Toscana

Guia da Toscana na Itália

Conheça nosso guia da Toscana na Itália, com a sua localização, como chegar, quantos dias ficar e os melhores lugares para conhecer. Além de contar com ótimos restaurantes e confortáveis acomodações, a Toscana possui também seis dos seus principais destinos intitulados pela UNESCO como Patrimônio Cultural da Humanidade. Então, confira o nosso guia da Toscana na Itália.

Famosa Torre de Pisa na Itália

E depois não deixe de ver a matéria de como economizar muito em sua viagem à Itália. É a matéria mais acessada do blog e vai te ajudar muito com todo o planejamento da viagem. São várias dicas imperdíveis que vão fazer você economizar MUITO (muito mesmo) e montar toda a sua viagem à Itália.

Qual a localização da Toscana?

O primeiro ponto do nosso guia da Toscana na Itália é sobre localização. A Itália é dividida em 20 regiões, sendo que cada uma delas conta com uma capital. A Toscana faz parte do centro da Itália e tem Florença como a capital.

Mapa de regiões da Itália

Falando da região da Toscana, ela conta com 10 províncias, as quais possuem várias cidades. As províncias da Toscana são: Florença, Arezzo, Siena, Grosseto, Lucca, Pisa, Livorno, Pistoia, Prato e Massa Carrara.

Mapa de Províncias da Toscana

Quantos dias para conhecer a Toscana?

A nossa dica é para que reserve entre 7 e 10 dias para conhecer as principais cidades da Toscana. Agora, se você quiser visitar a maioria delas, o ideal é montar um roteiro de 15 a 20 dias. Vale destacar que tudo depende da sua disponibilidade e de quão profundamente deseja conhecer a região, mas de 7 a 20 dias já é possível realizar um roteiro bem completo.

Cidade de Siena na Toscana

Qual a melhor época do ano para conhecer a Toscana?

A alta temporada na Toscana acontece entre junho e setembro, meses em que a temperatura é mais alta na Europa e o sol fica presente por volta de 11h por dia. Já a baixa temporada por lá acontece no inverno, entre novembro a março, mas no Natal e Ano Novo as cidades dessa região costumam ficar bem cheias. Os demais meses do ano são mais tranquilos, sem tantos turistas e filas. Então, veja qual é a sua necessidade e não deixe de conhecer essa fantástica região italiana.

Cidade de Lucca na Toscana

Como chegar à Toscana?

A sua chegada à Toscana irá depender muito do roteiro de viagem que montou, mas saiba que a região conta com três principais maneiras de receber os seus visitantes: avião, trem e carro. Confira abaixo detalhes de cada forma de transporte pela Toscana:

  • Avião: Se você pretende chegar à Toscana de avião, saiba que essa região conta com dois aeroportos principais: o Galileo Galilei (em Pisa) e o Amerigo Vespucci (em Florença). A Toscana também conta com outros aeroportos, como em Sena, Grosseto, Versilia e Ilha de Elba, que são menores. Por outro lado, pode ser que você encontre boas promoções de passagens para desembarcar nessas regiões, por serem menos procuradas pelos turistas.
  • Trem: Outra ótima opção de transporte na Itália é o trem, e a Toscana é uma região incrível de ser atravessada nos trilhos, principalmente por sua beleza e fácil acesso. A nossa dica é para que você comece a sua rota de trem pela Toscana em Florença, pois a capital conta com a principal linha ferroviária da Itália, que liga o norte ao sul do país. Na região da Toscana também é possível contar com os trens de alta velocidade, que são operados pela empresa Trenitalia.
  • Carro: Para quem pretende alugar um carro na Itália, saiba que as principais rodovias da Toscana são a A1 Milano-Napoli e A11 Firenze-Mare, que ligam a capital à costa. Vale destacar também que as estradas na Toscana são seguras, bem fáceis de dirigir e contam com um visual magnífico.

Modelo de transporte da Trenitalia

Alugo um carro ou viajo de trem pela Toscana?

Alugar um carro é a melhor opção para quem busca autonomia e liberdade, onde você pode conhecer as cidades que quiser, quando quiser e realizar quantas paradas desejar. Por outro lado, o trem é uma ótima opção para quem gosta de desfrutar a viagem com conforto e descansando, apenas curtindo a vista. Acreditamos que as únicas desvantagens do trem é que você sempre terá que depender dos horários disponíveis e pode ser que tenha que pular alguma cidade que não tenha acesso por trilhos.

Aluguel de carro na Toscana

Se quiser, veja nossa matéria de como alugar um carro na Itália com dicas de como alugar um excelente carro por um preço incrível com super comparadores de preços, os roteiros mais famosos e tudo o que você precisa saber sobre o assunto.

Principais destinos da Toscana

Nossa última dica do guia da Toscana na Itália é sobre suas principais atrações. Conforme citamos acima, a Toscana possui também seis dos seus principais destinos intitulados pela UNESCO como Patrimônio Cultural da Humanidade. Desta forma, listaremos detalhes de cada uma dessas atrações, que não podem ficar de fora do seu roteiro de viagem pela Toscana:

1) Florença

A primeira dica para o guia da Toscana na Itália fica por conta de uma das principais e mais importantes cidades italianas, Florença. Repleta de passeios turísticos incríveis ela é, com certeza, a melhor opção para quem quer fazer uma viagem relaxante em família ou com os amigos. Por lá você terá a oportunidade de dar um passeio ao longo de toda a Ponte Vecchio ou então conferir uma das mais antigas galerias do mundo, a Galleria degli Uffizi. Sendo assim, adicione Florença no seu roteiro de viagem e aproveite cada minuto da sua estadia na região.

Florença: primeiro destino toscano considerado patrimônio cultural da humanidade

2) Praça da Catedral de Pisa

Outro lugar super bacana para você que está em um passeio turístico pela Toscana é conhecer a Praça da Catedral de Pisa, que também já foi nomeada pela UNESCO como Patrimônio Cultural da Humanidade. Além de preservar uma beleza única, a praça abriga vários pontos turísticos importantes da cidade, como a Torre de Pisa, Campanário Monumentale, Duomo de Pisa e Batistério de Pisa.

Praça da Catedral em Pisa

3) Torre inclinada de Pisa

Ir à Itália e não visitar um dos seus mais famosos pontos turísticos é como perder a chance de explorar bem cada região do país. A torre inclinada, mais conhecida como Torre de Pisa, está localizada no centro da cidade e é a verdadeira atração para os visitantes que vão até lá. Já virou quase que uma tradição os seus turistas irem até o local e fazerem fotos engraçadas com o formato da torre. Por isso, não perca esta chance e aproveite também para apreciá-la em seus mínimos detalhes e ter a sensação de estar “tombando” para o lado quando subir seus mais de 300 degraus. Vale muito a pena!
Torre de Pisa

4) San Gimignano

Outra sugestão para os seus dias ficarem ainda mais incríveis na Toscana é a cidade de San Gimignano, com a sua arquitetura de tirar o fôlego. O legal de ir até lá é que ao longo de suas ruelas você observará o estilo totalmente medieval da cidade, fazendo com que qualquer turista se sinta em uma outra época da história italiana. Aproveite o seu tour por San Gimignano e tire várias fotos próximo às muralhas que a cercam, torres e arcos medievais. Não deixe de visitar a Gelateria di Piazza e a Torre Grossa, que além de super conhecidos também são pontos turísticos bacanas para você visitar por lá.

San Gimignano: destino toscano considerado patrimônio cultural da humanidade

5) Casário Medieval de Pienza

A próxima sugestão de passeio pela Toscana fica por conta do Casário Medieval de Pienza. Localizado na cidade de Pienza, ele é mais uma representação de arte e cultura em um só lugar. Envolto por uma belíssima paisagem de tirar o fôlego, não há quem não curta admirá-lo em suas profundezas e apreciar a vista magnífica que o lugar proporciona. Vale muito a pena a visita, principalmente por ele também ser mais um dos principais passeios toscanos considerados patrimônios culturais da humanidade.
Casário Medieval de Pienza: destino toscano considerado patrimônio cultural da humanidade

6) Val d’Orcia

Por fim, visite Val d’Orcia, traduzido como Vale da Orcia, este lugar é uma região situada na área central da Itália. Tendo como protagonista uma das paisagens mais deslumbrantes da Toscana, ele é a opção ideal para quem quer relaxar em meio a uma atmosfera totalmente envolvente. Entre a vista que você terá do local estarão: castelo medievais, olivas, campos de trigo e muito mais.

Campos de Val d'Orcia na Toscana

Vinícolas da Toscana

A região da Toscana é considerada uma das mais ricas da Itália quando o assunto é vinícolas. O passeio elas é muito indicado para aqueles que são grandes fãs da bebida, claro, e até para os que não têm muito conhecimento ou experiência com vinhos, pois é uma experiência única e inesquecível. Abaixo citamos três das que consideramos as melhores vinícolas da Toscana:

  • 1) Vinícola Sovestro in Poggio na Toscana: A primeira dica de melhores vinícolas da Toscana fica por conta da Sovestro in Poggio. Localizada em San Gimignano, esta magnífica vinícola é a opção ideal para aqueles que procuram por um atendimento gentil e vinhos de qualidade. Uma das coisas mais bacanas sobre o tour pela Sorvestro in Poggio é que ele permite que você conheça um pouco sobre a produção de vinhos e azeites da região, além de proporcionar uma ótima refeição à moda italiana. Endereço: Località Sovestro, San Gimignano, Itália.
  • 2) Vinícola Ciacci Piccolomini d’Aragona na Toscana: A segunda sugestão da lista de melhores vinícolas em Toscana é a renomada Ciacci Piccolomini d’Aragona. Para aqueles que forem verdadeiros apreciadores da bebida, a dica de ouro é que não deixem de adquirir algumas garrafas por lá. Aproveite também para levar para casa um tradicional e autêntico Brunello, considerado um dos mais famosos vinhos da Toscana. Endereço: Località Molinello, Montalcino, Itália.
  • 3) Vinícola Avignonesi na Toscana: Outra dica muito bacana também de vinícolas na Toscana é a Avignonesi, situada em Montepulciano. Dona de um dos visuais mais incríveis da região, a Avignonesi é considerada uma das vinícolas mais completas por lá. Com ótimos funcionários e ambiente bastante acolhedor, ela conta com várias opções de vinhos para uma deliciosa degustação e refeições à altura de um tradicional almoço à moda italiana. Endereço: Via Colonica, 1, Montepulciano, Itália.
 Vinícola Avignonesi na Toscana

Ótima dica para achar o trajeto mais rápido e barato

Uma dica muito legal para você ver todas as opções de transporte de uma cidade a outra e poder escolher e mais barata, é usar esse pesquisador de trajetos. É um site sensacional que mostra todas as opções de transporte entre uma cidade e outra. Ele pesquisa todas as opções de avião, trem e ônibus. Ai é só ver qual é a melhor e mais barata e fazer a compra por lá mesmo. Os preços são ótimos e vale a pena comprar por ele mesmo, pois como é o líder desse serviço na Europa, ele tem preços super agressivos e mais barato que em qualquer outro lugar. E ele só mostra empresas que são de confiança e consolidadas na Europa.

Muito mais dicas da Itália no Youtube!

Está gostando da matéria? Não deixe de visitar também o nosso canal no Youtube. Tem vários vídeos incríveis da Itália, com muito mais dicas, para te ajudar a planejar toda a sua viagem. Se quiser, clique aqui para se inscrever no canal ou aqui para ver a playlist com todos os vídeos da Itália. Esse vídeo é o mais assistido do canal:

Como economizar muito na viagem à Itália

O Seguro Viagem é obrigatório para a Itália e Europa

Uma dica importantíssima que reforçamos para todos que estão planejando ir à qualquer país da Europa é que não se esqueça que fazer um Seguro Viagem Internacional é obrigatório para viajar para lá. Veja nossa matéria de Seguro Viagem para Europa com tudo o que você precisa saber sobre o assunto, quais são os melhores seguros e dicas para fazer um excelente seguro por um preço incrível economizando muito.

Mulher olhando janela de avião

Use seu celular à vontade na Itália e na Europa

Poder usar seu celular na Itália, na Europa e em qualquer outro lugar do mundo é ótimo, pois ele acaba sendo muito útil. Você pode usar os aplicativos dos pontos turísticos e das cidades, os aplicativos de cupons de desconto, se for alugar um carro você economiza uns 100 euros por não precisar alugar um GPS pois poderá usar o do celular, pode pesquisar os endereços e horários dos lugares, ver a previsão do tempo para se planejar para os passeios e lógico ficar conectado com todo mundo através de aplicativos e postar suas fotos da viagem à Itália nas redes sociais. Se quiser, veja nossas dicas de como usar o celular à vontade na Europa. É super barato e você vai poder usar seu celular o dia inteiro em Roma, Florença, Veneza, Milão, Toscana e qualquer lugar da Itália. E usando a internet do seu celular você poderá pesquisar tudo sobre o guia da Toscana na Itália quando estiver lá.

Celular para Itália e Europa

Veja outras matérias legais da Itália:

O que fazer em Roma: Principais atrações, passeios e lugares da cidade.
Como levar dinheiro para Itália: Melhores formas de levar e comprar seus euros.
Dicas para viajar de trem pela Itália: Dicas, melhores empresas e passagens baratas.

Tags:

4 comentários

  1. Olá, tudo bem?!!
    Estou adorando ler seus postes sobre a Itália e em especial a Toscana.

    Gostaria de te pedir uma orientação. Estou planejando viajar em meados de maio/junho pra Itália e gostaria de saber quais as chances de ver os campos de lavanda? Vc acha que em julho já é possível encontrar algum campo de lavanda e vc tem algum pra indicar?

    Desde já obrigada pela ajuda e vou continuar a pesquisa usando suas dicas.

    1. Olá! Que legal que está gostando. Sobre os campos de lavanda, é um assunto que não poderemos ajudar pois ainda não vimos e nem entendemos muito do assunto. Vou providenciar uma matéria sobre isso, pois realmente são lindos e vale a pena. Obrigado!

  2. Bom dia!! Maravilhoso o seu site e suas dicas. Estou vendo o roteiro completo da Toscana e queria saber se no inverno (estou me programando para ir depois de 15/12) todos esse passeios são possíveis de fazer e se as estradas ficam boas pra dirigir nessa época tb!

    1. Olá Karina! Sei que a maioria funciona sim. Os pontos turísticos abrem normalmente, só fechando no dia do Natal e a Ano Novo a maioria. Entra no site deles que tem o calendário com as datas. As estradas depende muito se tem neve ou não. É difícil nevar na Itália, mas dependendo do ano acontece. Se tiver, é só redobrar a atenção e seguir as instruções.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *