O que fazer no inverno em Roma

Confira o que fazer no inverno em Roma, para aproveitar ao máximo a estação mais fria do ano na cidade. O inverno por lá costuma ser rigoroso, com geadas e nevoeiros. Portanto, a nossa dica é se agasalhar e dar preferência para passeios em locais fechados, a fim de se proteger do frio. Veja boas opções de atividades a seguir:

Coliseu de Roma no inverno

E depois não deixe de ver a matéria de como economizar muito em sua viagem à Itália. É a matéria mais acessada do blog e vai te ajudar muito com todo o planejamento da viagem. São várias dicas imperdíveis que vão fazer você economizar MUITO (muito mesmo) e montar toda a sua viagem à Itália. Agora, veja tudo sobre o que fazer no inverno em Roma.

Visitar os museus em Roma

Aproveite o inverno para conhecer os principais museus em Roma. Entre os melhores, estão os Museus Capitolinos, que são um complexo formado por palácios antigos. Cada um deles traz obras diferenciadas, que ajudam a entender a história de Roma, levando os visitantes a uma verdadeira viagem no tempo.

Museus Capitolinos em Roma

Outro museu que é um complexo museológico é o Museu Nacional Romano, considerado um dos mais famosos da Itália. Ele possui um grande acervo constituído por coleções preservadas ao longo dos anos. Já o Castelo Sant’Angelo é um antigo mausoléu, que serviu como fortaleza ao final do século XIX, e atualmente é um imponente museu com salas recheadas de história.

Castelo Sant'Angelo em Roma

Passear pelos principais pontos turísticos em Roma

Uma ótima opção de o que fazer no inverno em Roma é conhecer seus pontos turísticos, que estarão com uma paisagem diferente e encantadora. E o melhor é que eles recebem menos visitantes nessa época e, portanto, estarão mais vazios e com menores filas. Várias igrejas em Roma, conhecidas por suas arquiteturas imponentes, contam com presépios no final do ano.

Basilica di San Giovanni in Laterano em Roma

O famoso Coliseu de Roma também fica mais vazio e é uma parada imperdível durante o seu tour pela cidade. Outros pontos turísticos em Roma bastante procurados são as praças. A Piazza Navona é belíssima em qualquer época do ano, inclusive no inverno. Ela abriga alguns atrativos legais, como fontes d’água e a igreja barroca Sant’Agnese in Agone.

Entardecer na Piazza Navona em Roma

Ir ao Panteão de Roma

Panteão de Roma, chamado de Pantheon, é um templo dedicado a todos os deuses romanos. Atualmente, são encontradas diversas personalidades ilustres enterradas por lá, como os pintores Raffaello e Annibale Caracci, os reis Vittorio Emanuele II e Umberto I, e a rainha Margherita. É um lugar muito bonito, ótimo para ir tanto durante o dia quanto à noite.

Pantheon em Roma

Em frente ao Panteão, há uma praça bastante charmosa com ótimos restaurantes. Muitos deles possuem mesas do lado de fora, onde você pode fazer a sua refeição enquanto assiste aos vários cantores e artistas que ficam por lá, animando a noite de todos.

Interior do Pantheon em Roma

Conhecer os Mercados de Natal em Roma

Durante o inverno, que acontece na época do Natal, a cidade de Roma recebe mercados natalinos decorados. Eles contam com produtos temáticos, apresentações musicais e outras atrações festivas. Os Mercados de Natal em Roma estão presentes em locais como a Piazza Navona e o Auditório Parco della Musica, sendo que este último também recebe uma pista de patinação no gelo bem divertida.

Mercado de Natal em Roma

Experimentar a culinária italiana em Roma

Essa estação do ano é uma boa oportunidade para conhecer alguns dos melhores restaurantes em Roma. Muitos deles oferecem a típica culinária italiana, com massas saborosas e vinhos de qualidade. E alguns restaurantes contam com área externa, com aquecedores e cobertores, para quem deseja fazer sua refeição apreciando a bela paisagem de inverno na região.

Restaurante La Pergola em Roma

Fazer muitas compras em Roma

Entre as melhores coisas para fazer no inverno, estão as compras em Roma. Principalmente em janeiro, que é época de liquidação, você pode adquirir peças incríveis por ótimos preços. A temporada de vendas vale muito a pena e ao final de janeiro, ela inclui novas peças de primavera.

Via del Corso em Roma

Caminhar pelo bairro Trastevere em Roma

O bairro Trastevere é bastante charmoso, boêmio e tranquilo, sendo um ótimo lugar para passear em Roma, inclusive durante o encantador inverno italiano. Por lá, há diversas lojas que você pode aproveitar para visitar, já que essa época é perfeita para fazer compras. Além disso, esse bairro abriga praças com artistas, ruelas diferentes e restaurantes ótimos.

Bairro Trastevere em Roma

Em Trastevere, também está a antiga Basílica de Santa Maria, fundada no século III pelo Papa Calisto I, que conserva até hoje o seu estilo medieval. Ela se divide por dezenas de colunas, vindas de Termas de Caracalla, e possui mosaicos em tons dourados, que a deixam ainda mais magnífica. E em frente a essa igreja, há uma fonte bem interessante.

Basílica de Santa Maria em Trastevere em Roma

Fazer um tour gastronômico por Trastevere em Roma

Além de seu clima agradável e atrações interessantes, o bairro Trastevere também conta com centros gastronômicos de destaque. Uma dica de o que fazer no inverno em Roma é o tour gastronômico por essa região. Ele dura cerca de 3 horas e passa pelos melhores restaurantes de Trastevere, nos quais você poderá provar pizzas, vinhos, sorvetes e outras especialidades.

Tour gastronômico no bairro Trastevere em Roma

Fazer um tour de ônibus turístico Hop on Hop off em Roma

O tour de ônibus turístico Hop on Hop off é uma ótima forma de conhecer alguns dos principais pontos turísticos de Roma, ainda mais durante o inverno italiano, que traz paisagens charmosas e exclusivas. Há ingressos para 1, 2 ou até 3 dias de passeio, e durante esse tempo, o turista pode subir e descer quantas vezes quiser nas paradas.

Ônibus turístico em Roma

Esse ônibus faz paradas por várias atrações incríveis de Roma, como Coliseu, Fontana di Trevi, Basílica de São Pedro e muitos outros. É um tour super divertido e ótima oportunidade para os seus visitantes verem a cidade de uma vista panorâmica e super privilegiada.

  • Para adquirir o seu ingresso para o ônibus turístico, e até mesmo para outras atrações de Roma, nós indicamos este Site de Ingressos da Europa. Ela é confiável e excelente, oferecendo variedade de passeios e um ótimo serviço.

Ônibus turístico Hop on Hop off em Roma

Viajar até o Vaticano

Durante a sua viagem em Roma, vale muito a pena reservar pelo menos um dia para ir ao Vaticano. Essa cidade-estado possui vários museus, igrejas e atrações imperdíveis. Por lá, você pode conhecer a Basílica de São Pedro, na famosa Praça de São Pedro, onde o Papa faz seus discursos. A entrada é gratuita, porém é importante se atentar ao código de vestimenta.

Basílica de São Pedro no Vaticano

Não deixe de visitar, também, os Museus do Vaticano, um complexo com formado por vários museus interligados. Apesar de pequenos, eles possuem coleções de valor histórico inigualável. Outro ponto turístico de destaque é a Capela Sistina, a residência oficial do Papa, que costuma fazer parte do pacote de ingresso para os Museus do Vaticano.

Museus do Vaticano

Muito mais dicas da Itália no Youtube!

Está gostando da matéria? Não deixe de visitar também o nosso canal no Youtube. Tem vários vídeos incríveis da Itália, com muito mais dicas, para te ajudar a planejar toda a sua viagem. Se quiser, clique aqui para se inscrever no canal ou aqui para ver a playlist com todos os vídeos da Itália. Esse vídeo é o mais assistido do canal:

Como economizar muito na viagem à Itália

O Seguro Viagem é obrigatório para a Itália e Europa

Uma dica importantíssima que reforçamos para todos que estão planejando ir à qualquer país da Europa é que não se esqueça que fazer um Seguro Viagem Internacional é obrigatório para viajar para lá. Veja nossa matéria de Seguro Viagem para Europa com tudo o que você precisa saber sobre o assunto, quais são os melhores seguros e dicas para fazer um excelente seguro por um preço incrível economizando muito.

Mulher olhando janela de avião

Dicas para aproveitar melhor sua viagem à Roma

Agora que você já viu tudo sobre o que fazer no inverno em Roma, uma dica legal e que faz a diferença na viagem à Roma é escolher bem a localização do seu hotel e se hospedar perto das atrações turísticas. A cidade é grande até e ficando bem localizado você vai aproveitar muito mais e gastar muito menos tempo e dinheiro se deslocando até os lugares.

Se quiser, veja nossa matéria de onde ficar em Roma, que lá tem as dicas das melhores regiões para se hospedar e também de como conseguir um ótimo hotel por um preço excelente (e achar hotéis excelentes em promoção nessas regiões que são super disputadas). Vale a pena caprichar na reserva do hotel em Roma.

Bairro Trastevere em Roma

E outra dica importante é que alguns pontos turísticos, cidades legais e vinícolas são um pouco afastados, e uma ótima opção para aproveitar melhor sua viagem pela Itália é alugar um carro. Muitos brasileiros estão optando por alugar um carro na Itália para poder conhecer melhor todas as cidades, principalmente as da Toscana.

As estradas são lindas, você conhece várias cidades do interior e vilarejos, e pode fazer roteiros incríveis de carro como Roma, Milão, Florença, Pisa, Veneza, conhecer as belas praias da Costa Amalfitana, Siena, Lucca e explorar bem a Toscana. A Itália é um país em que alugar um carro é essencial. Se quiser, veja nossa matéria de como alugar um carro na Itália com dicas de como alugar um excelente carro por um preço incrível com super comparadores de preços, os roteiros mais famosos e tudo o que você precisa saber sobre o assunto.

Carro na estrada

Use seu celular à vontade em Roma e na Europa

Poder usar seu celular em Roma, na Itália, na Europa e em qualquer outro lugar do mundo é ótimo, pois ele acaba sendo muito útil. Você pode usar os aplicativos dos pontos turísticos e das cidades, os aplicativos de cupons de desconto, se for alugar um carro você economiza uns 100 euros por não precisar alugar um GPS pois poderá usar o do celular, pode pesquisar os endereços e horários dos lugares, ver a previsão do tempo para se planejar para os passeios e lógico ficar conectado com todo mundo através de aplicativos e postar suas fotos da viagem à Itália nas redes sociais.

Se quiser, veja nossas dicas de como usar o celular à vontade na Europa. É super barato e você vai poder usar seu celular o dia inteiro em Roma, Florença, Veneza, Milão, Toscana e qualquer lugar da Itália. E usando a internet do seu celular você poderá pesquisar tudo sobre o que fazer no inverno em Roma quando estiver lá.

Celular para Itália e Europa

Dicas dos ingressos das atrações de Roma e da Itália

Outra dica importante para economizar dinheiro e tempo é com os passeios. Para conhecer a maioria dos pontos turísticos e museus de Roma é preciso comprar os ingressos de cada lugar. A dica é comprar todos os ingressos antes pela Internet, que além de serem sempre mais baratos, você economiza um bom tempo que perderia nas filas das bilheterias e já viaja com os ingressos em mãos e as atrações garantidas.

Se quiser, veja aqui na matéria de ingressos para Roma e Itália todas as dicas, os mais vendidos e onde comprar todos os ingressos pelo melhor preço. Para todas as principais atrações como o Coliseu, Fórum Romano, Vaticano e os principais museus de Roma, você precisará comprar os ingressos para poder entrar.

Coliseu em Roma

Veja outras matérias de Roma e da Itália:

O que fazer em Roma: Principais atrações, passeios e lugares da cidade.
Guia da Toscana: Tudo o que você precisa saber sobre a Toscana.
Pontos turísticos de Roma: Os principais lugares turísticos da cidade.
Dicas para viajar de trem pela Itália: Dicas, melhores empresas e passagens baratas.