Confira 10 coisas de graça para fazer em Milão, para aproveitar a cidade e se divertir sem gastar nada. Se você deseja uma viagem econômica, a nossa dica é optar pelos passeios gratuitos, a fim de compensar os outros gastos inevitáveis, como passagens aéreas e hospedagem.
E depois não deixe de ver a matéria de como economizar muito em sua viagem à Itália. É a matéria mais acessada do blog e vai te ajudar muito com todo o planejamento da viagem. São várias dicas imperdíveis que vão fazer você economizar MUITO (muito mesmo) e montar toda a sua viagem à Itália. Agora, veja tudo sobre 10 coisas de graça para fazer em Milão.
1. Passear pela Piazza del Duomo em Milão
A Piazza del Duomo é um dos pontos turísticos mais procurados e uma das principais praças em Milão. É nela onde acontecem os principais acontecimentos, manifestações e eventos da cidade, sendo a sua principal atração a Catedral de Milão. No meio da Piazza del Duomo, está o Monumento Equestre de Vittorio Emanuele II e ao seu redor, diversas lojas, bares, restaurantes e pessoas vendendo lembrancinhas do lugar e da Itália.
2. Conhecer a Galeria Vittorio Emanuele II em Milão
A Galeria Vittorio Emanuele II, que une a Praça Duomo à Praça Scala, é formada pelo cruzamento de duas vias, que formam um octógono na parte central. Este é coberto por uma cúpula de ferro, o que fez com que a rua tenha se transformado em uma galeria fechada. É um lugar lindo, gratuito e cheio de lojas e restaurantes para passear.
- A entrada dessa galeria fica bem em frente à Praça Duomo.
3. Fazer um tour pelo Castelo Sforzesco em Milão
O Castelo Sforzesco é um dos monumentos mais importantes da cidade, sendo que ao longo do tempo, já passou por diversas transformações estruturais. Ele também já funcionou como casa, fortaleza e, por fim, se tornou um símbolo dos momentos históricos. Em seu interior, estão diversos museus de arte e cultura, como Pinacoteca, Museu de Arte Antiga, Museu dos Instrumentos Musicais, entre outros.
4. Relaxar no Parque Sempione em Milão
Logo atrás do Castelo Sforzesco, está o Parque Sempione, que antes era o jardim do castelo e usado apenas pela família real. Com o tempo, esse parque foi reformado e tornou-se um dos lugares preferidos dos moradores locais para caminhar e descansar. Ele possui uma boa infra-estrutura, inclusive com Wi-Fi gratuito.
5. Caminhar no Parque Giardini Pubblici em Milão
Outro parque gratuito imperdível em Milão é o Parque Giardini Pubblici, anteriormente conhecido como Giardini di Porta Venezia. Ele foi o primeiro parque público da cidade e atualmente, é um dos mais visitados. Localizado na avenida Corso Venezia, ele conta com um parque de diversões, o Museu da História Natural e um planetário, além de áreas para relaxar.
- Uma curiosidade interessante é que o Parque Giardini Pubblici foi usado como entrada da família real da Áustria.
6. Visitar o Museu Cívico de História Natural em Milão
Entre as melhores coisas de graça para fazer em Milão, está conhecer o Museu Cívico de História Natural. Localizado no Parque Giardini Pubblici, é considerado um dos museus de história natural mais importantes de toda Europa e abriga quase três milhões de objetos. O local possui 23 salas de exposições, com temas interessantes, e uma biblioteca que possui 120 mil volumes.
7. Conhecer o Cemitério Monumental de Milão
Esse é um passeio diferente que você pode fazer a fim de observar as belas obras de arte que ornamentam os jazigos das personalidades italianas ali sepultadas. O local traz a história de Milão através dos túmulos de alguns de seus habitantes memoráveis. Lá, estão mais de 15.000 estátuas e edifícios famosos, como o Famedio (ou Pantheon), o Ossario e o antigo crematório neoclássico.
8. Ver as exposições da Casa-Museu Boschi Di Stefano em Milão
A casa onde habitava Antonio Boschi e Marieda Di Stefano está aberta ao público desde 2003 e abriga uma coleção impressionante de artes do século XX, com cerca de 300 obras. No local, estão pinturas, desenhos e esculturas de grandes artistas como Carrà, Boccioni e Sironi. Vale muito a pena visitar esse museu e observar as peças ali expostas.
