Vista da Praia Pane e Pomodoro em Bari
Bari

Clima e temperatura em Bari

Veja como é o clima e a temperatura em Bari durante todo ano e se planeje bem para não ter imprevistos durante sua viagem. É importante saber em qual estação do ano será sua viagem e como estará o tempo por lá nesse período. Acompanhe a matéria e anote todas as informações.

Vista do Teatro Margherita em Bari

E depois não deixe de ver a matéria de como economizar muito em sua viagem à Itália. É a matéria mais acessada do blog e vai te ajudar muito com todo o planejamento da viagem. São várias dicas imperdíveis que vão fazer você economizar MUITO (muito mesmo) e montar toda a sua viagem à Itália. Agora, veja tudo sobre o clima e temperatura em Bari.

Como são o clima e a temperatura em Bari?

Na cidade de Bari, o termômetro costuma variar bastante ao longo do ano, indo de 5°C a 30°C. Veja abaixo como é o clima e temperatura em Bari durante o ano todo:

Gráfico de temperaturas em Bari

1. Verão em Bari

De 21 de junho a 20 de setembro, é verão em Bari, uma estação morna, seca e de céu quase sem nuvens. A temperatura máxima diária fica acima dos 26°C e o dia mais quente do ano costuma ser em julho, com mínima de 21°C e máxima de 30°C. Como já dissemos, o céu costuma ficar aberto e as chuvas não caem com frequência.

  • Temperaturas: mínima de 19°C e máxima de 28°C.

Vista da praia Pane e Pomodoro em Bari

O que levar na mala para o verão em Bari?

Leve roupas frescas, como camisetas e shorts, mas também algum casaco fino para usar à noite, quando as temperaturas caem um pouco. Não se esqueça de incluir em sua mala roupas de banho, chapéus, bonés, protetor solar ou bronzeador e garrafas d’água.

Banner-Gabr

O que fazer no verão em Bari?

Os lugares ideais para aproveitar o verão são as praias em Bari. Entre as principais da cidade, estão Pane e Pomodoro, Orla de Bari Nuova e Torre Quetta. A primeira é a praia mais popular entre os turistas, principalmente para aqueles que desejam tomar banho de mar. Já a Orla de Bari Nuova é mais tranquila e oferece um ambiente perfeito para relaxar e apreciar o fim de tarde.

Praia Pane e Pomodoro em Bari

A praia Torre Quetta também é bonita, porém possui uma água bem gelada. Por isso, é ideal para praticar esportes marítimos, como kitesurfe ou windsurfe. Faça outros passeios ao ar livre, para aproveitar o calor na cidade. A nossa dica é tentar acordar bem cedo para ir às atrações a céu aberto, enquanto o sol está mais fraco e os lugares, menos cheios.

Praia em Bari

Feriados no verão em Bari

  • 02/06: Dia da República Italiana
  • 29/06: São Pedro e São Paulo
  • 15/08: Assunção de Nossa Senhora

Porto de Bari

2. Inverno em Bari

Entre 21 de dezembro e 20 de março, é inverno em Bari. Isso significa que a ilha fica bem menos movimentada que o de costume. Para as atrações fechadas, isso é ótimo, pois as filas ficam menores. A temperatura média diária costuma ficar abaixo dos 16°C e o dia mais frio é, geralmente, em fevereiro, com mínima de 5°C e máxima de 12°C.

  • Temperaturas: mínima de 7°C e máxima de 15°C.

Inverno em Bari

O que levar na mala para o inverno em Bari?

Roupas quentes, como calças, casacos grossos, roupas de lã e calçados fechados. Não se esqueça de levar também luvas, cachecóis e toucas.

O que fazer no inverno em Bari?

O inverno pode não ser tão proveitoso para passear em atrações a céu aberto, devido às baixas temperaturas. Então, invista nos pontos turísticos em Bari em ambientes fechados, como as igrejas da cidade. A principal delas é a Cattedrale di San Sabino, mais conhecida como Catedral de Bari. Ela possui uma elegante fachada branca e muitos detalhes arquitetônicos. Lá, também está o Museu Diocensano, com uma coleção de artefatos pertencentes à igreja.

Cattedrale di San Sabino - Catedral de Bari

A Basílica di San Nicola é a igreja mais visitada de Bari. Ela leva o nome do padroeiro da cidade, que é o mesmo santo que inspirou a criação do Papai Noel. Nessa basílica, destacam-se a arquitetura deslumbrante, os afrescos magníficos e o trono do bispo, todo feito de mármore. Durante o seu passeio, visite a Pinacoteca Metropolitana di Bari, uma espécie de galeria que reúne diversas coleções e exposições que documentam a região de Puglia.

Pinacoteca Metropolitana di Bari

Feriados no inverno em Bari

  • 08/12: Imaculada Conceição
  • 25/12: Natal
  • 26/12: Santo Estêvão
  • 01/01: Ano Novo
  • 06/01: Epifania

Natal em Bari

3. Primavera e outono em Bari

De 21 de março a 20 de junho, é primavera em Bari, sendo essa uma ótima época para sua viagem. A estação é bem amena por lá, com temperaturas extremamente agradáveis, ideal para quem gosta de dia ensolarado com clima fresco. Já de 21 de setembro a 20 de dezembro são os meses de outono em Bari. A cidade começa a ficar com o clima um pouco mais frio e as chances de chuva aumentam muito, principalmente em novembro.

  • Temperaturas: mínima de 12°C e máxima de 20°C.

Pôr do sol em Bari

O que levar na mala para a primavera e o outono em Bari?

Tanto a primavera quanto o outono marcam a transição de temperaturas. Então, leve tanto roupas quentes quanto mais leves. Além disso, a nossa dica é sempre deixar um casaco com você, pois as noites costumam ser mais frescas. No outono, leve guarda-chuvas ou capas de chuva, pois a precipitação é maior nessa época.

O que fazer na primavera e no outono em Bari?

Essa época de meia-estação, tanto primavera quanto outono, é ideal para fazer passeios a céu aberto e apreciar as belas paisagens em Bari. Caminhe pela Piazza del Ferrarese, considerada um dos lugares mais aconchegantes e tranquilos para visitar na cidade. Essa praça é a porta de entrada para a zona do centro histórico, a partir do porto, e está rodeada de monumentos interessantes e lojas de lembrancinhas.

Piazza del Ferrarese em Bari

Visite, também, o estádio San Nicola, casa de um time de futebol chamado AS Bari. Ele é considerado um patrimônio cultural e apresenta uma arquitetura super moderna, com uma construção que se assemelha a uma astronave. Além de assistir às partidas, você pode fazer um tour guiado pelas dependências do local. Aproveite o seu passeio para conhecer os melhores restaurantes em Bari e experimentar a culinária típica francesa.

Estádio San Nicola em Bari

Feriados na primavera e outono em Bari

  • 19/03: São José e Dia dos Pais
  • Primeiro domingo após a primeira lua cheia, geralmente em abril: Páscoa
  • Segunda-feira seguinte ao domingo de Páscoa: Segunda-feira do Anjo
  • 25/04: Dia da Liberdade
  • 01/05: Dia do Trabalhador
  • Segundo domingo de maio: Dia das Mães
  • 01/11: Dia de Todos os Santos
  • 02/11: Dia dos Fiéis Defuntos
  • 04/11: Dia da Unidade Nacional da Itália
  • 08/12: Imaculada Conceição

Anoitecer na cidade de Bari

Chuvas em Bari

A temporada de chuvas em Bari acontece na primavera e no outono, principalmente nos meses de março, abril, outubro e novembro. No inverno, também podem haver dias de chuva mais intensa, porém entre o final da primavera e o verão, as chuvas são mais incomuns. Veja abaixo um gráfico completo com acompanhamento mês a mês das chuvas em Bari:

Gráfico de chuvas em Bari

Qual a melhor época para conhecer Bari?

A melhor época para ir a Bari é no final da primavera ou no verão, mais especificamente entre os meses de maio e setembro. Ainda que o fluxo de turistas seja maior durante essas estações do ano, nesse período, as temperaturas são agradáveis e há menos dias de chuva. Isso permite que você aproveite muito mais os pontos turísticos da cidade.

Bari na Itália

O clima e a temperatura na Itália variam entre as cidades

Como o clima na Itália é bem variado, por causa de seu formato extenso, o clima em Bari não será exatamente igual ao tempo em outras cidades. Portanto, leia essa matéria geral de clima na Itália e saiba mais sobre esse assunto.

Estação de trem em Bari

Muito mais dicas da Itália no Youtube!

Está gostando da matéria? Não deixe de visitar também o nosso canal no Youtube. Tem vários vídeos incríveis da Itália, com muito mais dicas, para te ajudar a planejar toda a sua viagem. Se quiser, clique aqui para se inscrever no canal ou aqui para ver a playlist com todos os vídeos da Itália. Esse vídeo é o mais assistido do canal:

Como economizar muito na viagem à Itália

O Seguro Viagem é obrigatório para a Itália e Europa

Uma dica importantíssima que reforçamos para todos que estão planejando ir à qualquer país da Europa é que não se esqueça que fazer um Seguro Viagem Internacional é obrigatório para viajar para lá. Veja nossa matéria de Seguro Viagem para Europa com tudo o que você precisa saber sobre o assunto, quais são os melhores seguros e dicas para fazer um excelente seguro por um preço incrível economizando muito.

Mulher olhando janela de avião

Dicas para aproveitar melhor sua viagem à Itália

Agora que você já viu tudo sobre o clima e temperatura em Bari, uma dica importante é que alguns pontos turísticos, cidades legais e vinícolas são um pouco afastados, e uma ótima opção para aproveitar melhor sua viagem pela Itália é alugar um carro. Muitos brasileiros estão optando por alugar um carro na Itália para poder conhecer melhor todas as cidades, principalmente as da Toscana.

As estradas são lindas, você conhece várias cidades do interior e vilarejos, e pode fazer roteiros incríveis de carro como Roma, Milão, Florença, Pisa, Veneza, conhecer as belas praias da Costa Amalfitana, Siena, Lucca e explorar bem a Toscana. A Itália é um país em que alugar um carro é essencial. Se quiser, veja nossa matéria de como alugar um carro na Itália com dicas de como alugar um excelente carro por um preço incrível com super comparadores de preços, os roteiros mais famosos e tudo o que você precisa saber sobre o assunto.

Viagem de carro pela Toscana e Itália

Use seu celular à vontade na Itália e na Europa

Poder usar seu celular na Itália, na Europa e em qualquer outro lugar do mundo é ótimo, pois ele acaba sendo muito útil. Você pode usar os aplicativos dos pontos turísticos e das cidades, os aplicativos de cupons de desconto, se for alugar um carro você economiza uns 100 euros por não precisar alugar um GPS, pois poderá usar o do celular, pode pesquisar os endereços e horários dos lugares, ver a previsão do tempo para se planejar para os passeios e lógico ficar conectado com todo mundo através de aplicativos e postar suas fotos da viagem à Itália nas redes sociais.

Se quiser, veja nossas dicas de como usar o celular à vontade na Europa. É super barato e você vai poder usar seu celular o dia inteiro em Roma, Florença, Veneza, Milão, Toscana e qualquer lugar da Itália. E usando a internet do seu celular você poderá pesquisar tudo sobre o clima e temperatura em Bari quando estiver lá.

Celular para Itália e Europa

Veja outras matérias legais da Itália:

O que fazer em Roma: Principais atrações, passeios e lugares da cidade.
Guia da Toscana: Tudo o que você precisa saber sobre a Toscana.
Como levar dinheiro para Itália: Melhores formas de levar e comprar seus euros.
Dicas para viajar de trem pela Itália: Dicas, melhores empresas e passagens baratas.

Tags:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *