O que fazer no inverno em Veneza

Confira o que fazer no inverno em Veneza, para aproveitar ao máximo a estação mais fria do ano na cidade. O inverno por lá costuma ser rigoroso, com chances de temperaturas negativas, geadas e nevoeiros. Portanto, a nossa dica é se agasalhar e dar preferência para passeios em locais fechados, a fim de se proteger do frio. Veja boas opções de atividades a seguir:

Inverno em Veneza

E depois não deixe de ver a matéria de como economizar muito em sua viagem à Itália. É a matéria mais acessada do blog e vai te ajudar muito com todo o planejamento da viagem. São várias dicas imperdíveis que vão fazer você economizar MUITO (muito mesmo) e montar toda a sua viagem à Itália. Agora, veja tudo sobre o que fazer no inverno em Veneza.

Explorar os museus e galerias em Veneza

A cidade de Veneza possui vários museus interessantes, ótimos para incluir em sua lista de o que fazer no inverno por lá. Um dos melhores é o Museu Correr, localizado na famosa Piazza San Marco. Através de suas pinturas, esculturas e outros objetos, o Museu Correr narra a história de Veneza desde sua fundação até sua adesão à Itália no século XIX.

  • No mesmo edifício do Museu Correr, está a Biblioteca Nacional Marciana e pelo Museu Arqueológico. Portanto, vale a pena separar uma tarde inteira para explorar o local.

Museu Correr em Veneza

Outro entre os principais museus em Veneza é o Museu Ca’ Rezzonico, que foi construído por uma das figuras mais importantes da arte barroca do mundo, Baldassare Longhena. A cidade também conta com galerias sensacionais, como a Galeria Academia, às margens do Grande Canal, e a Galeria Internacional de Arte Moderna, no Palácio Ca’ Pesaro.

Galeria Internacional de Arte Moderna em Veneza

Visitar o Palácio Ducal em Veneza

Pallazo Ducale está ao lado da Basílica de São Marcos, sendo um dos pontos mais interessantes para os turistas apaixonados por arquitetura e história. O palácio começou a sua história em 1309, sendo finalizado apenas em 1424, seguindo uma linha de arquitetura gótica.

Palácio Ducal em Veneza

O local também é conhecido como Palácio do Doge, uma vez que foi lar por quase sete séculos dos Doges de Veneza, os governantes da cidade. A nossa dica para conhecê-lo é fazer o tour guiado, que é oferecido diariamente por lá e tem duração de 1h45.

Interior do Palácio Ducal em Veneza

Conhecer a Praça de São Marcos e a Basílica de São Marcos em Veneza

A Praça de São Marcos, conhecida como Piazza San Marco, é uma das praças mais bonitas de Veneza e da Itália, e vale a visita inclusive no inverno. Esse lugar é formado por construções históricas, como a Basílica de São Marcos, o Palazzo Ducale, a Torre do Relógio e a Campinale, que é a torre com os sinos da basílica. É uma praça bastante turística, com espaços imperdíveis.

Basílica de São Marcos em Veneza

Ao redor da Praça de São Marcos, há ótimos restaurantes e um lugar muito bom para tomar café, conhecido em toda a cidade de Veneza, chamado Café Florian. Por ser o centro turístico de Veneza, essa praça sempre está cheia de visitantes com máquinas fotográficas, portanto a nossa dica é chegar o mais cedo possível para pegar o lugar um pouco mais vazio.

Área da Praça de São Marcos em Veneza

Subir na Torre Veneziana ou Campanário de São Marcos em Veneza

Campanille di San Marco (Campanário de São Marcos), mais conhecida como Torre Veneziana, é uma torre enorme que fica na Piazza San Marco. A Torre de Veneza atrai milhares de turistas que vão para a Itália por causa da sua incrível vista, pois de lá, é possível apreciar toda a cidade e tirar fotos maravilhosas. O legal é que a visão é 360º e se pode ver todos os ângulos de Veneza.

  • Para subir no Campanário de São Marcos é cobrada uma taxa de 10€. O terraço é pequeno e não comporta tanta gente, então pode ser que tenha um pouco de fila.

Vista da Torre Veneziana ou Campanário de São Marcos em Veneza

Ir à Basílica de Santa Maria da Saúde em Veneza

Outra opção de o que fazer no inverno em Veneza é visitar a Basílica de Santa Maria da Saúde, situada no bairro Dorsoduro. Esse monumento incrível começou a sua construção em 1631, em meio à epidemia da Peste Negra. Além da sua história interessante, o local merece destaque por sua linda cúpula e seu estilo arquitetônico barroco.

Basílica de Santa Maria da Saúde em Veneza

Conhecer o Mercado Rialto em Veneza

Esse é o mercado mais tradicional de Veneza e um dos maiores centros de compras de toda a Europa. O Mercado Rialto é cercado por barracas de peixes, frutas e verduras, sendo perfeito para turistas que buscam conhecer os sabores únicos e típicos de Veneza. Vale muito a pena visitá-lo e, ainda, experimentar algumas comidas típicas que ele oferece.

  • O mercado de peixe funciona de terça a sábado das 7h30 às 12h. Já o mercado de frutas e legumes abre nos mesmos dias da semana, mas das 7h30 às 13h30.

Mercado Rialto em Veneza

Visitar a Libreria Acqua Alta em Veneza

A Libreria Acqua Alta, que significa “Livraria Mar Alto”, é um ponto turístico de destaque em Veneza. Ela possui esse nome porque nas épocas de maré alta, seus livros acabam flutuando nas gôndolas e banheiras onde ficam expostos. Isso costuma acontecer entre outono e inverno, então não deixe de visitá-la nessa época. Além disso, o local é cercado por cenários lindos.

Libreria Acqua Alta em Veneza

Conhecer os Mercados de Natal em Veneza

O inverno é uma das melhores épocas para visitar a cidade de Veneza. E algumas de suas principais atrações são os Mercados de Natal, presentes no final do ano, juntamente com uma decoração temática encantadora e muitas luzes pelas ruas. O mais conhecido é o Mercado de Natal em Campo Santo Stefano, que traz barracas com itens decorativos, máscaras venezianas, brinquedos infantis, comidas típicas e, até mesmo, objetos feitos com vidro de Murano.

Mercado de Natal em Veneza

Divirta-se na patinação no gelo em Veneza

Todos os anos, do início de dezembro ao final de fevereiro, fica disponível uma pista de patinação no Campo San Polo em Veneza. Lá, pessoas de todas as idades se divertem muito! No local, há aluguel de equipamentos de patinação, além de barracas que servem comidas e bebidas. É uma ótima atividade para aproveitar no inverno italiano.

Patinação no gelo no Campo San Polo em Veneza

Assistir a um espetáculo no Teatro La Fenice em Veneza

No inverno, inicia a grande temporada de ópera no Teatro La Fenice em Veneza. Você terá a oportunidade de assistir a concertos imperdíveis em um dos berços da ópera no mundo. É uma experiência única e inesquecível! Um dos espetáculos tradicionais na cidade é o Concerto del Capodanno, realizado todo dia 1º de janeiro.

Interior do Teatro La Fenice em Veneza

Participar do Carnaval de Veneza

O Carnaval de Veneza é um dos eventos mais importantes, não somente de inverno, mas de todo o ano. O início dessa grande festa acontece no bairro de Cannaregio, com um show sobre as águas. Apesar da abertura oficial do carnaval ser em fevereiro, as comemorações já começam semanas antes. Aproveite concursos de máscaras, a festa das Marias e as baladas particulares.

Carnaval em Veneza

Muito mais dicas da Itália no Youtube!

Está gostando da matéria? Não deixe de visitar também o nosso canal no Youtube. Tem vários vídeos incríveis da Itália, com muito mais dicas, para te ajudar a planejar toda a sua viagem. Se quiser, clique aqui para se inscrever no canal ou aqui para ver a playlist com todos os vídeos da Itália. Esse vídeo é o mais assistido do canal:

Como economizar muito na viagem à Itália

O Seguro Viagem é obrigatório para a Itália e Europa

Uma dica importantíssima que reforçamos para todos que estão planejando ir à qualquer país da Europa é que não se esqueça que fazer um Seguro Viagem Internacional é obrigatório para viajar para lá. Veja nossa matéria de Seguro Viagem para Europa com tudo o que você precisa saber sobre o assunto, quais são os melhores seguros e dicas para fazer um excelente seguro por um preço incrível economizando muito.

Mulher olhando janela de avião

Use seu celular à vontade em Veneza e na Europa

Poder usar seu celular em Veneza, na Itália, na Europa e em qualquer outro lugar do mundo é ótimo, pois ele acaba sendo muito útil. Você pode usar os aplicativos dos pontos turísticos e das cidades, os aplicativos de cupons de desconto, se for alugar um carro você economiza uns 100 euros por não precisar alugar um GPS pois poderá usar o do celular, pode pesquisar os endereços e horários dos lugares, ver a previsão do tempo para se planejar para os passeios e lógico ficar conectado com todo mundo através de aplicativos e postar suas fotos da viagem à Itália nas redes sociais.

Se quiser, veja nossas dicas de como usar o celular à vontade na Europa. É super barato e você vai poder usar seu celular o dia inteiro em Roma, Florença, Veneza, Milão, Toscana e qualquer lugar da Itália. E usando a internet do seu celular você poderá pesquisar tudo sobre o que fazer no inverno em Veneza quando estiver lá.

Celular para Veneza e Itália

Dicas para aproveitar melhor sua viagem a Veneza

Agora que você já viu tudo sobre o que fazer no inverno em Veneza, uma dica legal e que faz a diferença na viagem a Veneza é escolher bem a localização do seu hotel e se hospedar perto das atrações turísticas. Não é tão fácil se locomover por lá por causa dos rios e canais que cortam as ruas, e ficando bem localizado você vai aproveitar muito mais e gastar muito menos tempo e dinheiro se deslocando até os lugares.

Se quiser, veja nossa matéria de onde ficar em Veneza, que lá tem as dicas das melhores regiões para se hospedar e também de como conseguir um ótimo hotel por um preço excelente (e achar hotéis excelentes em promoção nessas regiões que são super disputadas). Vale a pena caprichar na reserva do hotel em Veneza.

Gôndolas no Grand Canal em Veneza

Outra dica é que em Veneza mesmo, você não vai usar carro até porque não tem ruas no centro turístico, são só canais e rios. Mas muita gente aluga o carro no último dia em Veneza para pegar ele e ir descendo para as outras cidades da Itália. Alguns pontos turísticos e vinícolas são um pouco afastados e muitos turistas optam por alugar um carro para poder conhecer melhor todas as cidades e a Toscana.

As estradas são lindas, você conhece várias cidades do interior e vilarejos, e pode fazer roteiros incríveis de carro como Roma, Milão, Veneza, Florença, Pisa e explorar bem a Toscana. Sem falar que com um carro você consegue fazer compras com mais facilidades e conhecer os pontos turísticos mais afastados. Se quiser, veja nossa matéria de como alugar um carro na Itália com dicas de como alugar um excelente carro por um preço incrível com super comparadores de preços e tudo o que você precisa saber sobre o assunto.

Carro na estrada

Dicas dos ingressos das atrações de Veneza e da Itália

Outra dica importante para economizar dinheiro e tempo é com os passeios. Para conhecer a maioria dos pontos turísticos e museus de Veneza é preciso comprar os ingressos de cada lugar. A dica é comprar todos os ingressos antes pela Internet, que além de serem sempre mais baratos, você economiza um bom tempo que perderia nas filas das bilheterias e já viaja com os ingressos em mãos e as atrações garantidas.

Se quiser, veja aqui na matéria de ingressos para Veneza e Itália todas as dicas, os mais vendidos e onde comprar todos os ingressos pelo melhor preço. Para as principais atrações de Veneza como os museus da Praça São Marcos, o Palácio do Doge e para fazer o passeio de gôndola pela cidade, você precisará comprar os ingressos para poder entrar.

Piazza San Marco em Veneza

Veja outras matérias imperdíveis de Veneza e da Itália:

O que fazer em Veneza: Principais atrações, passeios e lugares da cidade.
Pontos turísticos de Veneza: Os principais lugares turísticos da cidade.
Dicas para viajar de trem pela Itália: Dicas, melhores empresas e passagens baratas.