Paisagem do entardecer em Assis
Assis

Roteiro de 4 dias em Assis

Saiba como planejar o melhor roteiro de 4 dias em Assis, para aproveitar seu tempo nessa cidade e conhecer as principais atrações. Assis está repleta de igrejas majestosas, praças encantadoras e lugares interessantes. Programe-se para visitar os pontos turísticos dessa região.

Vista da região de Assis

E depois não deixe de ver a matéria de como economizar muito em sua viagem à Itália. É a matéria mais acessada do blog e vai te ajudar muito com todo o planejamento da viagem. São várias dicas imperdíveis que vão fazer você economizar MUITO (muito mesmo) e montar toda a sua viagem à Itália. Agora, veja tudo sobre o roteiro de 4 dias em Assis.

Primeiro dia do roteiro de 4 dias em Assis

Manhã

Um lugar que não pode faltar em seu roteiro de 4 dias em Assis é a famosa Basílica de São Francisco, um dos principais pontos turísticos da cidade. Então, a nossa dica é já começar por ela. Durante o passeio, você pode conhecer mais sobre a vida do padroeiro de Assis e apreciar belíssima arte sacra em seu interior. Também vale a pena explorar sua extensa área externa.

Estátua na Basílica de São Francisco em Assis

Ao sair da Basílica de São Francisco, você passará pela Via San Francesco, uma rua de estilo medieval bastante charmosa. Faça uma parada por lá para observar restos de afrescos nas paredes e visitar algumas atrações, como a Pinacoteca Comunale, situada no Palazzo Giacobetti-Vallemani. Ela abriga uma extensa coleção de pinturas da época de 1600.

Pinacoteca Comunale Palazzo Vallemani em Assis

Tarde

Seguindo o seu passeio por Assis, vá até a Piazza del Comune. Essa praça conta com restaurantes excelentes para você almoçar, além do espaço que é agradável para caminhar e relaxar após a sua refeição. Depois, aproveite para conhecer as atrações do local. Entre eles, está o Templo de Minerva, que está incorporado à Basílica de Santa Maria Sobre Minerva.

Piazza del Comune em Assis

Esse templo era um antigo santuário romano do século I a.C. e traz elementos arquitetônicos interessantes. Em seguida, vá até a Basílica de Santa Clara, outra igreja de destaque na cidade de Assis. Ela possui uma arquitetura geométrica, de estilo gótico, e é encantadora, com pedras rosas em seu exterior e obras artísticas do século XII ao século XIV em seu interior.

Basílica de Santa Clara em Assis

Noite

Ao final da tarde, uma boa opção é retornar à Piazza del Comune para assistir ao belo pôr do sol da cidade. Por lá, você também pode jantar em algum restaurante e caminhar pela região. Outra boa opção de o que fazer à noite em Assis é observar seus pontos turísticos, que recebem uma iluminação fantástica, como o Templo de Minerva, na própria praça, e a Basílica de São Francisco.

Basílica de São Francisco em Assis iluminada à noite

Segundo dia do roteiro de 4 dias em Assis

Manhã

Inicie seu segundo dia de viagem em Assis visitando a Igreja Nova, chamada de Chiesa Nuova em italiano. Ela foi construída no século XIV, na Piazza Del Vescovado, e reserva ambientes muito interessantes. Isso porque no local, está a casa que pertenceu aos pais de São Francisco e que, atualmente, preserva alguns elementos daquela época.

Igreja Nova em Assis

Reserve toda a sua manhã para conhecer a igreja, aprender mais sobre a trajetória de São Francisco e observar ambientes que fizeram parte da vida desse santo, que morou nessa casa até a sua conversão aos 24 anos de idade.

Interior da Igreja Nova em Assis

Tarde

Para almoçar, você pode explorar os ótimos restaurantes presentes ao redor da cidade. E então, visite a Catedral de São Rufino, onde São Francisco e Santa Clara se batizaram. Chamada de Duomo di San Rufino, é a principal catedral de Assis e possui um estilo romântico. Ainda com suas reformas ao longo dos anos, essa igreja preserva a arquitetura original do campanário.

