Vista de Veneza durante o dia
Veneza

O que fazer de graça em Veneza

Saiba o que fazer de graça em Veneza, para aproveitar muito essa cidade da Itália e se divertir sem gastar nada. Para quem deseja uma viagem econômica, a nossa dica é optar pelos passeios gratuitos, a fim de compensar os outros gastos inevitáveis, como passagens aéreas e hospedagem. Confira algumas indicações a seguir:

Vista da Basilica di Santa Maria della Salute em Veneza

E, se você estiver planejando viajar para lá não deixe de conferir também as dicas imperdíveis de como economizar muito na Itália. São dicas muito boas, que valem a pena, e vão fazer você economizar muito em todo o planejamento da viagem e quando estiver lá. Sua viagem à Itália vai sair mais barata do que imagina e você poderá aproveitar ainda mais sua viagem. Agora veja tudo sobre o que fazer de graça em Veneza.

1. Ir à Piazza San Marco em Veneza

A nossa primeira dica de o que fazer de graça em Veneza é visitar a Piazza San Marco. Considerada uma das praças mais bonitas da cidade, ela é formada por construções históricas, como a Basílica de São Marco, o Palazzo Ducale, a Torre do Relógio e a Campinale, que é a torre onde estão os sinos da basílica. Vale a pena reservar uma tarde inteira para conhecê-la e chegar o mais cedo possível para conseguir aproveitar bem o passeio.

Piazza San Marco em Veneza

2. Conhecer a Basilica di San Marco em Veneza

Na Piazza San Marco, está a Basilica San Marco, outro ponto turístico gratuito imperdível em Veneza. Construída no ano de 828, ela é a igreja mais famosa da cidade e abriga os restos mortais do Patrono da Cidade, San Marco. Suas cinco cúpulas misturam os estilos arquitetônicos bizantino, românico e renascentistas, enquanto seu interior traz uma decoração igualmente espetacular. Não deixe de visitá-la durante o seu passeio por Veneza.

Basílica de São Marcos em Veneza

3. Observar a Ponte di Rialto em Veneza

Outra opção de o que fazer de graça em Veneza é ir à Ponte di Rialto, um dos pontos turísticos mais bonitos da cidade. Essa ponte cruza o Grande Canal e, atualmente, virou um pequeno centro de compras, pois tem diversas lojas e barracas ao seu redor. Sua arquitetura histórica italiana chama bastante atenção, tornando-se um símbolo da cidade.

Banner-Gabr

Ponte di Rialto em Veneza

4. Passear no Mercado Rialto em Veneza

Ao lado da Ponte di Rialto, está o Mercado Rialto, o mercado mais tradicional de Veneza. Ele é um dos maiores centros de compras de toda a Europa e está cercado por barracas de peixes, frutas e verduras. É o local ideal para experimentar sabores únicos da região, mas ainda que você não queira gastar, vale a pena andar por lá e observar os produtos típicos de Veneza.

Mercado Rialto em Veneza

5. Caminhar pela Ponte dos Suspiros em Veneza

Outra ponte que você não pode deixar de conhecer em Veneza é a Ponte dos Suspiros. Ela é belíssima e liga o Palazzo Ducale ao prédio onde funcionava a antiga prisão de Veneza. A Ponte dos Suspiros possui esse nome por causa de prisioneiros. Segundo a lenda, eles suspiravam ao passarem por ali, vendo o mundo pela última vez.

Ponte dos Suspiros em Veneza

6. Visitar a Basilica di Santa Maria della Salute em Veneza

Localizada no bairro Dorsoduro, a Basílica de Santa Maria da Saúde é um item indispensável no roteiro de o que fazer de graça em Veneza. A sua construção começou em 1631, em meio à epidemia da Peste Negra, e por esse motivo, o local leva o nome de Basílica de Santa Maria da Saúde. Foi uma promessa do então governante da época, Nicolò Contarini, à Nossa Senhora da Saúde. A igreja também se destaca por sua linda cúpula e seu estilo arquitetônico barroco.

Basílica di Santa Maria della Salute em Veneza

7. Conhecer a Libreria Acqua Alta em Veneza

A Libreria Acqua Alta é mais que uma livraria, pois envolve toda uma experiência. Ela possui esse nome porque quando Veneza tem suas épocas de maré alta, seus livros acabam flutuando nas gôndolas e banheiras onde ficam expostos. Justamente por isso, a livraria recebeu esse nome de Acqua Alta, que em português significa “mar alto”. O local é cercado por cenários lindos, tornando-se um passeio gratuito diferenciado.

Libreria Acqua Alta em Veneza

8. Admirar as obras da Coleção Peggy Guggenheim em Veneza

Localizado no bairro Dorsoduro, o museu Coleção Peggy Guggenheim oferece exposições impressionantes. Ele possui, principalmente, a coleção pessoal de arte de Peggy Guggenheim, ex-esposa do artista Max Ernst. No local, também estão obras do surrealismo, cubismo e expressionismo de artistas renomados, como Salvador Dalí, Pablo Picasso, Constantin Brancusi e muitos outros.

Coleção Peggy Guggenheim em Veneza

9. Ir ao Planetário de Veneza

Entre as dicas de o que fazer de graça em Veneza, está visitar o planetário da cidade. O Planetário de Veneza está situado na Ilha de Lido e é um programa imperdível, principalmente se você está com crianças. Ele oferece eventos e apresentações especiais, relacionados à atronomia, todos gratuitos. Você poderá observar atividades sísmicas, fenômenos atípicos dos astros e muito mais. Para entrar no planetário, é necessário agendar com antecedência através do site oficial.

Fachada do Planetário de Veneza

10. Visitar a Chiesa di San Zaccaria em Veneza

A Igreja de São Zacarias é uma construção encantadora do século XVI, cuja arquitetura mistura os estilos gótico e renascentista. Seu interior é igualmente belo, pois traz obras de artistas renomados, como Tintoretto, Angelo Trevisani, Giovanni Bellini, Giuseppe Salviati, Van Dyck e muitos outros. É um passeio bastante enriquecedor.

Chiesa di San Zaccaria em Veneza

Muito mais dicas da Itália no Youtube!

Está gostando da matéria? Não deixe de visitar também o nosso canal no Youtube. Tem vários vídeos incríveis da Itália, com muito mais dicas, para te ajudar a planejar toda a sua viagem. Se quiser, clique aqui para se inscrever no canal ou aqui para ver a playlist com todos os vídeos da Itália. Esse vídeo é o mais assistido do canal:

Como economizar muito na viagem à Itália

O Seguro Viagem é obrigatório para a Itália e Europa

Uma dica importantíssima que reforçamos para todos que estão planejando ir à qualquer país da Europa é que não se esqueça que fazer um Seguro Viagem Internacional é obrigatório para viajar para lá. Veja nossa matéria de Seguro Viagem para Europa com tudo o que você precisa saber sobre o assunto, quais são os melhores seguros e dicas para fazer um excelente seguro por um preço incrível economizando muito.

Mulher olhando janela de avião

Use seu celular à vontade em Veneza e na Europa

Poder usar seu celular em Veneza, na Itália, na Europa e em qualquer outro lugar do mundo é ótimo, pois ele acaba sendo muito útil. Você pode usar os aplicativos dos pontos turísticos e das cidades, os aplicativos de cupons de desconto, se for alugar um carro você economiza uns 100 euros por não precisar alugar um GPS pois poderá usar o do celular, pode pesquisar os endereços e horários dos lugares, ver a previsão do tempo para se planejar para os passeios e lógico ficar conectado com todo mundo através de aplicativos e postar suas fotos da viagem à Itália nas redes sociais. Se quiser, veja nossas dicas de como usar o celular à vontade na Europa. É super barato e você vai poder usar seu celular o dia inteiro em Roma, Florença, Veneza, Milão, Toscana e qualquer lugar da Itália. E usando a internet do seu celular você poderá pesquisar tudo sobre o que fazer de graça em Veneza quando estiver lá.

Celular para Veneza e Itália

Dicas para aproveitar melhor sua viagem a Veneza

Agora que você já viu tudo sobre o que fazer de graça em Veneza, uma dica legal e que faz a diferença na viagem a Veneza é escolher bem a localização do seu hotel e se hospedar perto das atrações turísticas. Não é tão fácil se locomover por lá por causa dos rios e canais que cortam as ruas, e ficando bem localizado você vai aproveitar muito mais e gastar muito menos tempo e dinheiro se deslocando até os lugares. Se quiser, veja nossa matéria de onde ficar em Veneza, que lá tem as dicas das melhores regiões para se hospedar e também de como conseguir um ótimo hotel por um preço excelente (e achar hotéis excelentes em promoção nessas regiões que são super disputadas). Vale a pena caprichar na reserva do hotel em Veneza.

Gôndolas no Grand Canal em Veneza

Outra dica é que em Veneza mesmo, você não vai usar carro até porque não tem ruas no centro turístico, são só canais e rios. Mas muita gente aluga o carro no último dia em Veneza para pegar ele e ir descendo para as outras cidades da Itália. Alguns pontos turísticos e vinícolas são um pouco afastados e muitos turistas optam por alugar um carro para poder conhecer melhor todas as cidades e a Toscana. As estradas são lindas, você conhece várias cidades do interior e vilarejos, e pode fazer roteiros incríveis de carro como Roma, Milão, Veneza, Florença, Pisa e explorar bem a Toscana. Sem falar que com um carro você consegue fazer compras com mais facilidades e conhecer os pontos turísticos mais afastados. Se quiser, veja nossa matéria de como alugar um carro na Itália com dicas de como alugar um excelente carro por um preço incrível com super comparadores de preços e tudo o que você precisa saber sobre o assunto.

Carro na estrada

Dicas dos ingressos das atrações de Veneza e da Itália

Outra dica importante para economizar dinheiro e tempo é com os passeios. Para conhecer a maioria dos pontos turísticos e museus de Veneza é preciso comprar os ingressos de cada lugar. A dica é comprar todos os ingressos antes pela Internet, que além de serem sempre mais baratos, você economiza um bom tempo que perderia nas filas das bilheterias e já viaja com os ingressos em mãos e as atrações garantidas. Se quiser, veja aqui na matéria de ingressos para Veneza e Itália todas as dicas, os mais vendidos e onde comprar todos os ingressos pelo melhor preço. Para as principais atrações de Veneza como os museus da Praça São Marcos, o Palácio do Doge e para fazer o passeio de gôndola pela cidade, você precisará comprar os ingressos para poder entrar.

Piazza San Marco em Veneza

Veja outras matérias imperdíveis de Veneza e da Itália:

O que fazer em Veneza: Principais atrações, passeios e lugares da cidade.
Pontos turísticos de Veneza: Os principais lugares turísticos da cidade.
Dicas para viajar de trem pela Itália: Dicas, melhores empresas e passagens baratas.

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *