Florença

Clima e temperatura em Florença

Saiba tudo sobre o clima e a temperatura em Florença. Acompanhe como fica o tempo em cada uma das estações do ano nessa cidade italiana. É importante se inteirar sobre o clima de seu destino quando você for viajar, para poder se planejar e organizar a viagem dos seus sonhos.

Vista da cidade de Florença

E depois não deixe de ver a matéria de como economizar muito em sua viagem à Itália. É a matéria mais acessada do blog e vai te ajudar muito com todo o planejamento da viagem. São várias dicas imperdíveis que vão fazer você economizar MUITO (muito mesmo) e montar toda a sua viagem à Itália. Agora, veja tudo sobre o clima e temperatura em Florença.

Como são o clima é a temperatura em Florença

Florença tem um clima variado, com temperaturas diferentes o ano todo. Essa cidade pode ter invernos bastante rigorosos e verões muito quentes, assim como o resto da Itália. Veja abaixo como é o clima e temperatura em Florença durante o ano todo, para saber quais meses que mais chove por lá. A linha vermelha é a temperatura média e as colunas azuis o volume de chuva.

Gráfico de clima e temperatura em Florença

1. Verão em Florença

Em junho, julho e agosto, que é época de férias e alta temporada, são os meses mais quentes do ano em Florença. Nós, brasileiros, já estamos acostumados com essas altas temperaturas e com o verão, mas mesmo assim é bom ir preparado, pois esses meses de julho e agosto têm um clima muito quente e a temperatura muito alta, com sol forte o dia todo.

  • Temperaturas: mínima de 19°C e máxima de 32°C.

Verão em Florença

O que levar na mala para o verão em Florença?

Leve roupas frescas, como camisetas e shorts, mas também algum casaco fino para usar à noite, quando as temperaturas caem um pouco. Não se esqueça de incluir em sua mala chapéus, bonés, protetor solar ou bronzeador e garrafas d’água.

Banner-Gabr

O que fazer no verão em Florença?

Como a maioria dos passeios em Florença é a céu aberto e você vai andar muito a pé pela cidade, uma dica é tentar acordar bem cedo para aproveitar os lugares enquanto o sol é bem mais fraco e não tem fila. Durante o dia, vá até a famosa Ponte Vecchio, que passa sobre o rio Arno e é um dos principais símbolos de Florença. Faça, também, um divertido passeio de barco nesse rio.

Ponte Vecchio em Florença

Conheça a Piazzale Michelangelo, que fica em uma região bem alta da cidade e, portanto, oferece uma vista maravilhosa de Florença e um pôr do sol inesquecível. Saiba que a noite na cidade durante o verão também é uma delícia para passear e conhecer a cidade. Procure jantar em restaurantes em Florença que ficam nas praças, ao ar livre.

Vista da Piazzale Michelangelo em Florença

Eventos no verão em Florença

  • Calcio Storico Fiorentino (junho): é uma festividade que celebra o padroeiro da cidade, São João. Consiste em uma espécie de futebol medieval, sem muitas regras definidas, disputado por 4 quarteirões da cidade. O campeonato se encerra no dia 24 de junho, dia de São João.
  • Festa de São João (junho): na noite do dia 23 de junho, inicia a festa em comemoração ao dia de São João. Ela acontece em toda a cidade e à meia-noite, há um belo show de fogos de artifício.
  • Pitti Immagine (junho): é o maior evento de moda de Florença. O desfile acontece semanalmente durante todo o mês de junho e janeiro, e traz coleções de moda feminina, masculina e infantil.
  • Festa de Sant’Anna (julho): no dia 26 de julho, acontece uma festa em homenagem a Sant’Anna, a santa protetora da cidade de Florença. Nela, é possível acompanhar um desfile do “Corteo Storico della Republica Fiorentina”, com membros da antiga republica florentina.

Feriados no verão em Florença

  • 02/06: Dia da República Italiana
  • 24/06: São João
  • 29/06: São Pedro e São Paulo
  • 15/08: Assunção de Nossa Senhora

Calcio Storico em Florença

2. Inverno em Florença

O inverno em Florença se estende de dezembro a março. É um pouco mais frio que o inverno de Roma e Veneza, mas não chega a ser tão intenso quanto o de Milão. Ainda assim, é comum ver geadas e nevoeiros nessa época. Portanto, planeje sempre fazer pausas entre os passeios durante o dia, para não caminhar muito tempo com o vento gelado no rosto.

  • Temperaturas: mínima de 0°C e máxima de 14°C.

Inverno em Florença

O que levar na mala para o inverno em Florença?

Roupas quentes, como calças, casacos grossos, roupas de lã e calçados fechados, inclusive próprios para a neve. Não se esqueça de levar também luvas, cachecóis e toucas.

O que fazer no inverno em Florença?

Durante o inverno, separe alguns dias para conhecer os museus em Florença. A cidade oferece museus muito interessantes e repletos de cultura. A Galleria degli Uffizi (Galeria dos Ofícios) aloja um dos museus mais antigos e famosos do mundo, com obras de grandes artistas. No edifício, você também encontra um teatro e salas específicas, como a Sala dos Mapas Geográficos e Sala de Matemática.

Galleria degli Uffizi em Florença

A Piazza del Duomo também é um lugar imperdível para visitar em Florença. Por lá, estão a famosa Catedral de Florença, o Campanário de Giotto, o Batistério de São João e o Museo dell’Opera del Duomo. Este último está incluso entre os principais museus da cidade, e conta com obras da Basilica di Santa Maria del Fiore e obras do pintor Donatello. Logo ao lado, está a Piazza della Signoria, onde está o Palazzo Vecchio, a sede da Câmara Municipal de Florença.

Piazza del Duomo em Florença

Eventos no inverno em Florença

  • Inauguração da árvore de Natal em Florença (dezembro): todo dia 8 de dezembro, último feriado antes do Natal, a árvore é oficialmente inaugurada na Piazza Duomo de Florença. Já durante o dia, acontece a Fiera dell’Imaculata na Piazza Santissima Annunziata, uma feira com produtos agrícolas e artesanato.
  • Festa degli Ommagi (dezembro): é uma tradicional procissão histórica da República Florentina, em homenagem às autoridades civis e religiosas.
  • Festa da Befana (janeiro): é o encerramento das comemorações de Natal e de final do ano. Befana é o nome popular dado a Epifania, data considerada feriado em toda a Itália. É representado pela figura de uma bruxa com sua vassoura.
  • Epifania: Cavalgada dos Reis Magos (janeiro): no dia 6 de janeiro, acontece esse evento histórico, organizado pela Opera di Santa Maria del Fiore. Ele remonta a procissão chamada “Festa dei Magi”, uma tradição florentina do século XV.
  • Pitti Immagine (janeiro): é o maior evento de moda de Florença. O desfile acontece semanalmente durante todo o mês de junho e janeiro, e traz coleções de moda feminina, masculina e infantil.
  • Danza in Fiera (fevereiro): é um festival de dança dedicado a todos os ritmos. O evento costuma durar quatro dias e oferece apresentações, competições e workshops.
  • Carnaval (fevereiro): traz eventos por toda a cidade, com muita música, comida e desfiles de carros alegóricos.

Feriados no inverno em Florença

  • 08/12: Imaculada Conceição
  • 25/12: Natal
  • 26/12: Santo Estêvão
  • 01/01: Ano Novo
  • 06/01: Epifania

Árvore de Natal na Piazza di San Giovanni em Florença

3. Primavera e outono em Florença

Em março, abril, maio, setembro, outubro e novembro, o clima de Florença se torna mais agradável, sendo um período nem tão frio nem tão quente. Essas são algumas das melhores épocas do ano para viajar a Florença, porque você sente um pouco de cada estação, inverno e verão. Durante a primavera, o cenário de Florença fica ainda mais bonito, por ter muita área verde e campos extensos espalhados por todos os lugares.

  • Temperaturas: mínima de 12°C e máxima de 28°C.

Primavera em Florença

O que levar na mala para a primavera e o outono em Florença?

Tanto a primavera quanto o outono marcam a transição de temperaturas. Então, leve tanto roupas quentes quanto mais leves. Além disso, a nossa dica é sempre deixar um casaco com você, pois as noites costumam ser mais frescas. No outono, leve guarda-chuvas ou capas de chuva, pois a precipitação é maior nessa época.

O que fazer na primavera e no outono em Florença?

Essa época de meia estação é ideal para visitar o Palazzo Pitti, um dos maiores monumentos históricos de Florença. Esse palácio de arquitetura elegante foi construído na área do Jardim de Boboli e, atualmente, abriga uma série salas, museus e galerias sensacionais. Passeie, também, pelo jardim, que é um dos mais famosos da Itália, com muitas plantas, estátuas e fontes.

Palazzo Pitti em Florença

A cidade de Florença também possui parques e jardins agradáveis em algumas de suas regiões, como o Giardino Bardani. Eles contam com com espaços para caminhar, andar de bicicleta ou, até mesmo, fazer um piquenique. E não deixe de conhecer o Mercado Central de Florença e o Mercado de São Lourenço, ambos igualmente interessantes. Neles, é possível adquirir diversos produtos, desde alimentos até roupas e bolsas.

Giardino Bardani em Florença

Eventos na primavera em Florença

  • Festa de Ano Novo Medieval (março): chamada Capodanno Fiorentino, essa festividade acontece anualmente no dia 25 de março. Nela, a Igreja Católica celebra a Anunciação dada a Maria pelo Arcanjo Gabriel. O evento traz várias manifestações culturais interessantes.
  • Scoppio del Carro – Explosão do Carro chamado Brindelone (abril): todos os anos, acontece a explosão do carro representando a purificação através do fogo. Essa celebração é uma das tradições florentinas mais antigas e conta com alguns efeitos especiais e fogos de artifício.
  • Feira Internacional de Artesanato (abril): vale a pena conferir a Mostra Internazionale dell’Artigianato, que traz produtos incríveis.
  • Maggio Musicale Fiorentino (maio): é um festival em comemoração ao renascimento cíclico da natureza e da primavera. Ele oferece concertos, óperas, balés e espetáculos teatrais.
  • Palio del Baluardo (maio): costuma ser realizado no terceiro domingo de maio e é uma competição de tiro com arco tradicional, da época medieval. Ela comemora o dia 16 de maio de 1527, quando os florentinos expulsaram a família Medici e proclamaram a República.

Eventos no outono em Florença

  • Festa della Rificolona (setembro): é um evento do folclore popular florentino, que acontece dia 7 de setembro, véspera do nascimento da Virgem Maria, nas paróquias da diocese de Florença. Durante essa festividade, lampiões de papel são colocados nas janelas e, também, levados em procissão pela cidade.
  • Wine Town – Feira dos Vinhos Toscanos (setembro): essa feira é ideal para quem gosta e deseja apreciar um bom vinho na cidade italiana.
  • Bienal Enogastronômica de Florença (novembro): a Bienale Enogastronomica di Firenze, como é chamada, acontece na segunda semana de novembro e traz as tradições gastronômicas das culinárias italiana e toscana. Esse evento traz chefs de toda a Itália e, através de expositores, oferece diferentes alimentos, além de eventos temáticos.
  • Feira da Criatividade (novembro): essa feira costuma acontecer na última semana do mês. É bastante atrativa e conta com muitas peças artesanais feitas a mão.
  • Maratona de Florença (novembro): no último domingo de novembro, é possível participar da maratona anual que ocorre na região do centro histórico de Florença.

Feriados na primavera e outono em Florença

  • 19/03: São José e Dia dos Pais
  • Primeiro domingo após a primeira lua cheia, geralmente em abril: Páscoa
  • Segunda-feira seguinte ao domingo de Páscoa: Segunda-feira do Anjo
  • 25/04: Dia da Liberdade
  • 01/05: Dia do Trabalhador
  • Segundo domingo de maio: Dia das Mães
  • 01/11: Dia de Todos os Santos
  • 02/11: Dia dos Fiéis Defuntos
  • 04/11: Dia da Unidade Nacional da Itália
  • 08/12: Imaculada Conceição

Capodanno Fiorentino - Ano Novo Medieval em Florença

Chuvas em Florença

A temporada de chuvas em Florença acontece no outono, principalmente no mês de novembro. Porém, é difícil pegar uma época de chuva intensa. Ainda que possa chover um dia ou outro, é bem incomum. Então, não se preocupe, pois não é nada que atrapalhe o seu roteiro pela cidade. Veja abaixo um gráfico completo com acompanhamento mês a mês das chuvas em Florença:

Gráfico de chuvas em Florença

Qual a melhor época para conhecer Florença?

Para nós, a melhor época do ano para ir a Florença é a primavera, principalmente entre abril e junho. Nesse período, as temperaturas estão mais frescas e o fluxo de turistas não é tão intenso. Isso permite que você economize, já que os preços das passagens de avião e hospedagens estarão mais em conta, e aproveite mais as atrações na cidade, sem tantas filas.

Pôr do sol em Florença

O clima e a temperatura na Itália variam entre as cidades

Como o clima na Itália é bem variado, por causa de seu formato extenso, o clima em Florença não será exatamente igual ao tempo em outras cidades. Portanto, leia essa matéria geral de clima na Itália e saiba mais sobre esse assunto.

Visão da região de Florença

Muito mais dicas da Itália no Youtube!

Está gostando da matéria? Não deixe de visitar também o nosso canal no Youtube. Tem vários vídeos incríveis da Itália, com muito mais dicas, para te ajudar a planejar toda a sua viagem. Se quiser, clique aqui para se inscrever no canal ou aqui para ver a playlist com todos os vídeos da Itália. Esse vídeo é o mais assistido do canal:

Como economizar muito na viagem à Itália

O Seguro Viagem é obrigatório para a Itália e Europa

Uma dica importantíssima que reforçamos para todos que estão planejando ir à qualquer país da Europa é que não se esqueça que fazer um Seguro Viagem Internacional é obrigatório para viajar para lá. Veja nossa matéria de Seguro Viagem para Europa com tudo o que você precisa saber sobre o assunto, quais são os melhores seguros e dicas para fazer um excelente seguro por um preço incrível economizando muito.

Mulher olhando janela de avião

Dicas para aproveitar melhor sua viagem à Florença

Agora que você já viu tudo sobre o clima e temperatura em Florença, uma dica legal e que faz a diferença na viagem à Florença é escolher bem a localização do seu hotel e se hospedar perto das atrações turísticas. A cidade é grande até e ficando bem localizado você vai aproveitar muito mais e gastar muito menos tempo e dinheiro se deslocando até os lugares.

Se quiser, veja nossa matéria de onde ficar em Florença, que lá tem as dicas das melhores regiões para se hospedar e também de como conseguir um ótimo hotel por um preço excelente (e achar hotéis excelentes em promoção nessas regiões que são super disputadas). Vale a pena caprichar na reserva do hotel em Florença.

Vista do centro histórico de Florença

E outra dica importante é que alguns pontos turísticos, cidades legais e vinícolas são um pouco afastados, e uma ótima opção para aproveitar melhor sua viagem pela Itália é alugar um carro. Partindo de Florença, você chega em quase todas as cidades da Toscana em uma ou duas horas, como Siena, Lucca, Pisa e Montalcino. Por isso muitas pessoas ficam hospedadas lá e alugam um carro para conhecer as cidades da toscana.

As estradas são lindas, você conhece várias cidades do interior e vilarejos, e pode fazer roteiros incríveis de carro como Roma, Milão, Florença, Pisa, Veneza, conhecer as belas praias da Costa Amalfitana, Siena, Lucca e explorar bem a Toscana. A Itália é um país em que alugar um carro é essencial. Se quiser, veja nossa matéria de como alugar um carro na Itália com dicas de como alugar um excelente carro por um preço incrível com super comparadores de preços, os roteiros mais famosos e tudo o que você precisa saber sobre o assunto.

Carro na estrada

Use seu celular à vontade em Florença e na Europa

Poder usar seu celular em Florença, na Itália, na Europa e em qualquer outro lugar do mundo é ótimo, pois ele acaba sendo muito útil. Você pode usar os aplicativos dos pontos turísticos e das cidades, os aplicativos de cupons de desconto, se for alugar um carro você economiza uns 100 euros por não precisar alugar um GPS pois poderá usar o do celular, pode pesquisar os endereços e horários dos lugares, ver a previsão do tempo para se planejar para os passeios e lógico ficar conectado com todo mundo através de aplicativos e postar suas fotos da viagem à Itália nas redes sociais.

Se quiser, veja nossas dicas de como usar o celular à vontade na Europa. É super barato e você vai poder usar seu celular o dia inteiro em Roma, Florença, Veneza, Milão, Toscana e qualquer lugar da Itália. E usando a internet do seu celular você poderá pesquisar tudo sobre o clima e temperatura em Florença quando estiver lá.

Celular para Itália e Florença

Dicas dos ingressos das atrações de Florença e da Itália

Outra dica importante para economizar dinheiro e tempo é com os passeios. Para conhecer a maioria dos pontos turísticos e museus de Florença é preciso comprar os ingressos de cada lugar. A dica é comprar todos os ingressos antes pela Internet, que além de serem sempre mais baratos, você economiza um bom tempo que perderia nas filas das bilheterias e já viaja com os ingressos em mãos e as atrações garantidas.

Se quiser, veja aqui na matéria de ingressos para Florença e Itália todas as dicas, os mais vendidos e onde comprar todos os ingressos pelo melhor preço. Para todas as principais atrações de Florença como o Palatino e Arte Moderna, Galeria Uffizi, Galeria Accademia, Jardins de Boboli, Capela de Medici e para a Galeria de Arte Moderna, você precisará comprar os ingressos para entrar.

Galeria Uffizi em Florença

Veja outras matérias imperdíveis de Florença e da Itália:

O que fazer em Florença: Principais atrações, passeios e lugares da cidade.
Guia da Toscana: Tudo o que você precisa saber sobre a Toscana.
Dicas para viajar de trem pela Itália: Dicas, melhores empresas e passagens baratas.

Tags:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *