Confira o que fazer no inverno em Florença, para aproveitar ao máximo a estação mais fria do ano na cidade. O inverno por lá costuma ser mais rigoroso que em Roma, por exemplo, porém com raras chances de neve. Portanto, a nossa dica é se agasalhar e dar preferência para passeios em locais fechados, a fim de se proteger do frio. Veja boas opções de atividades a seguir:
E depois não deixe de ver a matéria de como economizar muito em sua viagem à Itália. É a matéria mais acessada do blog e vai te ajudar muito com todo o planejamento da viagem. São várias dicas imperdíveis que vão fazer você economizar MUITO (muito mesmo) e montar toda a sua viagem à Itália. Agora, veja tudo sobre o que fazer no inverno em Florença.
Visitar os museus em Florença
Um ótimo passeio para fazer no inverno em Florença é conhecer os museus da cidade, que são muito interessantes. Porém, para isso, é necessário se programar, já que eles fecham às segundas-feiras. Entre os principais museus da cidade, estão o Museu Galileo, a Galleria degli Uffizi e a Galeria da Academia de Belas Artes.
Outro local imperdível é, na verdade, um palácio renascentista chamado Palazzo Pitti. Esse grande complexo é um dos maiores monumentos históricos de Florença e abriga museus e galerias fantásticos. Na área externa, também está o Jardim de Bóboli, com cerca de 45 metros quadrados que incluem lagos, fontes, templos e diversas estátuas.
Conhecer a Basílica de Santa Maria del Fiore em Florença
Conhecida como Catedral de Florença ou Duomo de Florença, essa é uma das igrejas mais famosas do mundo e um passeio ótimo para fazer em qualquer estação do ano. Ela possui um edifício grandioso, repleto de detalhes, que é uma das obras mais importantes da arte gótica já arquitetadas.
- A visitação no interior da catedral é gratuita, porém para conhecer sua cúpula, batistério, cripta e campanário, é necessário adquirir um ingresso adicional.
Passear pela Piazza del Duomo em Florença
Além de visitar a Basílica de Santa Maria del Fiore, vale a pena conhecer também os detalhes da praça onde ela está localizada. A Piazza del Duomo conta com outros pontos turísticos muito interessantes, como o Campanário de Giotto, o Batistério de São João (um dos edifícios mais antigos de Florença, construído entre 1059 e 1128) e o Museo dell’Opera del Duomo.
Cada canto dessa praça é encantador, e ao redor dela, há cafeterias locais onde você pode tomar um delicioso café quente. Durante esse passeio, você ainda pode conhecer a Via de Calzaioli, uma das ruas mais elegantes de Florença, que liga a Piazza del Duomo com a Piazza della Signoria, onde está o Palazzo Vecchio.
Visitar o Palazzo Vecchio em Florença
O Palazzo Vecchio está situado na Piazza della Signoria, umas das principais praças da cidade, e é a sede da Câmara Municipal de Florença. E, além dessa função, esse edifício com forma de castelo também abriga um museu incrível, onde é possível encontrar obras de Michelangelo, Buonarroti e Agnolo Bronzino. Seu acervo é riquíssimo e muito interessante.
Dentro do Palazzo Vecchio, você poderá conhecer os aposentos que os integrantes da família Medici utilizavam quando governavam, incluindo uma capela privada de Eleonora e o Salone dei Cinquecento, um salão que abriga obras grandiosas. Esse palácio é cheio de obras de arte, salas e passagens secretas. Vale muito a pena conhecê-lo e, inclusive, fazer uma visita guiada.
Conhecer a Basílica de São Lourenço em Florença
A Basílica de São Lourenço era uma igreja privada e uma das mais ricas de Florença. Todo o seu interior foi desenhado por Michelangelo, sendo esse cercado por púlpitos de bronze, últimas obras de Donatello. Por fora, seu visual não é tão moderno, por ser uma das igrejas mais antigas da Itália e ter toda a sua estrutura preservada. Mas, por dentro, é enorme e bastante imponente.
Explorar o Mercado Central de Florença
Uma das melhores opções de o que fazer no inverno em Florença é visitar o Mercado Central da cidade. Ele é completo e um ótimo lugar para fazer compras. No andar de baixo, esse mercado reserva dezenas de lojas que vendem todos os tipos de especiarias e comida italiana. Enquanto isso, no andar de cima, está uma praça de alimentação com vários restaurantes.
- O Mercado Central de Florença fica próximo à Basílica de São Lourenço e logo ao lado, há uma rua fechada com uma feira chamada Mercato di San Lorenzo (Mercado de São Lourenço, em português), que também vale a pena conhecer.
Fazer muitas compras em Florença
O inverno traz promoções incríveis, principalmente no mês de janeiro. É, portanto, uma ótima época para fazer muitas compras em Florença. Adquira roupas, bolsas, acessórios ou, até mesmo, utensílios domésticos por valores muito em conta. Além disso, dezembro é a época dos mercados de Natal, ótimos para adquirir produtos temáticos e comidas típicas deliciosas.
Patinar no gelo em Florença
Outra dica de o que fazer no inverno em Florença é patinar no gelo no Firenze Winter Park, um evento disponível entre o final de outubro e o final de fevereiro. Ele acontece no Tuscany Hall, próximo ao rio Arno, e oferece dois rinques de patinação no gelo, aulas de patinação, Ice Stock (um esporte de inverno, também chamado de curling), espetáculos sobre o gelo e muito mais.
Conhecer os Mercados de Natal em Florença
Como citamos anteriormente, no final do ano a cidade de Florença recebe ótimos Mercados de Natal. Eles são repletos de produtos artesanais e alimentícios da Itália, e apesar do frio intenso, vale muito a pena visitá-los para se divertir e fazer algumas compras. Alguns dos principais mercados natalinos da cidade são estes:
- Mercado Heidelberg Weihnachtsmarkt, na Piazza Santa Croce, com mais de 50 estandes. É o mercado mais tradicional da cidade.
- Mercado Villaggio di Babbo Natale, que em português significa Casa do Papai Noel, em Campi Bisenzio. É ideal para quem está viajando com a família.
- Mercado Natale per File, feito em prol da Fundação Italiana de Leniterapia, ou seja, é um mercado natalino beneficente. Diferentemente dos outros, este acontece em local fechado, normalmente no Palazzo Corsini.
Participar do Firenze Light Festival em Florença
O Firenze Light Festival é um evento de Natal que acontece do início de dezembro ao início de janeiro. Nesse período, os principais locais de Florença são iluminados com luzes coloridas e ilustrações, além de sediarem shows temáticos. É simplesmente encantador, e uma ótima forma de aproveitar o inverno na cidade.
- Alguns locais imperdíveis que participam do Firenze Light Festival são Ponte Vecchio, Museu Galileo, Piazza San Lorenzo e Piazza Santissima Annunziata.
Muito mais dicas da Itália no Youtube!
Está gostando da matéria? Não deixe de visitar também o nosso canal no Youtube. Tem vários vídeos incríveis da Itália, com muito mais dicas, para te ajudar a planejar toda a sua viagem. Se quiser, clique aqui para se inscrever no canal ou aqui para ver a playlist com todos os vídeos da Itália. Esse vídeo é o mais assistido do canal:
O Seguro Viagem é obrigatório para a Itália e Europa
Uma dica importantíssima que reforçamos para todos que estão planejando ir à qualquer país da Europa é que não se esqueça que fazer um Seguro Viagem Internacional é obrigatório para viajar para lá. Veja nossa matéria de Seguro Viagem para Europa com tudo o que você precisa saber sobre o assunto, quais são os melhores seguros e dicas para fazer um excelente seguro por um preço incrível economizando muito.
Dicas para aproveitar melhor sua viagem à Florença
Agora que você já viu tudo sobre o que fazer no inverno em Florença, uma dica legal e que faz a diferença na viagem à Florença é escolher bem a localização do seu hotel e se hospedar perto das atrações turísticas. A cidade é grande até e ficando bem localizado você vai aproveitar muito mais e gastar muito menos tempo e dinheiro se deslocando até os lugares.
Se quiser, veja nossa matéria de onde ficar em Florença, que lá tem as dicas das melhores regiões para se hospedar e também de como conseguir um ótimo hotel por um preço excelente (e achar hotéis excelentes em promoção nessas regiões que são super disputadas). Vale a pena caprichar na reserva do hotel em Florença.
E outra dica importante é que alguns pontos turísticos, cidades legais e vinícolas são um pouco afastados, e uma ótima opção para aproveitar melhor sua viagem pela Itália é alugar um carro. Partindo de Florença, você chega em quase todas as cidades da Toscana em uma ou duas horas, como Siena, Lucca, Pisa e Montalcino. Por isso muitas pessoas ficam hospedadas lá e alugam um carro para conhecer as cidades da toscana.
As estradas são lindas, você conhece várias cidades do interior e vilarejos, e pode fazer roteiros incríveis de carro como Roma, Milão, Florença, Pisa, Veneza, conhecer as belas praias da Costa Amalfitana, Siena, Lucca e explorar bem a Toscana. A Itália é um país em que alugar um carro é essencial. Se quiser, veja nossa matéria de como alugar um carro na Itália com dicas de como alugar um excelente carro por um preço incrível com super comparadores de preços, os roteiros mais famosos e tudo o que você precisa saber sobre o assunto.
Use seu celular à vontade em Florença e na Europa
Poder usar seu celular em Florença, na Itália, na Europa e em qualquer outro lugar do mundo é ótimo, pois ele acaba sendo muito útil. Você pode usar os aplicativos dos pontos turísticos e das cidades, os aplicativos de cupons de desconto, se for alugar um carro você economiza uns 100 euros por não precisar alugar um GPS pois poderá usar o do celular, pode pesquisar os endereços e horários dos lugares, ver a previsão do tempo para se planejar para os passeios e lógico ficar conectado com todo mundo através de aplicativos e postar suas fotos da viagem à Itália nas redes sociais.
Se quiser, veja nossas dicas de como usar o celular à vontade na Europa. É super barato e você vai poder usar seu celular o dia inteiro em Roma, Florença, Veneza, Milão, Toscana e qualquer lugar da Itália. E usando a internet do seu celular você poderá pesquisar tudo sobre o que fazer no inverno em Florença quando estiver lá.
Dicas dos ingressos das atrações de Florença e da Itália
Outra dica importante para economizar dinheiro e tempo é com os passeios. Para conhecer a maioria dos pontos turísticos e museus de Florença é preciso comprar os ingressos de cada lugar. A dica é comprar todos os ingressos antes pela Internet, que além de serem sempre mais baratos, você economiza um bom tempo que perderia nas filas das bilheterias e já viaja com os ingressos em mãos e as atrações garantidas.
Se quiser, veja aqui na matéria de ingressos para Florença e Itália todas as dicas, os mais vendidos e onde comprar todos os ingressos pelo melhor preço. Para todas as principais atrações de Florença como o Palatino e Arte Moderna, Galeria Uffizi, Galeria Accademia, Jardins de Boboli, Capela de Medici e para a Galeria de Arte Moderna, você precisará comprar os ingressos para entrar.
Veja outras matérias imperdíveis de Florença e da Itália:
O que fazer em Florença: Principais atrações, passeios e lugares da cidade.
Guia da Toscana: Tudo o que você precisa saber sobre a Toscana.
Dicas para viajar de trem pela Itália: Dicas, melhores empresas e passagens baratas.