Confira o que fazer no verão em Veneza, para aproveitar ao máximo a estação mais quente do ano na cidade. O verão por lá costuma ter temperaturas altas, com máximas que ultrapassam os 30°C durante o dia, porém as noites são mais frescas. Veja boas opções de atividades a seguir:
E depois não deixe de ver a matéria de como economizar muito em sua viagem à Itália. É a matéria mais acessada do blog e vai te ajudar muito com todo o planejamento da viagem. São várias dicas imperdíveis que vão fazer você economizar MUITO (muito mesmo) e montar toda a sua viagem à Itália. Agora, veja tudo sobre o que fazer no verão em Veneza.
Passar pela Ponte di Rialto em Veneza
A Ponte di Rialto de Veneza é um dos pontos turísticos mais bonitos da cidade. Ela cruza o Grande Canal e com o tempo, tornou-se um pequeno centro de compras, com diversas diversas lojas e barracas ao seu redor. Considerada um símbolo da cidade, essa ponte é belíssima, mantendo uma arquitetura histórica italiana.
Fazer um passeio de gôndola no Grande Canal em Veneza
O passeio de gôndola em Veneza é muito legal e uma atividade imperdível para fazer na cidade, principalmente durante o verão. Nele, você acaba conhecendo os principais pontos turísticos de Veneza em um barco super confortável. Esse passeio dura de 30 a 45 minutos, dependendo do tour que você escolher. Vale muito a pena!
- Você pode garantir o seu passeio antecipadamente nesse Site de Ingressos da Europa, que é bastante confiável e nós sempre utilizamos em nossas viagens.
Aproveitar a Praia Lido em Veneza
Uma das melhores opções de o que fazer no verão em Veneza é visitar a Praia Lido, situada na ilha de mesmo nome. Ela está em uma área mais residencial de Veneza e é simplesmente encantadora. Nessa praia, é possível tomar sol, relaxar na areia e tomar um agradável banho de mar, que possui águas calmas.
- Para acessar essa praia, é necessário pegar uma balsa chamada vaporetto.
Passear pela Praça de São Marcos em Veneza
A Praça de São Marcos, conhecida como Piazza San Marco, é uma das praças mais bonitas de Veneza e da Itália. Esse lugar incrível é formado por construções históricas, como a Basílica de São Marcos, o Palazzo Ducale, a Torre do Relógio e a Campinale, que é a torre com os sinos da basílica. É uma praça bastante turística, com espaços imperdíveis.
Ao redor da Praça de São Marcos, há ótimos restaurantes e um lugar muito bom para tomar café, conhecido em toda a cidade de Veneza, chamado Café Florian. Por ser o centro turístico de Veneza, essa praça sempre está cheia de visitantes com máquinas fotográficas, portanto a nossa dica é chegar o mais cedo possível para pegar o lugar um pouco mais vazio.
Ir à Igreja San Giorgio Maggiore em Veneza
A Igreja San Giorgio Maggiore é um lugar muito interessante e fica em uma ilha em frente à Praça de São Marcos. Ela possui arquitetura renascentista, com fachada de mármore e colunas simétricas altas. Também tem uma torre alta que oferece uma vista de toda a cidade de Veneza. Dentro da igreja, a luz penetra pelas janelas, iluminando seus altos arcos.
- Para chegar até lá, é necessário pegar um Vaporetto (táxi barco).
Visitar a Libreria Acqua Alta em Veneza
A Libreria Acqua Alta, que significa “Livraria Mar Alto”, é um ponto turístico de destaque em Veneza. Ela possui esse nome porque nas épocas de maré alta, seus livros acabam flutuando nas gôndolas e banheiras onde ficam expostos. Isso costuma acontecer entre outono e inverno, mas ainda assim, vale a pena visitá-la no verão. Além disso, o local é cercado por cenários lindos.
Assistir a um filme na Arena di Campo San Polo em Veneza
Todo ano, durante o verão, acontece um cinema ao ar livre na Arena di Campo San Polo. É uma experiência diferente, ótima para conhecer locais e socializar. Esse evento acontece, mais especificamente, no distrito de San Polo entre o final de julho e o final de agosto. A tela é enorme e exibe os melhores filmes do ano, com chances de um lançamento inédito a cada edição.
Tomar um delicioso sorvete em Veneza
O verão é a época ideal para tomar um sorvete, chamado de “gelato” em italiano. Em Veneza, há várias sorveterias ótimas, para todos os gostos e bolsos. Vale muito a pena parar em uma delas durante o seu passeio pela cidade, e e experimentar vários sabores. Entre as melhores sorveterias, estão a Bacaro del Gelato, a Gelato Fantasy e a Suso Gelatoteca.
Participar da Festa do Redentor em Veneza
A Festa del Redentore é o evento mais famoso e importante do verão em Veneza. Ela acontece anualmente, no terceiro domingo de julho, e celebra o fim da epidemia de peste, que assolou a cidade entre 1575 e 1577. Também homenageia a construção da Igreja do Redentor, que iniciou em 1577, após o perigo passado, e terminou em 1592.
Nessa festividade, há pratos típicos, bebidas, barcos decorados com luzes e lanternas coloridas, músicas, danças e várias outras atividades legais. A Festa do Redentor promove, inclusive, uma bela queima de fogos de artifício à noite. A cidade toda celebra o fim da epidemia de peste.
Ir a outros eventos no verão em Veneza
Uma dica de o que fazer no verão em Veneza é participar de outros festivais na região. Durante vários dias entre o final de junho e início de julho, por exemplo, acontece a Festa de San Piero de Casteo. Ela tem origem religiosa, iniciando com uma missa na Basílica de São Pedro e logo após, oferecendo música ao vivo e bancas com pratos típicos venezianos.
Já na terceira semana de julho, ocorre o Venezia Jazz Festival, que conta com inúmeros shows de jazz em praças, teatros, museus e outros lugares na região. Outro evento de destaque é o Festival Internacional de Cinema de Veneza. Ele costuma acontecer na primeira semana de setembro e traz estrelas internacionais.
Fazer um bate e volta na Ilha Murano e na Ilha Burano em Veneza
A Ilha Murano está localizada na região de Veneza, a 1 km da cidade. Ela é composta, na verdade, por sete ilhas menores, unidas por pontes entre si. O local é famoso pelas obras em vidros de murano (tipo de vidro produzido nessa ilha há vários séculos), sendo que não há quem passe por lá e não se encante pelo local. Aproveite para levar uma bela lembrança para casa.
Outra ilha bastante conhecida na região de Veneza é a Ilha Burano. Ela está um pouco mais distante do centro da cidade que a Ilha Murano, o trajeto de Vaporetto dura cerca de 45 minutos. Porém, é igualmente surpreendentes e oferece paisagens estonteantes. Essa ilha é pequena e as casas por lá são todas coloridas, com cores vivas, criando um cenário perfeito para passear.
O passeio por essas ilhas vale muito a pena durante o verão. E a nossa dica é reservar o dia todo para essas visitas, ou até mesmo um dia para cada uma, para conseguir aproveitar bem. Além disso, é necessário considerar o tempo de deslocamento. Vale ressaltar que só é possível chegar às ilhas de Vaporetto, que é a opção mais barata, ou de táxis aquáticos.
Muito mais dicas da Itália no Youtube!
Está gostando da matéria? Não deixe de visitar também o nosso canal no Youtube. Tem vários vídeos incríveis da Itália, com muito mais dicas, para te ajudar a planejar toda a sua viagem. Se quiser, clique aqui para se inscrever no canal ou aqui para ver a playlist com todos os vídeos da Itália. Esse vídeo é o mais assistido do canal:
O Seguro Viagem é obrigatório para a Itália e Europa
Uma dica importantíssima que reforçamos para todos que estão planejando ir à qualquer país da Europa é que não se esqueça que fazer um Seguro Viagem Internacional é obrigatório para viajar para lá. Veja nossa matéria de Seguro Viagem para Europa com tudo o que você precisa saber sobre o assunto, quais são os melhores seguros e dicas para fazer um excelente seguro por um preço incrível economizando muito.
Use seu celular à vontade em Veneza e na Europa
Poder usar seu celular em Veneza, na Itália, na Europa e em qualquer outro lugar do mundo é ótimo, pois ele acaba sendo muito útil. Você pode usar os aplicativos dos pontos turísticos e das cidades, os aplicativos de cupons de desconto, se for alugar um carro você economiza uns 100 euros por não precisar alugar um GPS pois poderá usar o do celular, pode pesquisar os endereços e horários dos lugares, ver a previsão do tempo para se planejar para os passeios e lógico ficar conectado com todo mundo através de aplicativos e postar suas fotos da viagem à Itália nas redes sociais.
Se quiser, veja nossas dicas de como usar o celular à vontade na Europa. É super barato e você vai poder usar seu celular o dia inteiro em Roma, Florença, Veneza, Milão, Toscana e qualquer lugar da Itália. E usando a internet do seu celular você poderá pesquisar tudo sobre o que fazer no verão em Veneza quando estiver lá.
Dicas para aproveitar melhor sua viagem a Veneza
Agora que você já viu tudo sobre o que fazer no verão em Veneza, uma dica legal e que faz a diferença na viagem a Veneza é escolher bem a localização do seu hotel e se hospedar perto das atrações turísticas. Não é tão fácil se locomover por lá por causa dos rios e canais que cortam as ruas, e ficando bem localizado você vai aproveitar muito mais e gastar muito menos tempo e dinheiro se deslocando até os lugares.
Se quiser, veja nossa matéria de onde ficar em Veneza, que lá tem as dicas das melhores regiões para se hospedar e também de como conseguir um ótimo hotel por um preço excelente (e achar hotéis excelentes em promoção nessas regiões que são super disputadas). Vale a pena caprichar na reserva do hotel em Veneza.
Outra dica é que em Veneza mesmo, você não vai usar carro até porque não tem ruas no centro turístico, são só canais e rios. Mas muita gente aluga o carro no último dia em Veneza para pegar ele e ir descendo para as outras cidades da Itália. Alguns pontos turísticos e vinícolas são um pouco afastados e muitos turistas optam por alugar um carro para poder conhecer melhor todas as cidades e a Toscana.
As estradas são lindas, você conhece várias cidades do interior e vilarejos, e pode fazer roteiros incríveis de carro como Roma, Milão, Veneza, Florença, Pisa e explorar bem a Toscana. Sem falar que com um carro você consegue fazer compras com mais facilidades e conhecer os pontos turísticos mais afastados. Se quiser, veja nossa matéria de como alugar um carro na Itália com dicas de como alugar um excelente carro por um preço incrível com super comparadores de preços e tudo o que você precisa saber sobre o assunto.
Dicas dos ingressos das atrações de Veneza e da Itália
Outra dica importante para economizar dinheiro e tempo é com os passeios. Para conhecer a maioria dos pontos turísticos e museus de Veneza é preciso comprar os ingressos de cada lugar. A dica é comprar todos os ingressos antes pela Internet, que além de serem sempre mais baratos, você economiza um bom tempo que perderia nas filas das bilheterias e já viaja com os ingressos em mãos e as atrações garantidas.
Se quiser, veja aqui na matéria de ingressos para Veneza e Itália todas as dicas, os mais vendidos e onde comprar todos os ingressos pelo melhor preço. Para as principais atrações de Veneza como os museus da Praça São Marcos, o Palácio do Doge e para fazer o passeio de gôndola pela cidade, você precisará comprar os ingressos para poder entrar.
Veja outras matérias imperdíveis de Veneza e da Itália:
O que fazer em Veneza: Principais atrações, passeios e lugares da cidade.
Pontos turísticos de Veneza: Os principais lugares turísticos da cidade.
Dicas para viajar de trem pela Itália: Dicas, melhores empresas e passagens baratas.