Catedral de São Rufino em Assis

Dedique toda a sua tarde para explorar essa catedral e passear na Piazza de San Rufino, onde ela está situada. Lá, está o Museu da Catedral, um lugar imperdível, principalmente para apreciadores de arte sacra. Esse museu dispõe de exposições únicas, incluindo obras artísticas relacionadas ao Papa João Paulo II.

Interior da Catedral de São Rufino em Assis

Noite

À noite, você pode aproveitar para diferenciar seu jantar e experimentar porções deliciosas enquanto aprecia um bom vinho italiano. Para isso, a cidade de Assis oferece bares e pubs imperdíveis. Uma dica é o Bibenda, um bar de vinhos com degustações acompanhadas de aperitivos deliciosos.

Interior do Bibenda em Assis

Terceiro dia de seu roteiro de 4 dias em Assis

Manhã

Em seu terceiro dia em Assis, reserve a manhã para ir até a Basílica de Santa Maria dos Anjos. Ela está localizada, mais especificamente, na fração comunal de Santa Maria dos Anjos e fica próximo à estação de trem de Assis. É um ponto turístico imperdível e vale muito a pena conhecer essa igreja que fez parte da história de Santa Clara e São Francisco.

Fachada da Basílica de Santa Maria dos Anjos em Assis

A arquitetura dessa Basílica, de estilo maneirista, é magnífica e imponente. E seu interior é igualmente cativante, pois possui pinturas e esculturas belíssimas. Lá dentro, também está a Capela da Porciúncula, uma pequena igreja onde São Francisco descobriu sua vocação e acolheu Santa Clara e os primeiros frades que o seguiram.

Capela da Porciúncula na Basílica de Santa Maria dos Anjos em Assis

Tarde

Retorne ao centro turístico de Assis para almoçar e passe a sua tarde explorando o Museu Arqueológico e Fórum Romano, um passeio bem diferente do turismo religioso tão presente na cidade. Eles estão na Piazza del Comune, mais especificamente na parte parte subterrânea dessa praça, e é possível acessá-los pela cripta da Igreja de San Nicolò.

Interior do Museu Arqueológico e Fórum Romano em Assis

No Museu Arqueológico, estão vários objetos antigos que fizeram parte da história de Assis e da Itália. No local, você pode observar estátuas romanas, lápides e urnas funerárias e muito mais. E no centro desse museu, também está o Fórum Romano, com vários elementos da capital italiana.

Exposição no Museu Arqueológico e Fórum Romano em Assis

Noite

Para assistir ao pôr do sol, vá até a Rocca Maggiore, uma estrutura restante de uma fortaleza medieval construída no século XIII. Ela oferece uma vista panorâmica espetacular, sendo possível apreciar a cidade de Assis e os vales ao redor. É ideal para ver o cair da tarde. Já para o jantar, experimente o pub de estilo inglês Penny Lane Tavern, que também funciona como pizzaria.

Vista de Rocca Maggiore em Assis

Quarto dia do roteiro de 4 dias em Assis

Manhã

Na manhã do seu quarto dia de viagem, visite a Igreja de São Damião, uma pequena igreja local de estilo romântico que é um dos santuários mais famosos de Assis. Esse local possui destaque por ter sido onde São Francisco compôs o cântico das Criaturas e Santa Clara fundou a Ordem das Clarissas, e onde ela viveu até sua morte.

Igreja de São Damião em Assis

Tarde

Almoce no centro de Assis e, em seguida, vá ao Ermida das Prisões, chamado de Eremo delle Carceri em italiano. Este é um complexo um pouco afastado do centro histórico de Assis, a uma distância de aproximadamente 4 km, no alto do Monte Subasio. Para chegar até ele, é necessário subir uma altura de cerca de 800 metros, mas compensa pela beleza e história do local.

Eremo delle Carceri em Assis

Por lá, você pode conhecer onde São Francisco e seus discípulos faziam retiros espirituais. Além disso, a vista que desse complexo é maravilhosa. Aproveite para, na volta, fazer uma parada no Terrazza panoramica Monte Subasio, um terraço com vista panorâmica para a região.

Vista do Eremo delle Carceri em Assis

Noite

Em sua quarta noite em Assis, você pode ir a um lugar animado para aproveitar a vida noturna da cidade. Nossa indicação é a Osteria Cavatappi, que funciona como uma taberna e wine bar. Ela conta com boa comida e um ambiente bastante aconchegante, com área externa, e promove eventos com música ao vivo em algumas noites de verão.

Interior da Osteria Cavatappi em Assis

Muito mais dicas da Itália no Youtube!

Está gostando da matéria? Não deixe de visitar também o nosso canal no Youtube. Tem vários vídeos incríveis da Itália, com muito mais dicas, para te ajudar a planejar toda a sua viagem. Se quiser, clique aqui para se inscrever no canal ou aqui para ver a playlist com todos os vídeos da Itália. Esse vídeo é o mais assistido do canal:

Como economizar muito na viagem à Itália

O Seguro Viagem é obrigatório para a Itália e Europa

Uma dica importantíssima que reforçamos para todos que estão planejando ir à qualquer país da Europa é que não se esqueça que fazer um Seguro Viagem Internacional é obrigatório para viajar para lá. Veja nossa matéria de Seguro Viagem para Europa com tudo o que você precisa saber sobre o assunto, quais são os melhores seguros e dicas para fazer um excelente seguro por um preço incrível economizando muito.

Dicas para aproveitar melhor sua viagem à Itália

Agora que você já viu tudo sobre o roteiro de 4 dias em Assis, uma dica importante é que alguns pontos turísticos, cidades legais e vinícolas são um pouco afastados, e uma ótima opção para aproveitar melhor sua viagem pela Itália é alugar um carro. Muitos brasileiros estão optando por alugar um carro na Itália para poder conhecer melhor todas as cidades, principalmente as da Toscana.

As estradas são lindas, você conhece várias cidades do interior e vilarejos, e pode fazer roteiros incríveis de carro como Roma, Milão, Florença, Pisa, Veneza, conhecer as belas praias da Costa Amalfitana, Siena, Lucca e explorar bem a Toscana. A Itália é um país em que alugar um carro é essencial. Se quiser, veja nossa matéria de como alugar um carro na Itália com dicas de como alugar um excelente carro por um preço incrível com super comparadores de preços, os roteiros mais famosos e tudo o que você precisa saber sobre o assunto.

Aluguel de carro na Itália

Use seu celular à vontade na Itália e na Europa

Poder usar seu celular na Itália, na Europa e em qualquer outro lugar do mundo é ótimo, pois ele acaba sendo muito útil. Você pode usar os aplicativos dos pontos turísticos e das cidades, os aplicativos de cupons de desconto, se for alugar um carro você economiza uns 100 euros por não precisar alugar um GPS pois poderá usar o do celular, pode pesquisar os endereços e horários dos lugares, ver a previsão do tempo para se planejar para os passeios e lógico ficar conectado com todo mundo através de aplicativos e postar suas fotos da viagem à Itália nas redes sociais.

Se quiser, veja nossas dicas de como usar o celular à vontade na Europa. É super barato e você vai poder usar seu celular o dia inteiro em Roma, Florença, Veneza, Milão, Toscana e qualquer lugar da Itália. E usando a internet do seu celular você poderá pesquisar tudo sobre o roteiro de 4 dias em Assis para quando estiver lá.

Usar o celular na Itália

Veja outras matérias legais da Itália:

O que fazer em Roma: Principais atrações, passeios e lugares da cidade.
Guia da Toscana: Tudo o que você precisa saber sobre a Toscana.
Como levar dinheiro para Itália: Melhores formas de levar e comprar seus euros.
Dicas para viajar de trem pela Itália: Dicas, melhores empresas e passagens baratas.

Tags:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *