui outros pontos turísticos marcantes.

Vernazza

Nessa cidade, você encontra um porto singular, uma pequena praça encantadora e um castelo, do qual é possível avistar todo o golfo. É uma região ótima para passear. E ela ainda conta com uma trilha até a cidade de Monterosso, com uma vista maravilhosa.

Barcos em Vernazza

5. Monterosso al Mare

Monterosso é a quinta, e última, cidade de Cinque Terre. É maior em extensão e a única com uma praia de areia. Por ter uma estrutura melhor que as outras vilas, muitos turistas a procuram para passear e aproveitar o verão europeu. Essa cidade está dividida em duas partes, sendo uma mais nova e outra chamada de Monterosso velha ou “borgo vecchio”.

Monterosso al Mare

Cada rua possui seu encanto e o centro da cidade é outro bom atrativo, pois oferece lugares interessantes. Vale muito a pena visitar os restaurantes e bares ao longo do caminho, que costumam ser bastante movimentados, principalmente durante a alta temporada.

Praia em Monterosso al Mare

Muito mais dicas da Itália no Youtube!

Está gostando da matéria? Não deixe de visitar também o nosso canal no Youtube. Tem vários vídeos incríveis da Itália, com muito mais dicas, para te ajudar a planejar toda a sua viagem. Se quiser, clique aqui para se inscrever no canal ou aqui para ver a playlist com todos os vídeos da Itália. Esse vídeo é o mais assistido do canal:

Como economizar muito na viagem à Itália

O Seguro Viagem é obrigatório para a Itália e Europa

Uma dica importantíssima que reforçamos para todos que estão planejando ir à qualquer país da Europa é que não se esqueça que fazer um Seguro Viagem Internacional é obrigatório para viajar para lá. Veja nossa matéria de Seguro Viagem para Europa com tudo o que você precisa saber sobre o assunto, quais são os melhores seguros e dicas para fazer um excelente seguro por um preço incrível economizando muito.

Dicas para aproveitar melhor sua viagem à Itália

Agora que você já viu tudo sobre as cidades de Cinque Terre, uma dica importante é que alguns pontos turísticos, cidades legais e vinícolas são um pouco afastados, e uma ótima opção para aproveitar melhor sua viagem pela Itália é alugar um carro. Muitos brasileiros estão optando por alugar um carro na Itália para poder conhecer melhor todas as cidades, principalmente as da Toscana.

As estradas são lindas, você conhece várias cidades do interior e vilarejos, e pode fazer roteiros incríveis de carro como Roma, Milão, Florença, Pisa, Veneza, conhecer as belas praias da Costa Amalfitana, Siena, Lucca e explorar bem a Toscana. A Itália é um país em que alugar um carro é essencial. Se quiser, veja nossa matéria de como alugar um carro na Itália com dicas de como alugar um excelente carro por um preço incrível com super comparadores de preços, os roteiros mais famosos e tudo o que você precisa saber sobre o assunto.

Aluguel de carro na Itália

Use seu celular à vontade na Itália e na Europa

Poder usar seu celular na Itália, na Europa e em qualquer outro lugar do mundo é ótimo, pois ele acaba sendo muito útil. Você pode usar os aplicativos dos pontos turísticos e das cidades, os aplicativos de cupons de desconto, se for alugar um carro você economiza uns 100 euros por não precisar alugar um GPS pois poderá usar o do celular, pode pesquisar os endereços e horários dos lugares, ver a previsão do tempo para se planejar para os passeios e lógico ficar conectado com todo mundo através de aplicativos e postar suas fotos da viagem à Itália nas redes sociais.

Se quiser, veja nossas dicas de como usar o celular à vontade na Europa. É super barato e você vai poder usar seu celular o dia inteiro em Roma, Florença, Veneza, Milão, Toscana e qualquer lugar da Itália. E usando a internet do seu celular você poderá pesquisar tudo sobre as cidades de Cinque Terre para quando estiver lá.

Usar o celular na Itália

Veja outras matérias legais da Itália:

O que fazer em Roma: Principais atrações, passeios e lugares da cidade.
Guia da Toscana: Tudo o que você precisa saber sobre a Toscana.
Como levar dinheiro para Itália: Melhores formas de levar e comprar seus euros.
Dicas para viajar de trem pela Itália: Dicas, melhores empresas e passagens baratas.

Tags:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *