Confira o que fazer no inverno em Pisa, para aproveitar ao máximo a estação mais fria do ano na cidade. O inverno por lá costuma ser intenso, chuvoso principalmente em dezembro, mas com poucas chances de neve. Portanto, a nossa dica é se agasalhar e dar preferência para passeios em locais fechados, a fim de se proteger do frio. Veja boas opções de atividades a seguir:
E depois não deixe de ver a matéria de como economizar muito em sua viagem à Itália. É a matéria mais acessada do blog e vai te ajudar muito com todo o planejamento da viagem. São várias dicas imperdíveis que vão fazer você economizar MUITO (muito mesmo) e montar toda a sua viagem à Itália. Agora, veja tudo sobre o que fazer no inverno em Pisa.
Conhecer a Torre de Pisa
A Torre de Pisa é uma atração imperdível e está situada na região central da cidade. Essa famosa torre inclinada recebe diversos turistas diariamente, que costumam ir ao local para tirar fotos de seu formato totalmente diferente. Esse ponto turístico pode ser visitado gratuitamente todos os dias, a qualquer horário, no entanto é necessário adquirir um ingresso de visitação para subir seus mais de 300 degraus.
Visitar a Catedral de Pisa
Juntamente com a Torre, o Batistério e o Camposanto, a Catedral de Pisa faz parte do complexo arquitetônico da Praça dos Milagres. Essa igreja é deslumbrante, uma verdadeira preciosidade da cidade, repleta de afrescos e muita preocupação com cada detalhe. Vale muito a pena visitá-la e, também, desfrutar de seus arredores, com jardins e uma atmosfera incrível.
Ir ao Batistério de Pisa
Construído em 1152, o Batistério de Pisa é um ponto turístico incrível dedicado a São João Batista. Ele conta com uma arquitetura maravilhosa e repleta de detalhes. E o legal do Batistério é que ele é um edifício religioso muito importante para a cidade, composto por uma das maiores cúpulas de seu gênero de toda a Itália.
Explorar o Camposanto Monumentale em Pisa
O Camposanto Monumentale, também denominado Cemitério Monumental, é um dos pontos turísticos mais visitados em Pisa. Ele reserva um contexto histórico muito importante para a cidade e possui três capelas: Capela Ammannati, Capela Aulla e Capela dal Pozzo. O lugar também conta com um edifício magnífico, vários jardins, nos quais estão alguns túmulos, e reserva uma coleção de sarcófagos romanos.
Passear pela Piazza dei Cavalieri em Pisa
Outro item que não pode ficar de fora de sua lista de o que fazer no inverno em Pisa é conhecer a Piazza dei Cavalieri. Essa praça histórica na cidade se tornou um centro da arquitetura renascentista no século XVI. Por lá, você pode observar suntuosos edifícios, entre palácios e igrejas, com as mais incríveis e belas fachadas e esculturas.
Na Piazza dei Cavalieri, traduzida como Praça dos Cavaleiros, estão alguns dos principais pontos turísticos de Pisa. Você pode conhecer o Palazzo dell’Orolgio, a Igreja de San Stefano dei Cavalieri, o Palazzo della Carovana e outros espaços muito interessantes.
Conhecer o Palazzo della Caravona em Pisa
Também conhecido como Palazzo dei Cavalieri, o Palazzo della Caravonna foi construído no século XVI e atualmente, é a sede da Universidade de Pisa. O local possui arquitetura e decoração esplêndidas, além de oferecer um contexto histórico magnífico. Isso porque o edifício era utilizado, na época, como sede da Ordem dos Cavaleiros de Santo Estevão.
Visitar a Igreja Santa Maria della Spina em Pisa
A Igreja Santa Maria della Spina está situada bem ao lado do Rio Arno e é um verdadeiro encanto. Além de reservar um grande contexto histórico e cultural, essa pequena igreja abriga importantes obras de arte de grandes artistas da Itália e do mundo. Vale muito a pena incluí-la em seu roteiro de o que fazer no inverno em Pisa.
- O nome dessa igreja tem origem de uma coroa de espinho de Cristo que foi levada até lá ainda no início de sua construção, mas por motivos de segurança teve que ser deslocada para a igreja de Santa Chiara.
Divertir-se nos museus em Pisa
A cidade possui ótimos museus, de variados estilos, como o Museo Nazionale di San Matteo, às margens do rio Arno. Ele funcionou como convento na Idade Média e atualmente, abriga belas obras de arte, como pinturas e esculturas. Ao lado da Catedral de Pisa, está o Museo delle Sinopie, que exibe esboços utilizados por artistas para seus afrescos.
Já o Museo dell’Opera del Duomo, localizado atrás da cúpula da Catedral de Pisa, é diferenciado. Ele exibe pinturas, esculturas, objetos litúrgicos e, até mesmo, elementos arquitetônicos relacionados aos edifícios da Piazza dei Miracoli (Praça dos Milagres).
Ir ao Palazzo Blu em Pisa
Outro museu que merece destaque em Pisa é o Palazzo Blu. Ele está situado no centro histórico da cidade e é imperdível para quem não dispensa um passeio cultural. O Palácio Blu abriga exposições temporárias de arte moderna e contemporânea, e uma coleção permanente de arte europeia do século XVIII, além de promover atividades culturais.
Caminhar pela Cidade Velha em Pisa
A Cidade Velha de Pisa é o centro histórico de Pisa. Ela é repleta de ruas estreitas, edifícios históricos e igrejas, oferecendo um passeio interessante. Nessa região, está o bairro de San Martino, que abriga uma pequena igreja de mesmo nome e a Torre Guelfa. Esta última é uma atração turística bastante procurada, cuja construção remonta aos primeiros anos do século XV.
Do alto da Torre Guelfa, é possível ter uma bela visão da cidade de Pisa. Na Cidade Velha, também há muitos restaurantes e comércios. Inclusive, é onde está a famosa Via Santa Maria. Por lá, você encontra várias lojas de roupas de couro e de artesanato, ideais para comprar lembrancinhas encantadoras.
Desfrutar das comemorações de Natal em Pisa
Assim como toda cidade turística, Pisa oferece programações imperdíveis no final do ano. Você não pode deixar de visitar os Mercados de Natal, que começam a surgir na cidade já ao final de novembro e oferecem boa gastronomia, artesanato local e brinquedos infantis. Os melhores mercados natalinos de Pisa estão no bairro Borgo Stretto, no Largo San Zeno e na rua Corso Italia.
Durante essa época, alguns dos principais pontos turísticos na cidade recebem uma decoração temática especial. E, você ainda pode apreciar a árvore de Natal gigante que é montada todo ano na Piazza dei Miracoli. Já na Piazza Carrara, costumam acontecer concertos musicais apresentados por artistas locais, nas vésperas de Natal, inclusive no dia 24 de dezembro.
Muito mais dicas da Itália no Youtube!
Está gostando da matéria? Não deixe de visitar também o nosso canal no Youtube. Tem vários vídeos incríveis da Itália, com muito mais dicas, para te ajudar a planejar toda a sua viagem. Se quiser, clique aqui para se inscrever no canal ou aqui para ver a playlist com todos os vídeos da Itália. Esse vídeo é o mais assistido do canal:
O Seguro Viagem é obrigatório para a Itália e Europa
Uma dica importantíssima que reforçamos para todos que estão planejando ir à qualquer país da Europa é que não se esqueça que fazer um Seguro Viagem Internacional é obrigatório para viajar para lá. Veja nossa matéria de Seguro Viagem para Europa com tudo o que você precisa saber sobre o assunto, quais são os melhores seguros e dicas para fazer um excelente seguro por um preço incrível economizando muito.
Dicas para aproveitar melhor sua viagem à Itália
Agora que você já viu tudo sobre o que fazer no inverno em Pisa, uma dica importante é que alguns pontos turísticos, cidades legais e vinícolas são um pouco afastados, e uma ótima opção para aproveitar melhor sua viagem pela Itália é alugar um carro. Muitos brasileiros estão optando por alugar um carro na Itália para poder conhecer melhor todas as cidades, principalmente as da Toscana.
As estradas são lindas, você conhece várias cidades do interior e vilarejos, e pode fazer roteiros incríveis de carro como Roma, Milão, Florença, Pisa, Veneza, conhecer as belas praias da Costa Amalfitana, Siena, Lucca e explorar bem a Toscana. A Itália é um país em que alugar um carro é essencial. Se quiser, veja nossa matéria de como alugar um carro na Itália com dicas de como alugar um excelente carro por um preço incrível com super comparadores de preços, os roteiros mais famosos e tudo o que você precisa saber sobre o assunto.
Use seu celular à vontade na Itália e na Europa
Poder usar seu celular na Itália, na Europa e em qualquer outro lugar do mundo é ótimo, pois ele acaba sendo muito útil. Você pode usar os aplicativos dos pontos turísticos e das cidades, os aplicativos de cupons de desconto, se for alugar um carro você economiza uns 100 euros por não precisar alugar um GPS pois poderá usar o do celular, pode pesquisar os endereços e horários dos lugares, ver a previsão do tempo para se planejar para os passeios e lógico ficar conectado com todo mundo através de aplicativos e postar suas fotos da viagem à Itália nas redes sociais.
Se quiser, veja nossas dicas de como usar o celular à vontade na Europa. É super barato e você vai poder usar seu celular o dia inteiro em Roma, Florença, Veneza, Milão, Toscana e qualquer lugar da Itália. E usando a internet do seu celular você poderá pesquisar tudo sobre o que fazer no inverno em Pisa quando estiver lá.
Veja outras matérias legais da Itália:
O que fazer em Roma: Principais atrações, passeios e lugares da cidade.
Guia da Toscana: Tudo o que você precisa saber sobre a Toscana.
Como levar dinheiro para Itália: Melhores formas de levar e comprar seus euros.
Dicas para viajar de trem pela Itália: Dicas, melhores empresas e passagens baratas.