Cinque Terre na Itália
Italia

Clima e temperatura na Itália

Conheça o clima e temperatura na Itália. Confira todas as dicas e saiba como fica o tempo em cada estação do ano nas mais diferentes regiões do país. As temperaturas variam bastante conforme cada região da Itália, por isso este é um país que precisa de um planejamento especial.

Vista aérea da região de Ischia na Itália

E depois não deixe de ver a matéria de como economizar muito em sua viagem à Itália. É a matéria mais acessada do blog e vai te ajudar muito com todo o planejamento da viagem. São várias dicas imperdíveis que vão fazer você economizar MUITO (muito mesmo) e montar toda a sua viagem à Itália. Agora, veja tudo sobre o clima e temperatura na Itália.

Como são o clima e a temperatura na Itália?

O clima e a temperatura variam muito na Itália, principalmente pelo fato do país ter um terreno geográfico muito variado, com praias de um lado e grandes alpes e montanhas do outro. Resumindo, a Itália tem um clima muito variado entre o mediterrâneo e o clima continental. Veja, abaixo, o gráfico que mostra as temperaturas mínimas e máximas em cada mês do ano.

Gráfico de temperaturas na Itália

1. Verão na Itália

O verão começa no dia 21 de junho e termina em 20 de setembro. É a época de alta temporada e os meses mais quentes do ano na Itália. Os meses de julho e agosto, mais especificamente, têm temperaturas muito altas, com sol forte o dia todo.

  • Temperaturas: mínima de 16°C e máxima de 27°C.

Verão na cidade de Amalfi na Itália

O que levar na mala para o verão na Itália?

Leve roupas frescas, como camisetas e shorts, mas também algum casaco fino para usar à noite, quando as temperaturas caem um pouco. Não se esqueça de incluir em sua mala roupas de banho, chapéus, bonés, protetor solar ou bronzeador e garrafas d’água.

Banner-Gabr

O que fazer no verão na Itália?

Como a maioria dos passeios na Itália é a céu aberto, se prepare para andar bastante, tome muita água e tente acordar bem cedo para aproveitar os lugares enquanto o clima está mais ameno e não tem fila. Quando o sol começar a apertar e os pontos turísticos encherem, você já terá terminado seu passeio e poderá aproveitar para almoçar em um dos melhores restaurantes em Roma ou em outras cidades italianas.

Vista do Coliseu na cidade de Roma

Alguns dos pontos turísticos ideais para ir durante o verão são as praias no sul da Itália. Essa região conta com praias paradisíacas, como a Rabbit-Beach, na Ilha de Lampedusa, na costa sul da Sicília; a San Vito lo Capo, situada na cidade de mesmo nome; as praias de Amalfi; a Sferracavallo, em Palermo e muitas outras. É uma mais linda que a outra e todas contam com paisagens incríveis e ótima infraestrutura.

Praia na cidade de Acciaroli na Itália

Feriados no verão na Itália

  • 02/06: Dia da República Italiana
  • 29/06: São Pedro e São Paulo
  • 15/08: Assunção de Nossa Senhora

Costa Amalfitana na Itália

2. Inverno na Itália

O inverno começa no dia 21 de dezembro e vai até o dia 20 de março. Nessa época, é comum você ver geadas, nevoeiros e até neve. Os rios também congelam nesse período e dificultam o deslocamento dos barcos, portanto tenha sempre em mente outros atrativos para caso ocorra algum imprevisto, como o de não poder fazer os tours de barco na sua programação.

  • Temperaturas: mínima de 2°C e máxima de 14°C.

Inverno em Florença

O que levar na mala para o inverno na Itália?

Roupas quentes, como calças, casacos grossos, roupas de lã e calçados fechados. Não se esqueça de levar também luvas, cachecóis e toucas.

O que fazer no inverno na Itália?

Devido ao congelamento dos rios, conforme citamos anteriormente, a cidade de Veneza não é a região mais indicada para conhecer durante o inverno na Itália. A nossa sugestão é que você passe a maior parte de sua programação em lugares fechados, como museus, palácios e restaurantes. É possível encontrar vários lugares nesse estilo entre os pontos turísticos em Milão, uma cidade que fica ainda mais encantadora no inverno.

Inverno na cidade de Milão

A capital da Itália, Roma, também oferece várias atrações em ambientes cobertos e fechados. Os museus em Roma são bastante enriquecedores e trazem acervos completos, despertando a curiosidade de seus visitantes. Já em Florença, onde o inverno é um pouco mais intenso – mas não tanto quanto em Milão -, estão catedrais, galerias e edifícios imperdíveis. Visite a Catedral de Florença, o Palazzo Vecchio, a Galleria degli Uffizi e outros pontos turísticos em Florença.

Piazza del Duomo em Florença

Feriados no inverno na Itália

  • 08/12: Imaculada Conceição
  • 25/12: Natal
  • 26/12: Santo Estêvão
  • 01/01: Ano Novo
  • 06/01: Epifania

Natal em Roma

3. Primavera e outono na Itália

A primavera vai do dia 21 de março ao dia 20 de junho, enquanto o outono começa no 21 de setembro e termina no dia 20 de dezembro. Nesse período, o clima da Itália se torna mais agradável. São algumas das melhores épocas do ano para viajar ao país, pois esses meses têm o clima ideal para conhecer os lugares turísticos nas cidades italianas.

  • Temperaturas: mínima de 10°C e máxima de 28°C.

Outono na cidade de Roma

O que levar na mala para a primavera e o outono na Itália?

Tanto a primavera quanto o outono marcam a transição de temperaturas. Então, leve tanto roupas quentes quanto mais leves. Além disso, a nossa dica é sempre deixar um casaco com você, pois as noites costumam ser mais frescas. No outono, leve guarda-chuvas ou capas de chuva, pois a precipitação é maior nessa época.

O que fazer na primavera e no outono na Itália?

Aproveite a primavera para fazer um animado passeio de barco pelos canais de Veneza e suas pontes. Logo após, caminhe por outros lugares legais na cidade, principalmente na Piazza San Marcos, onde você encontra uma basílica, um campanário, o Palazzo Ducal e a Torre do Relógio. Visite também os pontos turísticos em Pisa, como a Praça da Catedral de Pisa, onde estão o Campanário Monumentale, a Duomo de Pisa e a famosa Torre de Pisa.

Vista da Torre de Pisa

Essa época também é ideal para visitar os pontos turísticos em Roma que são a céu aberto, como o Coliseu, o Fórum Romano, o Palatino e a Fontana di Trevi. Veja ainda o nosso guia da Toscana na Itália e conheça as atrações das cidades dessa região. As províncias da Toscana são: Florença, Arezzo, Siena, Grosseto, Lucca, Pisa, Livorno, Pistoia, Prato e Massa Carrara. Cada uma delas traz lugares encantadores e diferenciados.

Vista do Fórum Romano em Roma

Feriados na primavera e outono na Itália

  • 19/03: São José e Dia dos Pais
  • Primeiro domingo após a primeira lua cheia, geralmente em abril: Páscoa
  • Segunda-feira seguinte ao domingo de Páscoa: Segunda-feira do Anjo
  • 25/04: Dia da Liberdade
  • 01/05: Dia do Trabalhador
  • Segundo domingo de maio: Dia das Mães
  • 01/11: Dia de Todos os Santos
  • 02/11: Dia dos Fiéis Defuntos
  • 04/11: Dia da Unidade Nacional da Itália
  • 08/12: Imaculada Conceição

Vista da cidade de Lucca na Itália

Qual a melhor época para conhecer a Itália?

A Itália, assim como vários outros países europeus, costuma ter as estações do ano bem definidas. A dica é viajar na meia-estação, ou seja, na primavera e no outono. Os meses de março a maio, setembro e outubro são ideais para a visita, pois nesse período a temperatura costuma ficar agradável e as atrações, não tão lotadas.

Tivoli na Itália

A primavera é a época perfeita para conhecer o país. Isso porque além do clima muito favorável, os dias são mais longos e a paisagem fica ainda mais bonita com o despertar das flores na natureza. As atrações não estarão estão cheias e os preços estarão justos, porque não é um período de alta temporada, como no verão, por exemplo.

Primavera em Capri

O outono também é uma boa época para viajar à Itália. O clima, apesar de um pouco mais fresco, continua agradável e os dias se mantêm ensolarados. Existe a possibilidade de chuva no Centro-Norte, mas nada que vá atrapalhar muito a sua viagem. Nessa estação, a natureza fica com uma coloração diferente, que surpreende muito os turistas.

Outono na Toscana

Confira mais detalhes sobre o clima em algumas cidades italianas:

Muito mais dicas da Itália no Youtube!

Está gostando da matéria? Não deixe de visitar também o nosso canal no Youtube. Tem vários vídeos incríveis da Itália, com muito mais dicas, para te ajudar a planejar toda a sua viagem. Se quiser, clique aqui para se inscrever no canal ou aqui para ver a playlist com todos os vídeos da Itália. Esse vídeo é o mais assistido do canal:

Como economizar muito na viagem à Itália

O Seguro Viagem é obrigatório para a Itália e Europa

Uma dica importantíssima que reforçamos para todos que estão planejando ir à qualquer país da Europa é que não se esqueça que fazer um Seguro Viagem Internacional é obrigatório para viajar para lá. Veja nossa matéria de Seguro Viagem para Europa com tudo o que você precisa saber sobre o assunto, quais são os melhores seguros e dicas para fazer um excelente seguro por um preço incrível economizando muito.

Dicas para aproveitar melhor sua viagem à Itália

Agora que você já viu tudo sobre o clima e temperatura na Itália, uma dica importante é que alguns pontos turísticos, cidades legais e vinícolas são um pouco afastados, e uma ótima opção para aproveitar melhor sua viagem pela Itália é alugar um carro. Muitos brasileiros estão optando por alugar um carro na Itália para poder conhecer melhor todas as cidades, principalmente as da Toscana.

As estradas são lindas, você conhece várias cidades do interior e vilarejos, e pode fazer roteiros incríveis de carro como Roma, Milão, Florença, Pisa, Veneza, conhecer as belas praias da Costa Amalfitana, Siena, Lucca e explorar bem a Toscana. A Itália é um país em que alugar um carro é essencial. Se quiser, veja nossa matéria de como alugar um carro na Itália com dicas de como alugar um excelente carro por um preço incrível com super comparadores de preços, os roteiros mais famosos e tudo o que você precisa saber sobre o assunto.

Aluguel de carro na Itália

Use seu celular à vontade na Itália e na Europa

Poder usar seu celular na Itália, na Europa e em qualquer outro lugar do mundo é ótimo, pois ele acaba sendo muito útil. Você pode usar os aplicativos dos pontos turísticos e das cidades, os aplicativos de cupons de desconto, se for alugar um carro você economiza uns 100 euros por não precisar alugar um GPS pois poderá usar o do celular, pode pesquisar os endereços e horários dos lugares, ver a previsão do tempo para se planejar para os passeios e lógico ficar conectado com todo mundo através de aplicativos e postar suas fotos da viagem à Itália nas redes sociais.

Se quiser, veja nossas dicas de como usar o celular à vontade na Europa. É super barato e você vai poder usar seu celular o dia inteiro em Roma, Florença, Veneza, Milão, Toscana e qualquer lugar da Itália. E usando a internet do seu celular você poderá pesquisar tudo sobre o clima e temperatura na Itália para quando estiver lá.

Usar o celular na Itália

Veja outras matérias legais da Itália:

O que fazer em Roma: Principais atrações, passeios e lugares da cidade.
Guia da Toscana: Tudo o que você precisa saber sobre a Toscana.
Como levar dinheiro para Itália: Melhores formas de levar e comprar seus euros.
Dicas para viajar de trem pela Itália: Dicas, melhores empresas e passagens baratas.

Tags:

10 comentários

  1. Inicio de abril é uma boa época para visitar Milão? Mais precisamente na cidade de Brescia. Já fui em janeiro em pleno inverno e gostei muito mas agora quero ir em outra estação do ano para fazer alguns passeios em cidades dos Lagos que achei muito bonitas, mas muuito frio!

  2. Olá ! Parabens pelo blog. Vou com a família de 9 a 20 de out para o sul ( Amalfi, Sicilia e Calabria). Consigo ir a praia em função do clima ou estará frio pra isso??

    1. Olá! Nós já fomos no final de Setembro e estava calor ainda, pegamos quase todos os dias com muito sol. Em Outubro as temperaturas caem um pouco, mas varia de ano para ano. Dá uma olhada nas previsões dessas cidades para esse ano que eles já tem em alguns sites.

  3. Parabéns pelo blog, muito informativo e de maneira bem clara de se entender.

  4. Parabéns pelo excelente site, vai me ajudar muito na programação para
    a minha primeira viagem à Itália

  5. Pretendo conhecer a Itália o mais breve possível, Roma, Veneza,e tudo mais.

  6. Boa tarde ! Gostaria de saber como é viajar em Dezembro para a Italia? é Recomendavel?

    1. Oii Rolesita, tudo bem? Olha, se você gosta de frio viajar para a Itália no dezembro é uma ótima opção, já que é inverno por lá. O lado bom é que nessa época as cidades não estão tão cheias, mas o frio pode atrapalhar um pouco a visita a alguns pontos turísticos. Vai muito do tipo de passeio que você está planejando fazer durante a viagem. Nessa época, o que mais indicamos são passeios em locais fechados, como museus e igrejas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *