Itália

Melhores universidades da Itália

Confira quais são as melhores instituições de ensino superior da Itália

Confira quais são as melhores universidades da Itália com informações de custo e de processo de candidatura para quem quer estudar fora. Fazer uma graduação, pós ou até mesmo um curso de curta duração no exterior é um sonho para muita gente, e a boa notícia é que a Itália é um ótimo destino para isso. Quer saber quais são as instituições mais renomadas de lá? Acompanhe a matéria e veja a lista que fizemos de acordo com o ranking da Times Higher Education.

Universidade Vita-Salute San Raffaele

E, se você estiver planejando viajar para lá não deixe de conferir também as dicas imperdíveis de como economizar muito na Itália. São dicas muito boas, que valem a pena, e vão fazer você economizar muito em todo o planejamento da viagem e quando estiver lá. Sua viagem à Itália vai sair mais barata do que imagina e você poderá aproveitar ainda mais sua viagem. Agora veja tudo sobre melhores universidades da Itália.

Scuola Superiore Sant’Anna

Localizada em Pisa, essa é a universidade italiana que melhor está posicionada no ranking mundial. Os cursos são gratuitos, mas, justamente por esse motivo, ela acaba sendo muito concorrida. A instituição oferece opções de estudo nas áreas de ciências agrícolas, ciências políticas, ciências biológicas, engenharia, ciências jurídicas e economia.

Cidade: Pisa
Custo: Gratuito
Processo de candidatura: Os estudantes de fora da União Europeia que queiram se candidatar precisam enviar histórico de notas, certificado de proficiência em inglês, carta de intenção, duas cartas de referência e currículo em inglês.

Scuola Superiore Sant'Anna

Scuola Normale Superiore

Também situada em Pisa, a Scuola Normale Superiore é gratuita, mas muito seletiva e tem salas de aulas com poucos estudantes. A escola divide seus estudos em três faculdades: Literatura e Filosofia, Física e Matemática e Humanidades e Ciências Humanas.

Local: Pisa
Custo: Gratuita
Processo de candidatura: Cadastro online com informações pessoais e teste de competências.

Scuola Normale Superiore

Universidade di Bologna

Conhecida por ser a mais antiga do mundo, a Universidade di Bologna é bem diferente das que citamos anteriormente no quesito tamanho: tendo 85 mil alunos inscritos em mais de 200 cursos espalhados por um campus enorme, com 33 departamentos e 11 faculdades. Além disso, diferente do que seu nome sugere, ela não está presente apenas na cidade de Bolonha, mas também em Cesena, Forli, Ravenna, Rimini e até mesmo em Buenos Aires.

Local: Bolonha, Cesena, Forli, Ravenna, Rimini ou Buenos Aires
Custo: Apesar de ser pública, esse é uma universidade paga e o valor é calculado de acordo com o desempenho do aluno e com sua renda familiar. No primeiro ano, o aluno é isento de pagar mensalidade e a partir do segundo ano é preciso pagar um valor de 2 a 5 euros.
Processo de candidatura: Formulário de informações do site preenchido, certificado de competência linguística, fotos do passaporte, comprovante de seguro saúde, documentos solicitados para o visto e diploma traduzido para o italiano.

Universidade di Bologna

Universidade di Pádua

Essa é uma das mais importantes universidades da Itália, tendo sido fundada em 1222 quando um grupo de estudantes e professores migrou da Universidade di Bologna, à procura de maior liberdade acadêmica. O local oferece: Ciências Agrárias, Economia, Farmácia, Direito, Engenharia, Letras e Filosofia, Medicina e Cirurgia, Medicina Veterinária, Psicologia, Ciências da Educação, Ciências Matemática, Físicas e Naturais, Ciências Políticas e Estatística.

Local: Pádua
Custo: Todos os candidatos precisam pagar uma taxa de inscrição de 30 euros e uma taxa de 2.500 a 2.900 euros por ano para graduação ou mestrado.
Processo de candidatura: Currículo, carta de motivação, cópia do passaporte, cópia do diploma anterior (ensino médio, graduação ou mestrado) traduzido, cópia da autorização de residência e cópia do recibo de pagamento da taxa de inscrição.

Universidade di Pádua

Universidade Vita-Salute San Raffaele

A Vita-Salute é uma das mais concorridas e caras universidades da Itália. Possui uma excelente infraestrutura e é muito moderna, dando aos seus alunos os melhores materiais para desenvolver suas habilidades. É a universidade italiana com maior número de citações de estudantes em pesquisas pelo mundo afora.

Local: Milão
Custo: O valor dos cursos é de aproximadamente 20.000 euros por ano, que são divididos em 3 vezes. Essa universidade não tem programa de bolsas e nem premiações por mérito.
Processo de candidatura: Cada curso requer documentos diferentes.

Campus da Universidade Vita-Salute San Raffaele

O Seguro Viagem é obrigatório para a Itália e Europa

Uma dica importantíssima que reforçamos para todos que estão planejando ir à qualquer país da Europa é que não se esqueça que fazer um Seguro Viagem Internacional é obrigatório para viajar para lá. Veja nossa matéria de Seguro Viagem para Europa com tudo o que você precisa saber sobre o assunto, quais são os melhores seguros e dicas para fazer um excelente seguro por um preço incrível economizando muito.

Mulher olhando janela de avião

Dicas para aproveitar melhor sua viagem à Itália

Agora que você já viu tudo sobre melhores universidades da Itália, uma dica importante é que alguns pontos turísticos, cidades legais e vinícolas são um pouco afastados, e uma ótima opção para aproveitar melhor sua viagem pela Itália é alugar um carro. Muitos brasileiros estão optando por alugar um carro na Itália para poder conhecer melhor todas as cidades, principalmente as da Toscana. As estradas são lindas, você conhece várias cidades do interior e vilarejos, e pode fazer roteiros incríveis de carro como Roma, Milão, Florença, Pisa, Veneza, conhecer as belas praias da Costa Amalfitana, Siena, Lucca e explorar bem a Toscana. A Itália é um país em que alugar um carro é essencial. Se quiser, veja nossa matéria de como alugar um carro na Itália com dicas de como alugar um excelente carro por um preço incrível com super comparadores de preços, os roteiros mais famosos e tudo o que você precisa saber sobre o assunto.

Viagem de carro pela Toscana e Itália

Use seu celular à vontade na Itália e na Europa

Poder usar seu celular na Itália, na Europa e em qualquer outro lugar do mundo é ótimo, pois ele acaba sendo muito útil. Você pode usar os aplicativos dos pontos turísticos e das cidades, os aplicativos de cupons de desconto, se for alugar um carro você economiza uns 100 euros por não precisar alugar um GPS pois poderá usar o do celular, pode pesquisar os endereços e horários dos lugares, ver a previsão do tempo para se planejar para os passeios e lógico ficar conectado com todo mundo através de aplicativos e postar suas fotos da viagem à Itália nas redes sociais. Se quiser, veja nossas dicas de como usar o celular à vontade na Europa. É super barato e você vai poder usar seu celular o dia inteiro em Roma, Florença, Veneza, Milão, Toscana e qualquer lugar da Itália. E usando a internet do seu celular você poderá pesquisar tudo sobre melhores universidades da Itália quando estiver lá.

Celular para Itália e Europa

Veja outras matérias legais da Itália:

O que fazer em Roma: Principais atrações, passeios e lugares da cidade.
Guia da Toscana: Tudo o que você precisa saber sobre a Toscana.
Como levar dinheiro para Itália: Melhores formas de levar e comprar seus euros.
Dicas para viajar de trem pela Itália: Dicas, melhores empresas e passagens baratas.

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *