O que fazer de graça em Florença

Saiba o que fazer de graça em Florença, para aproveitar muito essa cidade da Itália e se divertir sem gastar nada. Para quem deseja uma viagem econômica, a nossa dica é optar pelos passeios gratuitos, a fim de compensar os outros gastos inevitáveis, como passagens aéreas e hospedagem. Confira algumas indicações a seguir:

Vista da Piazzale Michelangelo em Florença

E, se você estiver planejando viajar para lá não deixe de conferir também as dicas imperdíveis de como economizar muito na Itália. São dicas muito boas, que valem a pena, e vão fazer você economizar muito em todo o planejamento da viagem e quando estiver lá. Sua viagem à Itália vai sair mais barata do que imagina e você poderá aproveitar ainda mais. Agora, veja tudo sobre o que fazer de graça em Florença.

1. Passar pela Ponte Vecchio em Florença

A nossa primeira dica de o que fazer de graça em Florença é cruzar a pé a Ponte Vecchio, um dos principais símbolos da cidade e uma das pontes mais famosas da Europa. Construída em 1345, sobre o Rio Arno, o local é um dos pontos de encontro de moradores e turistas que se encantam com sua beleza. Ao redor dessa ponte, estão diversas construções, que datam desde o século XVI, e lojas.

Ponte Vecchio em Florença

Já à noite, o ar romântico prevalece e andar sobre a Ponte Vecchio se torna o passeio perfeito para os apaixonados. De acordo com a lenda local, os casais que fecharem um cadeado na ponte e jogarem a chave no rio Arno ficarão juntos para sempre. A dica é ir à Ponte Vecchio tanto de dia quanto à noite para fotografar o local, pois de dia o destaque são as construções pintadas em amarelo que refletem na água e que parecem uma pintura, enquanto à noite é o clima romântico.

Ponte Vecchio em Florença à noite

2. Visitar a Piazza dela Signoria em Florença

A Piazza della Signoria é famosa por abrigar o Palazzo Vecchio, sede da Câmara Municipal de Florença. Além dessa função, esse edifício conta com um museu incrível, onde é possível encontrar obras de Agnolo Bronzino, Michelangelo e Buonarroti. Mas para quem não quer gastar, há a opção de caminhar pela praça e observar outros lugares interessantes, como a Torre de Arnolfo, um dos cartões postais mais famosos de Florença. Aproveite para tirar muitas fotos.

Piazza della Signoria em Florença

3. Caminhar pela Piazzale Michelangelo em Florença

Outro ótimo local gratuito em Florença é a Piazzale Michelangelo, que se tornou um ponto turístico bastante conhecido por causa de sua vista. Esta é uma praça que fica um pouco afastada do centro turístico, em uma região bem alta da cidade, e de lá, é possível apreciar uma paisagem incrível de Florença e de suas principais atrações. Tente ir à tarde para pegar o pôr do sol e caso queira fazer a sua refeição na região mesmo, saiba que os restaurantes por lá são ótimos.

Piazzale Michelangelo em Florença

4. Conhecer o Mercato Centrale em Florença

O Mercado Central de Florença é um dos melhores passeios para fazer na cidade. É um lugar lindo e super especial. No andar de baixo, esse mercado reserva dezenas de lojas que vendem todo o tipo de especiarias e comida italiana. Vale muito a pena caminhar pelo local e conhecer um pouco mais sobre a cultura e gastronomia da Itália.

Mercado Central em Florença

O que muitas pessoas não sabem, pois é um pouco escondido, é que no andar de cima do Mercato Centrale tem uma praça de alimentação muito legal com vários restaurantes. Você pede para eles fazerem a comida na hora e é tudo culinária local de Florença. Se você tiver condições, faça uma deliciosa refeição por lá durante o almoço.

Interior do Mercado Central em Florença

5. Passear pelo Mercato di San Lorenzo em Florença

Para entrar no Mercado Central, você provavelmente passará pelo Mercato di San Lorenzo, no qual funciona uma feira que é a maior e a mais importante de Florença. Ela se inicia na Via dell’Ariento, bem no centro histórico da cidade. Por lá, é possível encontrar uma variedade enorme de lembrancinhas, roupas e acessórios por ótimos preços. E mesmo para quem não vai comprar nada, vale a pena passear e ver produtos locais bastante interessantes.

Mercato di San Lorenzo em Florença

6. Ir à Igreja Santa Maria Novella em Florença

Entre as melhores opções de o que fazer de graça em Florença, está conhecer a Igreja Santa Maria Novella. Sua construção se iniciou no século XIII, tornando-se a primeira grande basílica da cidade. Essa igreja, assim como seus espaços adjacentes, contam com diversos tesouros artísticos. Tanto em seu exterior quanto interior, há muitos detalhes para reparar e apreciar. Não deixe de fazer esse passeio curioso e cultural em Florença durante a sua viagem.

Igreja Santa Maria Novella em Florença

7. Visitar a Basílica Santa Maria del Fiore em Florença

Outra igreja imperdível em Florença é a Basílica di Santa Maria del Fiore, também conhecida como Catedral de Florença ou Duomo de Florença. Essa catedral levou séculos para ser construída e há mais de 20 anos, recebeu o título de Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. O prédio é simplesmente maravilhoso, cheio de detalhes e uma das obras mais importantes da arte gótica já arquitetadas. A entrada é gratuita e você só paga para subir no mirante do local.

Interior da Basilica Santa Maria del Fiore em Florença

8. Caminhar na Piazza del Duomo em Florença

A Piazza del Duomo, ou Praça da Catedral em português, é a praça na qual fica localizada a Catedral de Florença. Dentre os principais pontos de interesse no local, estão: o Campanário de Giotto, o Batistério de São João (um dos edifícios mais antigos de Florença, construído entre 1059 e 1128) e o Museo dell’Opera del Duomo, que abriga as obras da Basilica di Santa Maria del Fiore e obras do pintor Donatello. É uma praça encantadora e imperdível.

Piazza del Duomo em Florença

9. Conhecer a Casa Martelli em Florença

Localizado bem próximo ao Duomo de Florença, está esse museu onde viveu a importante família Martelli, com grande relevância histórica. Durante o seu passeio pela Casa Martelli, você poderá apreciar a decoração do local, além de conhecer uma típica residência burguesa fiorentina, com afrescos, móveis da época e até mesmo obras de arte, como quadros de Piero Cosimo e Luca Giordano. Com entrada gratuita, é uma ótima opção de o que fazer de graça em Florença.

Casa Martelli em Florença

10. Apreciar a Villa dos Médici em Florença

A Villa dos Médici pertenceu à família Médici, que foi uma das mais poderosas da Europa e conservou o poder quase que contínuo em Florença de 1434 até 1743. O local é composto por duas vilas: a Villa La Petraia e a Villa di Castello. Ambas têm entrada gratuita. Por lá, é possível visitar alguns cômodos e apreciar belíssimos jardins. Passear pelo local é como fazer uma verdadeira viagem no tempo.

Villa dos Médici em Florença

Muito mais dicas da Itália no Youtube!

Está gostando da matéria? Não deixe de visitar também o nosso canal no Youtube. Tem vários vídeos incríveis da Itália, com muito mais dicas, para te ajudar a planejar toda a sua viagem. Se quiser, clique aqui para se inscrever no canal ou aqui para ver a playlist com todos os vídeos da Itália. Esse vídeo é o mais assistido do canal:

Como economizar muito na viagem à Itália

O Seguro Viagem é obrigatório para a Itália e Europa

Uma dica importantíssima que reforçamos para todos que estão planejando ir à qualquer país da Europa é que não se esqueça que fazer um Seguro Viagem Internacional é obrigatório para viajar para lá. Veja nossa matéria de Seguro Viagem para Europa com tudo o que você precisa saber sobre o assunto, quais são os melhores seguros e dicas para fazer um excelente seguro por um preço incrível economizando muito.

Mulher olhando janela de avião

Dicas para aproveitar melhor sua viagem à Florença

Agora que você já viu tudo sobre o que fazer de graça em Florença, uma dica legal e que faz a diferença na viagem à Florença é escolher bem a localização do seu hotel e se hospedar perto das atrações turísticas. A cidade é grande até e ficando bem localizado você vai aproveitar muito mais e gastar muito menos tempo e dinheiro se deslocando até os lugares.

Se quiser, veja nossa matéria de onde ficar em Florença, que lá tem as dicas das melhores regiões para se hospedar e também de como conseguir um ótimo hotel por um preço excelente (e achar hotéis excelentes em promoção nessas regiões que são super disputadas). Vale a pena caprichar na reserva do hotel em Florença.

Vista do centro histórico de Florença

E outra dica importante é que alguns pontos turísticos, cidades legais e vinícolas são um pouco afastados, e uma ótima opção para aproveitar melhor sua viagem pela Itália é alugar um carro. Partindo de Florença, você chega em quase todas as cidades da Toscana em uma ou duas horas, como Siena, Lucca, Pisa e Montalcino. Por isso muitas pessoas ficam hospedadas lá e alugam um carro para conhecer as cidades da toscana.

As estradas são lindas, você conhece várias cidades do interior e vilarejos, e pode fazer roteiros incríveis de carro como Roma, Milão, Florença, Pisa, Veneza, conhecer as belas praias da Costa Amalfitana, Siena, Lucca e explorar bem a Toscana. A Itália é um país em que alugar um carro é essencial. Se quiser, veja nossa matéria de como alugar um carro na Itália com dicas de como alugar um excelente carro por um preço incrível com super comparadores de preços, os roteiros mais famosos e tudo o que você precisa saber sobre o assunto.

Carro na estrada

Use seu celular à vontade em Florença e na Europa

Poder usar seu celular em Florença, na Itália, na Europa e em qualquer outro lugar do mundo é ótimo, pois ele acaba sendo muito útil. Você pode usar os aplicativos dos pontos turísticos e das cidades, os aplicativos de cupons de desconto, se for alugar um carro você economiza uns 100 euros por não precisar alugar um GPS pois poderá usar o do celular, pode pesquisar os endereços e horários dos lugares, ver a previsão do tempo para se planejar para os passeios e lógico ficar conectado com todo mundo através de aplicativos e postar suas fotos da viagem à Itália nas redes sociais.

Se quiser, veja nossas dicas de como usar o celular à vontade na Europa. É super barato e você vai poder usar seu celular o dia inteiro em Roma, Florença, Veneza, Milão, Toscana e qualquer lugar da Itália. E usando a internet do seu celular você poderá pesquisar tudo sobre o que fazer de graça em Florença quando estiver lá.

Celular para Itália e Florença

Dicas dos ingressos das atrações de Florença e da Itália

Outra dica importante para economizar dinheiro e tempo é com os passeios. Para conhecer a maioria dos pontos turísticos e museus de Florença é preciso comprar os ingressos de cada lugar. A dica é comprar todos os ingressos antes pela Internet, que além de serem sempre mais baratos, você economiza um bom tempo que perderia nas filas das bilheterias e já viaja com os ingressos em mãos e as atrações garantidas.

Se quiser, veja aqui na matéria de ingressos para Florença e Itália todas as dicas, os mais vendidos e onde comprar todos os ingressos pelo melhor preço. Para todas as principais atrações de Florença como o Palatino e Arte Moderna, Galeria Uffizi, Galeria Accademia, Jardins de Boboli, Capela de Medici e para a Galeria de Arte Moderna, você precisará comprar os ingressos para entrar.

Galeria Uffizi em Florença

Veja outras matérias imperdíveis de Florença e da Itália:

O que fazer em Florença: Principais atrações, passeios e lugares da cidade.
Guia da Toscana: Tudo o que você precisa saber sobre a Toscana.
Dicas para viajar de trem pela Itália: Dicas, melhores empresas e passagens baratas.