Descubra coisas legais para fazer em Roma, para aproveitar ao máximo a sua viagem à Itália e conhecer os principais pontos turísticos e históricos da cidade. Além de ser um museu a céu aberto, a capital italiana é maravilhosa em todos os sentidos: gastronomia, passeios ao ar livre, histórias, compras e muito mais. Confira!
E depois não deixe de ver a matéria de como economizar muito em sua viagem à Itália. É a matéria mais acessada do blog e vai te ajudar muito com todo o planejamento da viagem. São várias dicas imperdíveis que vão fazer você economizar MUITO (muito mesmo) e montar toda a sua viagem à Itália. Agora, veja tudo sobre coisas legais para fazer em Roma.
Visitar o Coliseu de Roma
Uma das coisas mais legais para fazer em Roma é conhecer um de seus pontos mais históricos. Símbolo da Itália e do Império romano, o Coliseu em Roma é um dos monumentos mais famosos do mundo e atrai nada mais nada menos do que 4 milhões de turistas todos os anos.
Sua construção se iniciou no ano de 72 d.C. e, durante décadas, serviu de palco para gladiadores que lutavam entre si ou com animais para um público de mais de 70 mil romanos. A visita às ruínas do Coliseu é um passeio obrigatório a todos os turistas que visitam Roma, não somente por sua grandeza mas por toda a sua história.
A nossa dica principal é comprar o ingresso com bastante antecedência e chegar bem cedo, para não precisar ficar naquelas filas gigantes da bilheteria. Isso vale para tudo em Roma, pois chegar cedo faz uma diferença enorme.
Depois das 11 horas da manhã, todos os pontos turísticos começam a encher bem. Saiba que a maioria das empresas vendem o ingresso que possui acesso ao Coliseu, Fórum Romano e Palatino por cerca de 50€, então vale muito a pena comprar com antecedência e online.
Fazer uma visita noturna ao Coliseu de Roma
O Coliseu de Roma é uma atração imperdível para quem visita a cidade. Porém, no verão, o ideal é fazer um tour por ele durante a noite, para evitar o sol forte e o calor excessivo durante o dia. Essa visita proporciona uma outra visão do local, bastante encantadora, já que ele recebe uma iluminação belíssima.
- O Castelo de Santo Ângelo, os Museus do Vaticano e o Fórum Romano também oferecem animados passeios noturnos, com direito a um show de luzes impressionante no fórum.
Conhecer o Fórum Romano e o Palatino em Roma
No mesmo dia que for ao Coliseu, vá também ao Fórum Romano e no Palatino. O interessante é que o ingresso do Coliseu dá direito a visitar esses dois grandes pontos turísticos de Roma e, os três ficam um ao lado do outro.
O Monte Palatino é uma das sete colinas de Roma, repleta de história inclusive a da fundação de Roma. O Fórum Romano de Roma, conhecido também como o “berço do Direito”, é um lugar incrível e muitas pessoas dizem que acham mais interessante do que o próprio Coliseu.
Estas são construções antigas muito famosas como o Arco de Tito, a Basílica Giulia e o Templo de Saturno, que formam uma área enorme aberta com construções que sobraram da história de Roma e foram preservadas.
Caminhar pelo Vittoriano e Piazza Venezia em Roma
Indo para o Coliseu e Fórum Romano, provavelmente, você vai passar pela Praça Veneza. Esta é uma das mais famosas praças romanas, onde se encontra o incrível Vittoriano, um monumento dedicado ao rei Vittorio Emanuele II e que hoje é um dos maiores museus do mundo.
Você pode entrar no Vittoriano quando estiver voltando do Fórum Romano ou retornar outro dia para explorar melhor o lugar. A entrada é gratuita. Se der tempo, já faça tudo em um dia só, pois tem muitas outras coisas legais para fazer em Roma.
Ir ao Panteão de Roma
O Panteão de Roma, chamado de Pantheon, é um templo dedicado a todos os deuses romanos. Hoje, por lá se encontram enterradas diversas personalidades ilustres, como os pintores Raffaello e Annibale Caracci, os reis Vittorio Emanuele II e Umberto I, e a rainha Margherita.
