O que fazer no verão em Roma

Confira o que fazer no verão em Roma, para aproveitar ao máximo a estação mais quente do ano na cidade. O verão por lá costuma ter temperaturas muito altas, com máximas que ultrapassam os 30°C. Portanto, a nossa dica é dar preferência para fazer seus passeios a céu aberto durante a manhã e à noite. Veja boas opções de atividades a seguir:

Vista da cidade de Roma no verão

E depois não deixe de ver a matéria de como economizar muito em sua viagem à Itália. É a matéria mais acessada do blog e vai te ajudar muito com todo o planejamento da viagem. São várias dicas imperdíveis que vão fazer você economizar MUITO (muito mesmo) e montar toda a sua viagem à Itália. Agora, veja tudo sobre o que fazer no verão em Roma.

Passear pela Villa Borghese em Roma

A Villa Borghese é um parque gratuito lindo, que reúne natureza, tranquilidade e várias atrações, como museus e teatros. É uma ótima opção de o que fazer no verão em Roma, inclusive para crianças, pois abriga o Bioparco, um zoológico com diferentes espécies de animais. Durante o passeio, também é possível apreciar seus jardins com fontes e lagos.

Villa Borghese em Roma

Assistir à ópera em Terme di Caracalla em Roma

Outra atividade que vale a pena é assistir a uma ópera em Terme di Caracalla. As Termas de Caracalla, como são chamadas em português, são um sítio arqueológico sensacional. Durante as noites de verão, o local se torna um cenário de grandes espetáculos ao ar livre. Essas óperas são um grande sucesso entre locais e turistas, pois oferecem uma experiência inesquecível.

Ópera em Terme di Caracalla em Roma

Fazer uma visita noturna ao Coliseu de Roma

O Coliseu de Roma é uma atração imperdível para quem visita a cidade. Porém, no verão, o ideal é fazer um tour por ele durante a noite, para evitar o sol forte e o calor excessivo durante o dia. Essa visita proporciona uma outra visão do local, bastante encantadora, já que ele recebe uma iluminação belíssima.

  • O Castelo de Santo Ângelo e os Museus do Vaticano também oferecem animados passeios noturnos.

Coliseu de Roma à noite

Conhecer o Fórum Romano e o Palatino em Roma

O Fórum Romano e o Palatino são dois pontos turísticos imperdíveis em Roma. Ambos são muito interessantes e repletos de curiosidades. O primeiro é conhecido como o “berço do Direito”, enquanto o Monte Palatino é uma das sete colinas de Roma, repleta de história, inclusive da fundação da cidade.

Monte Palatino em Roma

O ingresso para o Coliseu dá o direito a visitar o Fórum Romano e o Palatino, portanto aproveite para conhecer todas essas atrações incríveis. Você pode optar por ir aos três durante o dia ou, até mesmo, à noite. Assim como o Coliseu, o Fórum Romano também oferece visitas noturnas, com direito a um show de luzes impressionante.

Fórum Romano

Apreciar a Fontana di Trevi em Roma

Fontana di Trevi é um dos lugares com a maior concentração de visitantes por metro quadrado em Roma. Ela foi imortalizada no cinema e virou uma tradição pelos turistas que se aglomeram para fazer o tradicional ritual de jogar uma moeda na água que, conforme a lenda, faz com que o visitante retorne à cidade.

  • Uma dica é ir cedo ou bem tarde, pela noite, quando há menos pessoas. Assim, você conseguirá ver melhor os detalhes e tirar muitas fotos em frente à fonte.

Fontana di Trevi em Roma

Visitar as praças em Roma

Outra ótima dica de o que fazer no verão em Roma é passear pelas diversas praças que há na cidade. Elas costumam ser enormes, com atrações interessantes e restaurantes em volta. Inclusive, algumas vezes aparecem artistas tentando ganhar algumas gorjetas por lá.

Piazza Venezia

Uma das praças mais famosas em Roma é a Piazza Venezia, que abriga o incrível Vittoriano, um monumento dedicado ao rei Vittorio Emanuele II e que, hoje, é um dos maiores museus do mundo. Também vale a pena visitar a Piazza di Spagna, onde está a Escalinata di Trinità dei Monti (Escadaria de Trinità dei Monti). No centro dela, há uma bela fonte no formato de barco.

Piazza di Spagna em Roma

Outra praça bastante famosa é a Piazza Navona, com ótimos restaurantes. Por lá, está a Fontana dei Quattro Fiumi (Fonte dos Quatro Rios), esculpida por Gian Lorenzo Bernini entre 1648 e 1651, que representa os quatro rios mais importantes do mundo naquela época. Já a praça Campo di Fiori conta com uma feira livre sensacional, repleta de produtos locais e flores.

Piazza Navona em Roma

Fazer um tour de ônibus turístico Hop on Hop off em Roma

O tour de ônibus turístico Hop on Hop off é uma ótima forma de conhecer alguns dos principais pontos turísticos de Roma, ainda mais durante o verão italiano, que traz paisagens mais coloridas e um clima agradável. Há ingressos para 1, 2 ou até 3 dias de passeio, e durante esse tempo, o turista pode subir e descer quantas vezes quiser nas paradas.

Ônibus turístico em Roma

Esse ônibus faz paradas por várias atrações incríveis de Roma, como Coliseu, Fontana di Trevi, Basílica de São Pedro e muitos outros. É um tour super divertido e ótima oportunidade para os seus visitantes verem a cidade de uma vista panorâmica e super privilegiada.

  • Para adquirir o seu ingresso para o ônibus turístico, e até mesmo para outras atrações de Roma, nós indicamos este Site de Ingressos da Europa. Ela é confiável e excelente, oferecendo variedade de passeios e um ótimo serviço.

Ônibus turístico Hop on Hop off em Roma

Tomar gelato e granita em Roma

No calor, nada melhor do que tomar um sorvete para refrescar. Em Roma, eles são chamados de gelatos e são deliciosos! E um dos melhores lugares para experimentá-los é a Il Gelato di San Crispino, próximo à Fontana di Trevi. Assim como a maioria das gelaterias de Roma, ela não usa nenhum conservante ou emulsificante em seus sorvetes, trazendo sabores naturais.

Il Gelato di San Crispino em Roma

Outra opção bastante comum entre os romanos é a granita, uma espécie de café expresso gelado. Já para quem prefere outros sabores, há a grattachecca, composta por gelo raspado e xarope com sabor. Também são bem refrescantes e muito gostosas.

Grattachecca em Roma

Refrescar-se na Praia de Ostia Lido próximo a Roma

Um passeio que vale a pena incluir em sua lista de o que fazer no verão em Roma é na maravilhosa Praia de Ostia Lido. Situada a cerca de 25 km a sudoeste de Roma, acessível inclusive por trem, essa praia possui áreas públicas, onde você pode estender sua toalha, e privadas. Ela é ótima para tomar sol, se refrescar no mar e relaxar.

  • Também na região de Ostia Antica, há bons restaurantes, um parque arqueológico e mercados artesanais de verão.

Praia de Ostia Lido

Viajar até o Vaticano

Durante a sua viagem em Roma, vale muito a pena reservar pelo menos um dia para ir ao Vaticano. Essa cidade-estado possui vários museus, igrejas e atrações imperdíveis. Por lá, você pode conhecer a Basílica de São Pedro, na famosa Praça de São Pedro, onde o Papa faz seus discursos. A entrada é gratuita, porém é importante se atentar ao código de vestimenta.

Paisagem do Vaticano em Roma

Não deixe de visitar, também, os Museus do Vaticano, um complexo com formado por vários museus interligados. Apesar de pequenos, eles possuem coleções de valor histórico inigualável. Outro ponto turístico de destaque é a Capela Sistina, a residência oficial do Papa, que costuma fazer parte do pacote de ingresso para os Museus do Vaticano.

Interior da Capela Sistina no Vaticano

Muito mais dicas da Itália no Youtube!

Está gostando da matéria? Não deixe de visitar também o nosso canal no Youtube. Tem vários vídeos incríveis da Itália, com muito mais dicas, para te ajudar a planejar toda a sua viagem. Se quiser, clique aqui para se inscrever no canal ou aqui para ver a playlist com todos os vídeos da Itália. Esse vídeo é o mais assistido do canal:

Como economizar muito na viagem à Itália

O Seguro Viagem é obrigatório para a Itália e Europa

Uma dica importantíssima que reforçamos para todos que estão planejando ir à qualquer país da Europa é que não se esqueça que fazer um Seguro Viagem Internacional é obrigatório para viajar para lá. Veja nossa matéria de Seguro Viagem para Europa com tudo o que você precisa saber sobre o assunto, quais são os melhores seguros e dicas para fazer um excelente seguro por um preço incrível economizando muito.

Mulher olhando janela de avião

Dicas para aproveitar melhor sua viagem à Roma

Agora que você já viu tudo sobre o que fazer no verão em Roma, uma dica legal e que faz a diferença na viagem à Roma é escolher bem a localização do seu hotel e se hospedar perto das atrações turísticas. A cidade é grande até e ficando bem localizado você vai aproveitar muito mais e gastar muito menos tempo e dinheiro se deslocando até os lugares.

Se quiser, veja nossa matéria de onde ficar em Roma, que lá tem as dicas das melhores regiões para se hospedar e também de como conseguir um ótimo hotel por um preço excelente (e achar hotéis excelentes em promoção nessas regiões que são super disputadas). Vale a pena caprichar na reserva do hotel em Roma.

Bairro Trastevere em Roma

E outra dica importante é que alguns pontos turísticos, cidades legais e vinícolas são um pouco afastados, e uma ótima opção para aproveitar melhor sua viagem pela Itália é alugar um carro. Muitos brasileiros estão optando por alugar um carro na Itália para poder conhecer melhor todas as cidades, principalmente as da Toscana.

As estradas são lindas, você conhece várias cidades do interior e vilarejos, e pode fazer roteiros incríveis de carro como Roma, Milão, Florença, Pisa, Veneza, conhecer as belas praias da Costa Amalfitana, Siena, Lucca e explorar bem a Toscana. A Itália é um país em que alugar um carro é essencial. Se quiser, veja nossa matéria de como alugar um carro na Itália com dicas de como alugar um excelente carro por um preço incrível com super comparadores de preços, os roteiros mais famosos e tudo o que você precisa saber sobre o assunto.

Carro na estrada

Use seu celular à vontade em Roma e na Europa

Poder usar seu celular em Roma, na Itália, na Europa e em qualquer outro lugar do mundo é ótimo, pois ele acaba sendo muito útil. Você pode usar os aplicativos dos pontos turísticos e das cidades, os aplicativos de cupons de desconto, se for alugar um carro você economiza uns 100 euros por não precisar alugar um GPS pois poderá usar o do celular, pode pesquisar os endereços e horários dos lugares, ver a previsão do tempo para se planejar para os passeios e lógico ficar conectado com todo mundo através de aplicativos e postar suas fotos da viagem à Itália nas redes sociais.

Se quiser, veja nossas dicas de como usar o celular à vontade na Europa. É super barato e você vai poder usar seu celular o dia inteiro em Roma, Florença, Veneza, Milão, Toscana e qualquer lugar da Itália. E usando a internet do seu celular você poderá pesquisar tudo sobre o que fazer no verão em Roma quando estiver lá.

Celular para Itália e Europa

Dicas dos ingressos das atrações de Roma e da Itália

Outra dica importante para economizar dinheiro e tempo é com os passeios. Para conhecer a maioria dos pontos turísticos e museus de Roma é preciso comprar os ingressos de cada lugar. A dica é comprar todos os ingressos antes pela Internet, que além de serem sempre mais baratos, você economiza um bom tempo que perderia nas filas das bilheterias e já viaja com os ingressos em mãos e as atrações garantidas.

Se quiser, veja aqui na matéria de ingressos para Roma e Itália todas as dicas, os mais vendidos e onde comprar todos os ingressos pelo melhor preço. Para todas as principais atrações como o Coliseu, Fórum Romano, Vaticano e os principais museus de Roma, você precisará comprar os ingressos para poder entrar.

Coliseu em Roma

Veja outras matérias de Roma e da Itália:

O que fazer em Roma: Principais atrações, passeios e lugares da cidade.
Guia da Toscana: Tudo o que você precisa saber sobre a Toscana.
Pontos turísticos de Roma: Os principais lugares turísticos da cidade.
Dicas para viajar de trem pela Itália: Dicas, melhores empresas e passagens baratas.