Paisagem da região de Chianti na Toscana
Toscana

Roteiro perfeito pela Toscana

Descubra um roteiro perfeito pela Toscana, para você conhecer as principais cidades dessa região da Itália e aproveitar muito a sua viagem. Nós daremos dicas de cidades, pontos turísticos, trajetos e muito mais!

Paisagem da Toscana na Itália

E depois não deixe de ver a matéria de como economizar muito em sua viagem à Itália. É a matéria mais acessada do blog e vai te ajudar muito com todo o planejamento da viagem. São várias dicas imperdíveis que vão fazer você economizar MUITO (muito mesmo) e montar toda a sua viagem à Itália. Agora, veja tudo sobre o roteiro perfeito pela Toscana.

Dicas para montar um roteiro perfeito pela Toscana

A nossa primeira dica para montar o seu roteiro é que você considere todas as cidades que faz bastante questão de conhecer na Toscana. Nesta matéria, daremos informações sobre as principais regiões e o que visitar por lá. Porém, o roteiro perfeito é aquele que for melhor adaptado para os interesses do viajante.

Paisagem de Chianti na Toscana

Nós indicamos separar entre 7 e 10 dias de viagem, para conseguir aproveitar bastante, portanto listaremos abaixo uma opção de roteiro perfeito de 10 dias pela Toscana. A partir dele, você pode adaptar para que seja o ideal e atenda às suas necessidades.

Paisagem da cidade de Arezzo

Mais dicas para montar um roteiro perfeito pela Toscana

Em relação à locomoção, há duas opções excelentes para se deslocar pela Itália: carro alugado e trem. O serviço de trem funciona muito bem no país, é rápido e eficiente. Porém, muitos possuem o desejo de fazer os trajetos de carro, inclusive para apreciarem as paisagens e fazerem as paradas que quiserem. Veja a nossa matéria de aluguel de carro na Toscana, com dicas para economizar.

Viagem de carro na Toscana

Outro ponto a se considerar para montar o roteiro perfeito pela Toscana é a hospedagem. Para ir a várias cidades na região, não é vantajoso se hospedar em cada uma delas, pois acaba ficando mais caro e cansativo. Então, a nossa dica é ficar em 2 ou 3 das cidades mais visitadas da Toscana, como Florença, Siena e San Gimignano, e a partir delas, visitar outras ao redor.

Vista da cidade e da cúpula da Catedral de Florença

Dias 1 a 3: Florença

Comece seu roteiro na Toscana em Florença, uma cidade linda e com uma atmosfera totalmente romântica. Ela está situada no coração da Toscana, então a partir dela, você consegue se locomover para outros lugares importantes. Separe três dias inteiros para conhecer os principais pontos turísticos de Florença.

Vista de Florença

Dentre as principais coisas que você pode fazer em Florença, estão apreciar os belíssimos afrescos e obras de arte da Catedral di Santa Maria del Fiore, curtir as coleções e instrumentos do cientista Galileo Galilei no Museo Galileo, fazer umas comprinhas no Mercato di San Lorenzo ou até curtir uma caminhada atravessando a Ponte Vecchio.

Ponte Vecchio em Florença no verão

Visite a Galeria Uffizi e a Galleria dell’Accademia, para apreciar suas belas obras de arte. Caminhe, também, pelas margens do Rio Arno, e suba até a Piazzale Michelangelo, para vistas panorâmicas de tirar o fôlego. Todos estes passeios são incríveis e remetem muito a história de Florença, portanto a melhor pedida para qualquer turista.

Piazzale Michelangelo em Florença

Dia 4: Pisa e Lucca

No quarto dia de sua viagem, nós indicamos que você vá a Pisa de manhã, outra cidade bastante conhecida na Itália. Ela está a cerca de 88 km de Florença. Reserve entre 3 e 4 horas para visitar seus principais pontos turísticos, como a famosa Torre de Pisa, o Batistério de Pisa, a Catedral de Pisa, a Igreja Santa Maria della Spina e o Pallazzo dei Cavalieri.