É um lugar que não pode ficar de fora da sua lista de coisas legais para fazer em Roma, pois é muito bonito, a entrada é gratuita e logo em frente ao Panteão tem uma praça muito charmosa com ótimos restaurantes.
Nossa dica é ir de dia visitar o Panteão, por causa da luz do sol, e depois voltar à noite para jantar em um dos seus restaurantes que são ótimos, que apresentam as mesas do lado de fora na praça e contam com vários artistas e cantores que ficam lá animando a noite de todo mundo.
Saborear a culinária local nos restaurantes em Roma
Uma coisa legal a se saber é que em um passeio na cidade, você logo vai perceber que os restaurantes italianos são um item da lista de coisas legais para fazer em Roma, pois além de ótimos não são caros, são muito acolhedores e é uma delícia sentar nas mesas que ficam no meio das praças e comer uma bela massa com um vinho.
Primeiramente, se delicie com a culinária tanto no almoço quanto no jantar escolhendo um dos inúmeros restaurantes de Roma, beba um vinho e não deixe de provar um “gelato” genuinamente italiano. Tem uma sorveteria muito boa na Praça do Panteão, chamada Giolitti (Via Degli Uffici del Vicario, 40), e várias lojas de souvenirs que são ótimas e bem baratas.
Passear nas praças de Roma
As praças são os lugares que você mais vai ver na sua lista de coisas legais para fazer em Roma. É muito comum na Itália ter essas praças enormes, com restaurantes em volta e artistas de todos os tipos tentando ganhar uma gorjeta. A nossa primeira dica foi a Praça da Rotonda, que é aquela que fica o Panteão e já comentamos.
Abaixo, segue uma lista com as nossas praças favoritas em Roma:
- Piazza di Spagna – Um dos pontos turísticos mais visitados em Roma é a Piazza di Spagna, traduzida como Praça de Espanha. Construída entre os anos de 1723 a 1726 a Escalinata di Trinità dei Monti (Escadaria de Trinità dei Monti) é o ponto mais conhecido da praça. A Praça da Espanha, em Roma, é hoje um dos lugares mais interessantes de se conhecer, pois lá da pra tirar fotos incríveis, como da fonte no centro da praça no formato de um barco.
- Piazza Navona – Essa é a praça mais famosa de todas e um dos pontos turísticos mais visitados da cidade. O ponto de visitação mais famoso na Navona é a Fontana dei Quattro Fiumi (Fonte dos Quatro Rios), que foi esculpida por Gian Lorenzo Bernini, entre 1648 e 1651, e representa os quatro rios mais importantes do mundo naquela época. A Piazza Navona é enorme e também tem excelentes restaurantes em sua volta. Reserve um dia para almoçar ou jantar por lá.
- Campo di Fiori – Essa é uma das praças mais animadas de Roma, que recebe esse nome, pois no local havia um campo de flores. A praça foi construída em 1456, aos comandos do Papa Calixto III. No centro dessa praça, há uma estátua do filósofo Giordano Bruno, que foi acusado de heresia e condenado à fogueira (em 1600). O local ainda conta com uma feira livre incrível, abastecida por produtos locais e muitas flores.
Apreciar a Fontana di Trevi em Roma
A Fontana di Trevi é um dos lugares com a maior concentração de visitantes por metro quadrado em Roma. Imortalizada no cinema, a Fontana di Trevi virou uma tradição pelos turistas que se aglomeram para fazer o tradicional ritual de jogar uma moeda na água que, conforme a lenda, faz com que o visitante retorne à cidade. A dica é ir cedo ou bem tarde, pela noite, quando há menos pessoas.
Caminhar na Villa Borghese em Roma
A Villa Borghese é um parque gratuito lindo, que reúne natureza, tranquilidade e várias atrações, como museus e teatros. É uma ótima opção de coisas legais para fazer em Roma, inclusive para crianças, pois abriga o Bioparco, um zoológico com diferentes espécies de animais. Durante o passeio, também é possível apreciar seus jardins com fontes e lagos.
Explorar os museus em Roma
Os museus também são grandes atrações para quem visita Roma. Nossa dica é para que visite o maior número de complexos de arte e cultura de Roma. Veja os principais a seguir:
- Museus Capitolinos: são divididos entre 6 espaços: Palácio dos Conservadores, onde fica a obra original da Loba Capitolina de Rômulo e Remo; Palácio dos Senadores; Palácio Clementino-Caffarelli; Palácio Novo; Galeria Lapidaria e Central Montemartini. A coleção dos museus é majestosa e abriga obras de diversos períodos da história da arte. Os museus estão na lista dos mais visitados da Europa e a visita guiada de 3h pelos destaques desse complexo custa cerca de 50€.
- Museu Nacional Romano: é um complexo museológico considerado um dos mais famosos museus da Itália. O legal é que ele possui um grande e magnífico acervo constituído por coleções preservadas ao longo dos anos. Para quem gosta de museus, prepare-se para aumentar ainda mais sua lista de coisas legais para fazer em Roma.
- Museu Galleria Borghese: este belo museu está instalado no interior da Villa Borghese em um lindo palácio, proveniente de uma das famílias mais nobres da Europa, a família Borghese, renomada por ter membros que foram Papas e Cardeais no Vaticano. Seu acervo reúne obras entre esculturas e pinturas de mestres como Caravaggio, Leonardo da Vinci, Gian Lorenzo Bernini, Rafael Sanzio, Antonio Canova, Raffaello, Ticiano, Rubens, Bernini e outros.
- Museu Napoleônico: abriga pinturas, documentos, bustos e muitos mais objetos dedicados a Napoleão Bonaparte. Grande parte das obras expostas faziam parte da coleção de Giuseppe Primoli, um descendente da família Bonaparte que doou estes tesouros para Roma. O espaço está dividido em três áreas: a ascensão de Napoleão I, a queda e a ascensão de Napoleão III e a era do Segundo Império.
- Museu da República Romana e as Memórias de Garibaldi: este museu está cheio de documentos, obras de arte e materiais multimídia dedicados à história da República Romana. Além disso, em seu passeio por lá você também verá muitos itens em memória de Giuseppe Garibaldi, revolucionário nacionalista cuja liderança possibilitou a unificação da Itália.
- Museu Casal de’Pazzi: é dedicado à idade do Pleistoceno e tem exposições que datam de 200.000 anos. Por lá você poderá ver ossos de grandes mamíferos, como elefantes antigos e aves aquáticas. Além disso, o local ainda conta com guias muito atenciosos e vídeos explicativos bastante interessantes.
- Museu histórico de veículos militares: muito interessante para aqueles que gostam de estudar sobre guerras, este é um dos museus mais antigos da cidade. Durante seu passeio por lá você terá a oportunidade de ver caminhões, carros blindados e até mesmo helicópteros. Mesmo para aqueles que não entendem muito do assunto, vale a pena o passeio.
- Museu Pietro Canonica: localizado na Villa Borghese, este pequeno, mas muito encantador museu está cheio de obras do artista italiana Pietro Canonica. A primeira parte, mais próxima do conceito tradicional de museu, é no piso térreo, enquanto a segunda parte, um pouco mais íntima, é encontrada no piso superior, onde Pietro tinha seu estúdio.
Assistir a um incrível jogo de futebol ou um show em Roma
Se você vai para a Itália, não deixe de assistir a algum jogo do futebol italiano por lá ou um super show de alguém famoso. E para quem gosta de futebol, os jogos na Itália são uns dos mais emocionantes do mundo e ir no estádio é uma experiência sensacional.
Nós já pesquisamos bastante e tem um site legal para comprar ingressos de esportes e shows na Itália, que foi o mais barato que achamos.
É só clicar aqui nos links para já ver nesse site todos os jogos esportivos e shows que terão em cada uma das cidades no período que você estiver por lá: Jogos e shows em Roma, Jogos e shows em Milão ou em Jogos e shows na Itália para pesquisar em todas as outras cidades italianas. Os times mais famosos são o Milan e o Inter de Milão, que são de Milão, e a Lazio e o Roma, que são da cidade de Roma.
Ir às Termas de Caracalla em Roma
As Termas de Caracalla já fez parte das sete maravilhas de Roma, sendo uma série de monumentos erguidos entre os anos de 212 e 216 d.C, em uma época que as ordem eram dadas por um imperador. O nome “Termas” vem da época dos romanos, que eram muito adeptos dos banhos públicos e utilizavam esse local. As Termas de Caracalla são uma atração incrível e não pode ficar de fora da sua lista de coisas legais para fazer em Roma.
- Horários de abertura: fechado na parte da tarde de segunda-feira, aberto a partir das 9h.
30 de Março a 31 de Agosto – encerramento às 19h15
1 a 30 de Setembro – encerramento às 19h
1 a 30 de Outubro – encerramento às 18h30
31 de Outubro a 15 de Fevereiro – encerramento às 16h30
16 de Fevereiro a 15 de Março – encerramento às 17h - Endereço do Termas de Caracalla: Via delle Terme di Caracalla, 52
- Ingresso: A entrada do Museu custa 15€, mas a nossa dica é para que escolha a opção de 19€, que além da entrada inclui um áudio guia bem completo.
Passear pelo bairro de Trastevere em Roma
Se você busca um bairro bem charmoso, boêmio e ao mesmo tempo tranquilo para conhecer em Roma, a nossa dica é para que não deixe de visitar Trastevere. Esse é um bairro cercado por lojas encantadoras, praças com artistas, ruelas bem charmosas e restaurantes fascinantes.
Aliás, os centros gastronômicos merecem destaque e um dos passeios mais incríveis de Roma é o tour gastronômico dessa região. Então, confira onde comprar ingressos para tour gastronômico pelo bairro do Trastevere em Roma.
Além dos restaurantes, há duas atrações imperdíveis nesse bairro: a antiga Basílica de Santa Maria e a fonte que fica em frente à igreja. A Basílica de Santa Maria em Trastevere foi fundada no século III, pelo Papa Calisto I, e conserva até hoje o seu estilo medieval.
Uma das maiores curiosidades dessa igreja é que ela se divide por dezenas de colunas, as quais vieram das Termas de Caracalla, que citamos acima. O local ainda é cercado por mosaicos em tom dourado, que o deixam ainda mais magnífico.
Fazer compras em Roma
A Itália é sinônimo de gente estilosa, grandes estilistas e marcas mundialmente famosas. Independente da época, é impossível não ver os turistas com alguma sacola andando pelas ruas de Roma. A cidade conta com diversas lojas para todos os gostos e todos os públicos, de boutiques caras a muitas lojas com preços acessíveis com roupas e acessórios de qualidade.
- A dica é ir à Via del Babuino que recebe o título de “a rua mais glamorosa de Roma” com lojas como Tiffany & Co, Mac e Hogan, mas só para olhar.
- A maioria das grandes lojas estão todas na Via del Corso, uma avenida enorme que corta a cidade e tem todas as lojas de roupas e acessórios que os turistas adoram.
- Ande pela Via del Corso de ponta a ponta e termine a caminhada lá em cima, na Piazza di Spagna, onde estão localizadas as marcas mais procuradas pelos turistas.
- Leia ainda a matéria sobre compras em Roma com ótimas dicas e sugestões para a sua programação.
Fazer um tour de ônibus turístico Hop on Hop off em Roma
O tour de ônibus turístico Hop on Hop off é uma ótima forma de conhecer alguns dos principais pontos turísticos de Roma, que traz paisagens mais coloridas e um clima agradável. Há ingressos para 1, 2 ou até 3 dias de passeio, e durante esse tempo, o turista pode subir e descer quantas vezes quiser nas paradas.
Esse ônibus faz paradas por várias atrações incríveis de Roma, como Coliseu, Fontana di Trevi, Basílica de São Pedro e muitos outros. É um tour super divertido e ótima oportunidade para os seus visitantes verem a cidade de uma vista panorâmica e super privilegiada.
- Para adquirir o seu ingresso para o ônibus turístico, e até mesmo para outras atrações de Roma, nós indicamos este Site de Ingressos da Europa. Ela é confiável e excelente, oferecendo variedade de passeios e um ótimo serviço.
Ir ao Vaticano em Roma
Reserve um dia para se dedicar ao Vaticano. Vá para lá o mais cedo possível para visitar a Basílica de São Pedro e fotografar a Praça São Pedro, que aquela praça famosa que enche quando o Papa discursa. A entrada é gratuita para essas atrações e não pode entrar na Igreja com roupas muito ousadas, como saias curtas e ombros de fora.
Depois que sair de lá siga para os Museus do Vaticano, um complexo de museus que fica ao lado da Basílica de São Pedro. Você vai caminhar uns 20 minutos para chegar até os museus e no caminho irá se deparar com uma enorme variedade de lojas de souvernirs que vendem de tudo do Vaticano.
Além de todos os museus o visitante pode visitar a Capela Sistina, a Galeria dos Candelabros, a Galeria dos Mapas, as Salas de Rafael, a Coleção de Arte Religiosa Moderna e Contemporânea e a Sala da Biga.
Os Museus do Vaticano estão entre os mais ricos museus do mundo, por possuírem coleções com valor histórico inigualável, e para visitar eles é necessário comprar o ingresso, que custa cerca de 56€, já com acesso a Capela Sistina. Compre antes pela internet, pois a fila fica enorme lá na entrada. Os Museus do Vaticano são pequenos e interligados.
Refrescar-se na praia de Ostia Lido próximo a Roma
Um passeio que vale a pena incluir em sua lista de coisas legais para fazer em Roma é a maravilhosa Praia de Ostia Lido. Situada a cerca de 25 km a sudoeste de Roma, acessível inclusive por trem, essa praia possui áreas públicas, onde você pode estender sua toalha, e privadas. Ela é ótima para tomar sol, se refrescar no mar e relaxar.
- Também na região de Ostia Antica, há bons restaurantes, um parque arqueológico e mercados artesanais de verão.
Ingressos de atrações e passeios da Itália mais baratos
Uma dica para economizar com a compra dos passeios e ingressos da Itália é comprar os ingressos antes pela Internet, que além de serem sempre mais baratos, você economiza um bom tempo que perderia nas filas das bilheterias e já viaja com os ingressos em mãos. Um site legal que nós sempre utilizamos é esse Site de Ingressos da Europa que vende ingressos para os principais pontos turísticos e passeios de Roma, Florença, Veneza, Milão e de toda a Europa.
Eles são um dos maiores vendedores de ingressos de passeios e pontos turísticos de todas as cidades do mundo, o site está em português e o bom é que você compra todos os seus ingressos da viagem em um único lugar, ao invés de ficar comprando no site de cada atração. É muito mais prático, você tem um atendimento excelente para resolver qualquer problema ou dúvida que tiver e os preços são ótimos e muitas vezes mais barato do que no próprio site da atração.
Facilitou bastante nossas viagens e ajudou a economizar um bom tempo comprando, nas filas e a economizar dinheiro. Prepare-se, pois as opções de passeios são enormes e dá vontade de fazer todos. Depois de comprar, você recebe por e-mail o voucher e todas as informações, tudo bem detalhado.
Há diversas opções de passeios e atrações legais, para cada tipo de gosto. Nos principais pontos turísticos da cidade, você pegaria filas enormes se deixasse para comprar lá na hora. Os passeios de Roma que são imperdíveis e que mais indicamos são:
- Coliseu de Roma
- Fórum Romano e Palatino (o ingresso do Coliseu já dá direito a entrar nesses dois)
- Basílica de São Pedro, que é o Vaticano
- Museu do Vaticano
- Castelo de Santo Ângelo
- Ônibus turístico Hop on Hop, que é ótimo para conhecer a cidade e ficar se deslocando por lá
Muito mais dicas da Itália no Youtube!
Está gostando da matéria? Não deixe de visitar também o nosso canal no Youtube. Tem vários vídeos incríveis da Itália, com muito mais dicas, para te ajudar a planejar toda a sua viagem. Se quiser, clique aqui para se inscrever no canal ou aqui para ver a playlist com todos os vídeos da Itália. Esse vídeo é o mais assistido do canal:
O Seguro Viagem é obrigatório para a Itália e Europa
Uma dica importantíssima que reforçamos para todos que estão planejando ir à qualquer país da Europa é que não se esqueça que fazer um Seguro Viagem Internacional é obrigatório para viajar para lá. Veja nossa matéria de Seguro Viagem para Europa com tudo o que você precisa saber sobre o assunto, quais são os melhores seguros e dicas para fazer um excelente seguro por um preço incrível economizando muito.
Dicas para aproveitar melhor sua viagem à Roma
Agora que você já viu tudo sobre coisas legais para fazer em Roma, uma dica legal e que faz a diferença na viagem à Roma é escolher bem a localização do seu hotel e se hospedar perto das atrações turísticas. A cidade é grande até e ficando bem localizado você vai aproveitar muito mais e gastar muito menos tempo e dinheiro se deslocando até os lugares.
Se quiser, veja nossa matéria de onde ficar em Roma, que lá tem as dicas das melhores regiões para se hospedar e também de como conseguir um ótimo hotel por um preço excelente (e achar hotéis excelentes em promoção nessas regiões que são super disputadas). Vale a pena caprichar na reserva do hotel em Roma.
E outra dica importante é que alguns pontos turísticos, cidades legais e vinícolas são um pouco afastados, e uma ótima opção para aproveitar melhor sua viagem pela Itália é alugar um carro. Muitos brasileiros estão optando por alugar um carro na Itália para poder conhecer melhor todas as cidades, principalmente as da Toscana.
As estradas são lindas, você conhece várias cidades do interior e vilarejos, e pode fazer roteiros incríveis de carro como Roma, Milão, Florença, Pisa, Veneza, conhecer as belas praias da Costa Amalfitana, Siena, Lucca e explorar bem a Toscana. A Itália é um país em que alugar um carro é essencial. Se quiser, veja nossa matéria de como alugar um carro na Itália com dicas de como alugar um excelente carro por um preço incrível com super comparadores de preços, os roteiros mais famosos e tudo o que você precisa saber sobre o assunto.
Use seu celular à vontade em Roma e na Europa
Poder usar seu celular em Roma, na Itália, na Europa e em qualquer outro lugar do mundo é ótimo, pois ele acaba sendo muito útil. Você pode usar os aplicativos dos pontos turísticos e das cidades, os aplicativos de cupons de desconto, se for alugar um carro você economiza uns 100 euros por não precisar alugar um GPS pois poderá usar o do celular, pode pesquisar os endereços e horários dos lugares, ver a previsão do tempo para se planejar para os passeios e lógico ficar conectado com todo mundo através de aplicativos e postar suas fotos da viagem à Itália nas redes sociais.
Se quiser, veja nossas dicas de como usar o celular à vontade na Europa. É super barato e você vai poder usar seu celular o dia inteiro em Roma, Florença, Veneza, Milão, Toscana e qualquer lugar da Itália. E usando a internet do seu celular você poderá pesquisar tudo sobre coisas legais para fazer em Roma quando estiver lá.
Dicas dos ingressos das atrações de Roma e da Itália
Outra dica importante para economizar dinheiro e tempo é com os passeios. Para conhecer a maioria dos pontos turísticos e museus de Roma é preciso comprar os ingressos de cada lugar. A dica é comprar todos os ingressos antes pela Internet, que além de serem sempre mais baratos, você economiza um bom tempo que perderia nas filas das bilheterias e já viaja com os ingressos em mãos e as atrações garantidas.
Se quiser, veja aqui na matéria de ingressos para Roma e Itália todas as dicas, os mais vendidos e onde comprar todos os ingressos pelo melhor preço. Para todas as principais atrações como o Coliseu, Fórum Romano, Vaticano e os principais museus de Roma, você precisará comprar os ingressos para poder entrar.
Veja outras matérias de Roma e da Itália:
O que fazer em Roma: Principais atrações, passeios e lugares da cidade.
Guia da Toscana: Tudo o que você precisa saber sobre a Toscana.
Pontos turísticos de Roma: Os principais lugares turísticos da cidade.
Dicas para viajar de trem pela Itália: Dicas, melhores empresas e passagens baratas.