9. Visitar a Igreja Santa Maria presso San Satiro em Milão
A Igreja Santa Maria presso San Satiro é uma pequena basílica dedicada a San Satiro. Ela foi fundada no século IX e possui uma arquitetura muito interessante. Também conta com uma ilusão de ótica criada pelo mestre Bramante, retratando uma falsa perspectiva de uma grande abóboda, de quase 10 metros, quando na verdade, ela possui apenas alguns centímetros.
10. Apreciar as obras do Museu Alessandro Manzoni em Milão
Finalizando as nossas dicas de coisas de graça para fazer em Milão, nós indicamos que você visite o Museu Alessandro Manzoni, também chamado de Casa Manzoni. Ele se encontra dentro da casa onde o escritor viveu com sua família de 1814 até 1873. Por lá, é possível conhecer o quarto e o escritório do artista, que é um dos nomes mais importantes da literatura italiana.
- No local também estão expostos alguns documentos e manuscritos interessantes, portanto vale a pena separar um tempo para explorar esse museu com calma.
Tours gratuitos por Milão
Uma dica bem legal de passeio gratuito em Milão, são os chamados Free Tours. Algumas empresas oferecem esses passeios, que são totalmente gratuitos, e um guia faz uma excursão pela cidade explicando tudo nos detalhes. O tour é gratuito, mas no final, quase todo mundo dá uma gorjeta para o guia, então o valor da gorjeta fica a critério de cada um. É uma forma bem legal e barata de conhecer melhor a história do lugar.
No site que a gente usa para comprar os passeios e ingressos de Milão tem dois passeios muito legais que são: Free tour por Milão (um tour de 2h45 que passa pelos principais pontos turísticos da cidade) e Free tour da arte por Milão (um tour de 3h pelos bairros mais bonitos e artísticos da cidade, com paradas em algumas atrações imperdíveis).
Para fazer esses tours é só entrar nesse site. É o maior site de passeios do mundo. É onde sempre compramos e encontramos os melhores preços. Existem bastantes passeios gratuitos por Milão, mas também há passeios imperdíveis que não podem ficar de fora do seu roteiro e são pagos. A dica é sempre comprar com antecedência, que sai mais barato.
E nesse site, por exemplo, já tem a cobrança em reais por PIX. O que é ótimo, pois você não paga os 6,3% de IOF que pagaria comprando lá na hora ou em outro site internacional. Comprando por ele você já vai economizar bastante.
Passeios pagos que também valem a pena em Milão
Existem alguns lugares pagos que também são imperdíveis e vale muito a pena comprar seus ingressos. Aqueles que achamos que não pode ficar de fora são a Catedral de Milão, a Igreja Santa Maria delle Grazie, o Teatro alla Scala e os museus em Milão.
Todos esses pontos turísticos em Milão são muito divertidos e interessantes. E o lugar mais barato para comprá-los é no site de ingressos que indicamos, pois além de oferecerem ótimos preços, eles são confiáveis e contam com um atendimento excelente.
Um site muito bom que nós sempre utilizamos é esse Site de Ingressos da Europa, que vende todos os ingressos para os principais pontos turísticos e passeios de Milão, da Itália e do mundo. Ele é o maior site de ingressos que existe e por isso tem sempre o melhor preço. E agora os pagamentos são feitos em reais e você não paga nem o IOF e taxas internacionais.
É o melhor lugar para comprar todos os ingressos das atrações e passeios. E lá também vende o transfer, do aeroporto ao hotel, pelo menor preço, com um serviço super seguro e de qualidade. Você economiza bem ao invés de pegar um táxi. Nós usamos muito ele para todos esses itens e sempre economizamos um bom dinheiro.
Muito mais dicas da Itália no Youtube!
Está gostando da matéria? Não deixe de visitar também o nosso canal no Youtube. Tem vários vídeos incríveis da Itália, com muito mais dicas, para te ajudar a planejar toda a sua viagem. Se quiser, clique aqui para se inscrever no canal ou aqui para ver a playlist com todos os vídeos da Itália. Esse vídeo é o mais assistido do canal:
O Seguro Viagem é obrigatório para a Itália e Europa
Uma dica importantíssima que reforçamos para todos que estão planejando ir à qualquer país da Europa é que não se esqueça que fazer um Seguro Viagem Internacional é obrigatório para viajar para lá. Veja nossa matéria de Seguro Viagem para Europa com tudo o que você precisa saber sobre o assunto, quais são os melhores seguros e dicas para fazer um excelente seguro por um preço incrível economizando muito.
Use seu celular à vontade em Milão e na Europa
Poder usar seu celular em Milão, na Itália, na Europa e em qualquer outro lugar do mundo é ótimo, pois ele acaba sendo muito útil. Você pode usar os aplicativos dos pontos turísticos e das cidades, os aplicativos de cupons de desconto, se for alugar um carro você economiza uns 100 euros por não precisar alugar um GPS pois poderá usar o do celular, pode pesquisar os endereços e horários dos lugares, ver a previsão do tempo para se planejar para os passeios e lógico ficar conectado com todo mundo através de aplicativos e postar suas fotos da viagem à Itália nas redes sociais.
Se quiser, veja nossas dicas de como usar o celular à vontade na Europa. É super barato e você vai poder usar seu celular o dia inteiro em Roma, Florença, Veneza, Milão, Toscana e qualquer lugar da Itália. E usando a internet do seu celular você poderá pesquisar tudo sobre 10 coisas de graça para fazer em Milão quando estiver lá.
Dicas para aproveitar melhor sua viagem a Milão
Agora que você já viu tudo sobre 10 coisas de graça para fazer em Milão, uma dica legal e que faz a diferença na viagem a Milão é escolher bem a localização do seu hotel e se hospedar perto das atrações turísticas. A cidade é grande e ficando bem localizado você vai aproveitar muito mais e gastar muito menos tempo e dinheiro se deslocando até os lugares.
Se quiser, veja nossa matéria de onde ficar em Milão, que lá tem as dicas das melhores regiões para se hospedar e também de como conseguir um ótimo hotel por um preço excelente (e achar hotéis excelentes em promoção nessas regiões que são super disputadas). Vale a pena caprichar na reserva do hotel em Milão.
E outra dica importante é que alguns pontos turísticos, cidades legais e vinícolas são um pouco afastados, e uma ótima opção para aproveitar melhor sua viagem pela Itália é alugar um carro. Muitos brasileiros estão optando por alugar um carro na Itália para poder conhecer melhor todas as cidades, principalmente as da Toscana.
As estradas são lindas, você conhece várias cidades do interior e vilarejos, e pode fazer roteiros incríveis de carro como Roma, Milão, Florença, Pisa, Veneza, conhecer as belas praias da Costa Amalfitana, Siena, Lucca e explorar bem a Toscana. A Itália é um país em que alugar um carro é essencial. Se quiser, veja nossa matéria de como alugar um carro na Itália com dicas de como alugar um excelente carro por um preço incrível com super comparadores de preços, os roteiros mais famosos e tudo o que você precisa saber sobre o assunto.
Dicas dos ingressos das atrações de Milão e da Itália
Outra dica importante para economizar dinheiro e tempo é com os passeios. Para conhecer a maioria dos pontos turísticos e museus de Milão é preciso comprar os ingressos de cada lugar. A dica é comprar todos os ingressos antes pela Internet, que além de serem sempre mais baratos, você economiza um bom tempo que perderia nas filas das bilheterias e já viaja com os ingressos em mãos e as atrações garantidas.
Se quiser, veja aqui na matéria de ingressos para Milão e Itália todas as dicas, os mais vendidos e onde comprar todos os ingressos pelo melhor preço. Para as principais atrações de Milão como o Museu La Scala e Teatro, Catedral Duomo de Milão, o ônibus turístico Hop On Hop Off, a Galeria de Imagens Brera e o Codex Atlanticus, você precisará comprar os ingressos para poder entrar.
Veja outras matérias imperdíveis de Milão e da Itália:
O que fazer em Milão: Principais atrações, passeios e lugares da cidade.
Pontos turísticos de Milão: Os principais lugares turísticos da cidade.
Dicas para viajar de trem pela Itália: Dicas, melhores empresas e passagens baratas.