Vista de um dia ensolarado em Pisa

Almoce em um dos melhores restaurantes em Pisa e já siga para Lucca, a pouco mais de 20 km de distância. Lucca é uma cidade pequena, à beira do rio Serchio, cercada por grandes muros renascentistas. Por lá, você pode visitar praças, museus, igrejas, jardins e outros pontos turísticos encantadores. Depois, retorne a Florença e aproveite para passear por lá e jantar em um de seus restaurantes.

Vista de Lucca na Itália

Dia 5: Livorno

Aproveite para conhecer a cidade de Livorno, outro destino imperdível na Toscana. Essa região portuária está a cerca de 95 km de Florença e oferece belas paisagens, atrações interessantes e ótimos restaurantes, de culinária pesqueira. Por lá, visite a Piazza della Repubblica, a Catedral de Livorno, o Museo Cívico Giovanni Fattori e o Acquario di Livorno.

Vista da cidade de Livorno

Por lá, você ainda encontra a Fortezza Nuova, uma fortaleza costeira com uma bela vista para o mar. Também vale a pena fazer um passeio romântico de barco pelos canais de Livorno e, se estiver calor, passar o dia nas praias de pedra no sul da cidade. Além disso, não deixe de caminhar pelos vilarejos encantadores.

Fortezza Nuova em Livorno

Dias 6 e 7: Siena

No dia seguinte, vá para Siena, uma cidade bonita e bem tranquila. Ela está situada na Província de Siena, a aproximadamente 78 km de Florença. A cidade é pequena e em dois dias, você conseguirá ver seus principais pontos turísticos. Por lá, visite a Catedral de Siena e explore a grande Piazza del Campo, onde estão a Torre del Mangia e o Palazzo Pubblico.

Piazza del Campo em Siena

Em Siena, também vale a pena conhecer o Orto de Pecci e a fortaleza Rocca di Montestaffoli. Além disso, há museus imperdíveis na cidade. Não deixe de visitar o Museo dell’Opera del Duomo, o Museu Santa Maria della Scala, o Museo Cívico e muitos outros.

Museo dell'Opera del Duomo em Siena

Dia 8: San Gimignano

Próximo a Siena, a uma distância de 42 km, está San Gimignano, uma das cidades mais famosas da região da Toscana. Ela possui um estilo medieval diferenciado e é bastante histórica. Por ser uma cidade pequena, é possível conhecer os principais pontos turísticos de San Gimignano em apenas um dia.

Cidade de San Gimignano

Visite a Rocca di Montestaffoli, a antiga fortaleza da cidade de San Gimignano. Outras atrações imperdíveis na cidade são a Piazza della Cisterna, a Igreja Colegiada e o Palazzo Pubblico. Ao lado deste último, está a Torre Grossa. Ela possui cerca de mil degraus e em seu topo, oferece uma vista panorâmica inesquecível.

Piazza della Cisterna em San Gimignano

Dia 9: Montalcino e Montepulciano

Em seguida, visite as cidades de Montalcino e Montepulciano, ao sul na Província de Siena. Elas são parecidas e encantadoras, inclusive pequenas, o que possibilita um passeio pelas duas regiões em apenas um dia. Montalcino está a cerca de 42 km da cidade de Siena e é bastante conhecida por suas vinícolas.

Cidade de Montalcino

Na cidade, são produzidos os famosos vinhos Brunello di Montalcino, renomado no mundo inteiro, e Rosso di Montalcino. Também vale a pena passear pelo centro histórico e conhecer a fortaleza de 1361. Outros pontos turísticos imperdíveis são a Catedral de Montalcino, a Piazza del Popolo, o Palazzo dei Priori e a Igreja da Madonna del Soccorso.

Catedral de Montalcino

Logo depois, viaje até Montepulciano, a uma distância de aproximadamente 36 km. Situada no topo de uma colina, essa cidade também é charmosa e tranquila. Ela conta com vários vinhedos e produz o Vino Nobile di Montepulciano, bastante conhecido e apreciado.

Cidade de Montepulciano

Há diversos pontos turísticos em Montepulciano. Entre eles, a Piazza Grande, onde estão Duomo di Montepulciano e o Palazzo Comunale. Conheça ainda o Museo Civico Pinacoteca Crociani e o Palazzo Aragazzi, que oferece uma das vistas mais encantadoras da região. E para fazer compras, o melhor lugar é a Via del Corso, que abriga lojas de produtos variados.

Duomo di Montepulciano

Dia 10: Arezzo e Cortona

Para finalizar seu roteiro perfeito pela Toscana, vá para a cidade de Arezzo. Situada no topo de uma colina, ela está a cerca de 75 km de Siena e possui uma paisagem repleta de edifícios renascentistas. Há diversos pontos turísticos em Arezzo interessantes, como a Piazza Grande, a Basílica de San Francesco, o Museo Diocesano di Arte Sacra, a Casa Vasari e muitos outros.

Piazza Grande em Arezzo

Ainda no mesmo dia, visite a pequena cidade de Cortona, a pouco menos de 30 km de Arezzo. Por também estar no topo de uma colina, ela oferece uma vista magnífica do Vale do Chiana. Algumas de suas principais atrações são o Museo Diocesano, o Palazzo Comunale e o Eremitério Le Celle, fundado por São Francisco de Assis.

Cidade de Cortona

O Seguro Viagem é obrigatório para a Itália e Europa

Uma dica importantíssima que reforçamos para todos que estão planejando ir à qualquer país da Europa é que não se esqueça que fazer um Seguro Viagem Internacional é obrigatório para viajar para lá. Veja nossa matéria de Seguro Viagem para Europa com tudo o que você precisa saber sobre o assunto, quais são os melhores seguros e dicas para fazer um excelente seguro por um preço incrível economizando muito.

Dicas para aproveitar melhor sua viagem à Itália

Agora que você já viu tudo sobre o roteiro perfeito pela Toscana, uma dica importante é que alguns pontos turísticos, cidades legais e vinícolas são um pouco afastados, e uma ótima opção para aproveitar melhor sua viagem pela Itália é alugar um carro. Muitos brasileiros estão optando por alugar um carro na Itália para poder conhecer melhor todas as cidades, principalmente as da Toscana.

As estradas são lindas, você conhece várias cidades do interior e vilarejos, e pode fazer roteiros incríveis de carro como Roma, Milão, Florença, Pisa, Veneza, conhecer as belas praias da Costa Amalfitana, Siena, Lucca e explorar bem a Toscana. A Itália é um país em que alugar um carro é essencial. Se quiser, veja nossa matéria de como alugar um carro na Itália com dicas de como alugar um excelente carro por um preço incrível com super comparadores de preços, os roteiros mais famosos e tudo o que você precisa saber sobre o assunto.

Aluguel de carro na Itália

Use seu celular à vontade na Itália e na Europa

Poder usar seu celular na Itália, na Europa e em qualquer outro lugar do mundo é ótimo, pois ele acaba sendo muito útil. Você pode usar os aplicativos dos pontos turísticos e das cidades, os aplicativos de cupons de desconto, se for alugar um carro você economiza uns 100 euros por não precisar alugar um GPS pois poderá usar o do celular, pode pesquisar os endereços e horários dos lugares, ver a previsão do tempo para se planejar para os passeios e lógico ficar conectado com todo mundo através de aplicativos e postar suas fotos da viagem à Itália nas redes sociais.

Se quiser, veja nossas dicas de como usar o celular à vontade na Europa. É super barato e você vai poder usar seu celular o dia inteiro em Roma, Florença, Veneza, Milão, Toscana e qualquer lugar da Itália. E usando a internet do seu celular você poderá pesquisar tudo sobre o roteiro perfeito pela Toscana para quando estiver lá.

Usar o celular na Itália

Veja outras matérias legais da Itália:

O que fazer em Roma: Principais atrações, passeios e lugares da cidade.
Guia da Toscana: Tudo o que você precisa saber sobre a Toscana.
Como levar dinheiro para Itália: Melhores formas de levar e comprar seus euros.
Dicas para viajar de trem pela Itália: Dicas, melhores empresas e passagens baratas.

Tags:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *