Está buscando receber o reembolso por voo atrasado ou cancelado? Saiba como conseguir esse estorno imediatamente! Toda viagem está sujeita a imprevistos, como atraso ou cancelamento de voos, problemas com bagagem, entre outros. Hoje em dia, existem empresas que ajudam você a receber o reembolso (que é um direito seu) sem burocracia e de forma rápida. Eles fazem tudo por você! Se já quiser ir direto para o site deles, clique aqui.
E, se você estiver planejando viajar para lá não deixe de conferir também as dicas imperdíveis de como economizar muito na Itália. São dicas muito boas, que valem a pena, e vão fazer você economizar muito em todo o planejamento da viagem e quando estiver lá. Sua viagem à Itália vai sair mais barata do que imagina e você poderá aproveitar ainda mais sua viagem. Agora veja tudo sobre reembolso por voo atrasado ou cancelado.
Quais são os direitos nos casos de problemas com voos e bagagens?
Durante o planejamento de uma viagem, é essencial atentar-se também aos possíveis problemas que são comuns nesse processo. Entre eles, estão o atraso e cancelamento de voo, que podem causar a perda de conexão; o embarque negado e até mesmo o extravio de bagagem. Muitos não sabem, mas dependendo da situação, é possível solicitar um reembolso, indenização ou outro tipo de assistência junto à companhia aérea. Mesmo que tenham passado anos desde o ocorrido. Você pode receber uma boa quantia que nem estava esperando.
Você pode ser indenizado nos seguintes casos:
- Voo atrasado: atrasos a partir de 4 horas já são passíveis de compensação e você tem direito à assistência por parte da companhia aérea em diversas situações.
- Voo cancelado: a maioria dos voos cancelados são passíveis de compensação e você também tem direito à assistência da companhia aérea.
- Perda de conexão: a companhia aérea deve prestar assistência aos passageiros que perdem sua conexão, seja por um atraso ou cancelamento de voo.
- Embarque negado ou overbooking: você tem direito a compensação no caso de chegar ao aeroporto para embarcar e não ter lugar disponível no avião.
- Bagagem extraviada: se a sua mala ficar extraviada por mais de 24 horas, você tem direito à compensação, além de reembolso pelos gastos necessários.
Como resolver problemas com voos e bagagens de forma fácil e receber seu reembolso?
Você já passou por um processo para receber uma compensação da companhia aérea? Se sim, sabe que ele pode ser complicado e burocrático. Então, para quaisquer dificuldades que surjam durante a sua viagem, desde o embarque até a retirada de bagagens, nós indicamos que você contrate uma empresa especializada. Eles já sabem todo o processo e são preparados para isso.
Nós descobrimos uma que é ótima, e nos ajudou de forma super prática e eficiente. E o melhor: sem burocracia, sem estresse, de forma simples e totalmente online. Eles são especialistas no assunto e vão garantir que você receba a indenização que realmente merece. Se quiser, é só clicar neste link e você já consegue verificar com eles se o seu caso é passível de compensação.
O que fazer quando ocorrerem problemas com o voo?
Se o seu voo estiver atrasado ou cancelado e, por conta disso, houver a necessidade de desembolsar o seu próprio dinheiro para se hospedar em um hotel e comprar roupas ou outros artigos, não deixe de guardar todos os comprovantes, sejam eles notas ou cupons fiscais. A companhia aérea deverá reembolsar o valor gasto em decorrência desse problema.
Já no caso desse atraso ou cancelamento causar a perda de conexão, gerando quaisquer tipos de prejuízos – como perda de compromissos -, você deve fazer uma reclamação por escrito, podendo ser enviada ao e-mail de SAC da companhia aérea. Para isso, documente o ocorrido, os funcionários com quem teve contato etc., e se não encontrar o endereço de e-mail, registre uma reclamação aos sites que disponibilizam o devido suporte.
Eu quero cancelar o meu voo! O que faço?
Se você, como passageiro, deseja cancelar o seu voo, saiba que o Código de Defesa do Consumidor confere até 7 dias para o cancelamento espontâneo de passagem. Porém, vale ressaltar que esse “direito de arrependimento” é válido apenas para compras realizadas via telefone ou internet, e não dentro do estabelecimento comercial. As companhias aéreas têm o direito de realizar uma cobrança de no máximo 5% do valor original, como multa compensatória, quando for solicitado o cancelamento ou alteração na passagem aérea adquirida.
Tive minha bagagem extraviada. E agora?
No caso de extravio, furto ou qualquer dano a bagagens, a responsabilidade é da companhia aérea, de acordo com o Código Brasileiro de Aeronáutica (CBA). Portanto, seus prejuízos devem ser ressarcidos e, se não houver nenhuma assistência, você pode solicitar uma indenização por danos morais. A nossa dica para facilitar o processo é sempre fazer uma declaração, antes de embarcar, se estiver levando objetos de valor dentro da mala. Mas saiba que suas bagagens serão abertas para a confirmação da veracidade dessa declaração.
Se a sua bagagem for furtada ou danificada, você deve registrar uma reclamação junto à companhia aérea, preenchendo um formulário específico que é fornecido. Também é importante guardar os nomes dos funcionários que lhe atenderam, além da data e horário da reclamação, para qualquer necessidade. Para violação e danos, vale a pena registrar com fotos as condições nas quais a sua bagagem foi entregue.
O Seguro Viagem é obrigatório para a Itália e Europa
Uma dica importantíssima que reforçamos para todos que estão planejando ir à qualquer país da Europa é que não se esqueça que fazer um Seguro Viagem Internacional é obrigatório para viajar para lá. Veja nossa matéria de Seguro Viagem para Europa com tudo o que você precisa saber sobre o assunto, quais são os melhores seguros e dicas para fazer um excelente seguro por um preço incrível economizando muito.
Dicas para aproveitar melhor sua viagem à Itália
Agora que você já viu tudo sobre reembolso por voo atrasado ou cancelado, uma dica importante é que alguns pontos turísticos, cidades legais e vinícolas são um pouco afastados, e uma ótima opção para aproveitar melhor sua viagem pela Itália é alugar um carro. Muitos brasileiros estão optando por alugar um carro na Itália para poder conhecer melhor todas as cidades, principalmente as da Toscana. As estradas são lindas, você conhece várias cidades do interior e vilarejos, e pode fazer roteiros incríveis de carro como Roma, Milão, Florença, Pisa, Veneza, conhecer as belas praias da Costa Amalfitana, Siena, Lucca e explorar bem a Toscana. A Itália é um país em que alugar um carro é essencial. Se quiser, veja nossa matéria de como alugar um carro na Itália com dicas de como alugar um excelente carro por um preço incrível com super comparadores de preços, os roteiros mais famosos e tudo o que você precisa saber sobre o assunto.
Use seu celular à vontade na Itália e na Europa
Poder usar seu celular na Itália, na Europa e em qualquer outro lugar do mundo é ótimo, pois ele acaba sendo muito útil. Você pode usar os aplicativos dos pontos turísticos e das cidades, os aplicativos de cupons de desconto, se for alugar um carro você economiza uns 100 euros por não precisar alugar um GPS pois poderá usar o do celular, pode pesquisar os endereços e horários dos lugares, ver a previsão do tempo para se planejar para os passeios e lógico ficar conectado com todo mundo através de aplicativos e postar suas fotos da viagem à Itália nas redes sociais. Se quiser, veja nossas dicas de como usar o celular à vontade na Europa. É super barato e você vai poder usar seu celular o dia inteiro em Roma, Florença, Veneza, Milão, Toscana e qualquer lugar da Itália. E usando a internet do seu celular você poderá pesquisar tudo sobre reembolso por voo atrasado ou cancelado quando estiver lá.
Veja outras matérias legais da Itália:
O que fazer em Roma: Principais atrações, passeios e lugares da cidade.
Guia da Toscana: Tudo o que você precisa saber sobre a Toscana.
Como levar dinheiro para Itália: Melhores formas de levar e comprar seus euros.
Dicas para viajar de trem pela Itália: Dicas, melhores empresas e passagens baratas.