Vista de Pisa na Itália
Pisa

Clima e temperatura em Pisa

Veja como é o clima e temperatura em Pisa ao longo do ano, escolha a temporada certa para programar sua viagem para a Itália e se planeje com antecedência. Acompanhe a matéria e confira como estará o tempo quando você estiver por lá.

Praça dos milagres em Pisa na Itália

E depois não deixe de ver a matéria de como economizar muito em sua viagem à Itália. É a matéria mais acessada do blog e vai te ajudar muito com todo o planejamento da viagem. São várias dicas imperdíveis que vão fazer você economizar MUITO (muito mesmo) e montar toda a sua viagem à Itália. Agora, veja tudo sobre o clima e temperatura em Pisa.

Como são o clima e a temperatura em Pisa?

Em geral, a cidade de Pisa costuma ter um clima bem agradável, com uma temperatura máxima de 30°C no verão e uma mínima de 3°C no inverno. Veja um gráfico que mostra a temperatura de Pisa em todos os meses do ano. A linha vermelha representa a temperatura máxima e a linha azul representa a temperatura mínima.

Gráfico de temperaturas em Pisa

1. Verão em Pisa

O verão começa no dia 21 de junho e termina no dia 22 setembro. Os dias são bem quentes, principalmente em julho, mas durante a noite pode ficar mais fresco, por isso é sempre bom ter um casaquinho em mãos. As chuvas são raras nessa época.

  • Temperaturas: mínima de 18°C e máxima de 30°C.

Pessoas na Praça dos Milagres em Pisa no verão

O que levar na mala para o verão em Pisa?

Leve roupas frescas, como camisetas e shorts, mas também algum casaco fino para usar à noite, quando as temperaturas caem um pouco. Não se esqueça de incluir em sua mala chapéus, bonés, protetor solar ou bronzeador e garrafas d’água.

Banner-Gabr

O que fazer no verão em Pisa?

A nossa primeira dica é tentar acordar bem cedo para aproveitar as atrações a céu aberto enquanto o sol está mais fraco e as filas estão menores. Vá até a famosa Torre de Pisa, localizada na região central da cidade. Ela pode ser visitada todos os dias a qualquer horário, entretanto para subir os mais de 300 degraus dessa torre, é necessário comprar o ingresso e verificar o horário exato de visitação. É um ótimo lugar para tirar fotos divertidas.

Aproveitar o verão para fazer um turismo religioso em Pisa. A cidade conta com igrejas muito interessantes e com estruturas encantadoras. A principal da região é a Catedral de Pisa, localizada no complexo da Piazza dei Miracoli, onde está a Torre de Pisa. A catedral é repleta de afrescos e detalhes. Logo ao lado, está o Batistério de Pisa, um edifício religioso muito importante para a cidade, composto por uma das maiores cúpulas de seu gênero de toda a Itália.

Catedral de Pisa

Eventos no verão em Pisa

  • Gioco del Ponte (junho): todo último sábado de junho, acontece o Jogo da Ponte, um evento histórico de origem medieval. Ele conta com uma procissão ao longo do rio Arno e uma batalha, que acontece na Ponte di Mezzo. Nesta, as equipes são divididas pelos bairros, entre o norte e o sul do Rio Arno, e provam sua força física.
  • Show de Andrea Bocelli (julho): em um sábado de julho, costuma acontecer o show anual do famoso tenor Andrea Bocelli no Teatro do Silêncio em sua cidade natal, a comuna italiana Lajatico, na região de Pisa.
  • Festa Medieval (setembro): no segundo final de semana de setembro, os cidadãos da comuna Vicopisano, na província de Pisa recordam seu passado através de uma celebração à Idade Média. Esse evento oferece shows musicais, encenações, teatro ao ar livre e jantares.

Feriados no verão em Pisa

  • 02/06: Dia da República Italiana
  • 29/06: São Pedro e São Paulo
  • 15/08: Assunção de Nossa Senhora

Gioco del Ponte em Pisa

2. Inverno em Pisa

O inverno começa no dia 22 de dezembro e vai até o dia 19 de março. O mês de dezembro é bastante chuvoso, mas as chuvas costumam ficar mais raras a partir de janeiro. A desvantagem é que os dias ficam mais curtos: o sol aparece lá pelas 9h e se põe por volta das 16h. Apesar do frio intenso, raramente neva na cidade.

  • Temperaturas: mínima de 0°C e máxima de 7°C.

Inverno em Pisa na Itália

O que levar na mala para o inverno em Pisa?

Roupas quentes, como calças, casacos grossos, roupas de lã e calçados fechados. Não se esqueça de levar também luvas, cachecóis e toucas.

O que fazer no inverno em Pisa?

Durante o inverno, dê preferência aos pontos turísticos em Pisa que estejam em locais fechados, como os museus. Um dos principais é o Museu Nazionale di San Matteo, situado às margens do rio Arno. O local, que funcionou como convento no período da Idade Média, é bastante atrativo e oferece um extenso acervo com obras de arte, entre pinturas e esculturas.

Museo di San Matteo em Pisa

Na mesma praça da Catedral de Pisa, a Piazza dei Miracoli, está o Camposanto Monumentale. Também denominado Cemitério Monumental, ele possui um contexto histórico muito importante para a cidade. Esse edifício é composto por arcos e outros elementos arquitetônicos, e conta com três capelas: Capela Ammannati, Capela Aulla e Capela dal Pozzo.

Camposanto Monumentale em Pisa

Eventos no inverno em Pisa

  • Festa da Befana (janeiro): é o encerramento das comemorações de Natal e de final do ano. Befana é o nome popular dado a Epifania, data considerada feriado em toda a Itália. É representado pela figura de uma bruxa com sua vassoura.

Feriados no inverno em Pisa

  • 08/12: Imaculada Conceição
  • 25/12: Natal
  • 26/12: Santo Estêvão
  • 01/01: Ano Novo
  • 06/01: Epifania

Catedral de Pisa e Torre de Pisa à noite

3. Primavera e outono em Pisa

A primavera vai de 21 de março a 20 de junho e é a melhor época para visitar a cidade. A partir de abril, os dias ficam ensolarados e com pouca possibilidade de chuva. Além disso, o pôr-do-sol costuma acontecer apenas às 21h. As paisagens ficam muito mais bonitas e coloridas. O outono começa em 21 de setembro e termina em 20 de dezembro. As temperaturas também se mantêm amenas, mas é a época mais chuvosa, principalmente entre o final de outubro e dezembro.

  • Temperaturas: mínima de 10°C e máxima de 20°C.

Turistas na Praça dos Milagres em Pisa

O que levar na mala para a primavera e o outono em Pisa?

Tanto a primavera quanto o outono marcam a transição de temperaturas. Então, leve tanto roupas quentes quanto mais leves. Além disso, a nossa dica é sempre deixar um casaco com você, pois as noites costumam ser mais frescas. No outono, leve guarda-chuvas ou capas de chuva, pois a precipitação é maior nessa época.

O que fazer na primavera e no outono em Pisa?

Um ótimo passeio para fazer nessa época em Pisa é visitar o Rio Arno, o principal rio da Toscana. Ele conta com pontes históricas ao longo de seu trajeto, que proporcionam paisagens fantásticas, além de margens repletas de atrações interessantes, como a pequena Igreja Santa Maria della Spina. Você também pode fazer um passeio de barco por esse rio.

Margem do Rio Arno em Pisa

Outro lugar imperdível em Pisa é o Palazzo della Carovana, localizado na Piazza dei Cavalieri. Ele foi construído ainda no século XVI e atualmente, é a sede da Universidade de Pisa, uma das universidades mais importantes da Itália. Esse palácio era utilizado como a sede da Ordem dos Cavaleiros de Santo Estevão e traz um contexto histórico muito interessante, assim como sua arquitetura e decoração, repletas de detalhes.

Piazza dei Cavalieri em Pisa

Eventos na primavera e outono em Pisa

  • Festa de Ano Novo Medieval (março): chamada Capodanno Pisano, essa festividade acontece anualmente no dia 25 de março. Nela, a Igreja Católica celebra a Anunciação dada a Maria pelo Arcanjo Gabriel. O evento traz várias manifestações culturais interessantes.
  • Giugno Pisano (junho): durante o mês de junho, acontecem diversas festas, manifestações na rua e outros eventos, inclusive são promovidas visitações às cantinas de vinho.
  • Festa de Luminara (junho): em 16 de junho de todos os anos, em homenagem a San Ranieri, todas as luzes ao longo da margem do Rio Arno são apagadas e substituídas por cerca de 100 mil velas. O efeito da luz é incrível e a cidade ganha uma atmosfera completamente mágica.
  • Regata di San Ranieri (junho): na tarde do dia 17 de junho, segue a celebração ao padroeiro da cidade, San Ranieri. Quatro bairros, cada um representando as cores dos bairros mais antigos de Pisa (Santa Maria, San Francesco, San Martino e Sant’Antonio), atuam uma disputa sobre as águas do rio Arno. Isso é feito para reforçar a tradição de Pisa como República Marítima.
  • Mostra Mercato nazionale del Tartufo Bianco Di San Miniato (outubro): é a maior feira nacional de Trufas Brancas. Ela acontece nos três primeiros fins de semana de outubro, na comuna italiana San Miniato, na província de Pisa.

Feriados na primavera e outono em Pisa

  • 19/03: São José e Dia dos Pais
  • Primeiro domingo após a primeira lua cheia, geralmente em abril: Páscoa
  • Segunda-feira seguinte ao domingo de Páscoa: Segunda-feira do Anjo
  • 25/04: Dia da Liberdade
  • 01/05: Dia do Trabalhador
  • Segundo domingo de maio: Dia das Mães
  • 01/11: Dia de Todos os Santos
  • 02/11: Dia dos Fiéis Defuntos
  • 04/11: Dia da Unidade Nacional da Itália
  • 08/12: Imaculada Conceição

Festa de Luminara em Pisa

Chuvas em Pisa

A temporada de chuvas em Pisa acontece no outono, principalmente nos meses de outubro e novembro. Porém, é difícil pegar uma época de chuva intensa. Ainda que possa chover um dia ou outro, é bem incomum. Então, não se preocupe, pois não é nada que atrapalhe o seu roteiro pela cidade. Veja abaixo um gráfico completo com acompanhamento mês a mês das chuvas em Pisa:

Gráfico de chuvas em Pisa

Qual a melhor época para conhecer Pisa?

Pisa, assim como várias cidades europeias, costuma ter as estações do ano bem definidas. A primavera é uma das melhores épocas para visitar a cidade, porque é nesse período que os dias ficam ensolarados, com pouca possibilidade de chuva e a temperatura se mantém agradável. Além disso, as paisagens ficam ainda mais coloridas e os dias são mais longos, já que o sol só se põe às 21h.

Vista da Torre de Pisa

O clima e a temperatura na Itália variam entre as cidades

Como o clima na Itália é bem variado, por causa de seu formato extenso, o clima em Pisa não será exatamente igual ao tempo em outras cidades. Portanto, leia essa matéria geral de clima na Itália e saiba mais sobre esse assunto.

Ponte em Pisa

Muito mais dicas da Itália no Youtube!

Está gostando da matéria? Não deixe de visitar também o nosso canal no Youtube. Tem vários vídeos incríveis da Itália, com muito mais dicas, para te ajudar a planejar toda a sua viagem. Se quiser, clique aqui para se inscrever no canal ou aqui para ver a playlist com todos os vídeos da Itália. Esse vídeo é o mais assistido do canal:

Como economizar muito na viagem à Itália

O Seguro Viagem é obrigatório para a Itália e Europa

Uma dica importantíssima que reforçamos para todos que estão planejando ir à qualquer país da Europa é que não se esqueça que fazer um Seguro Viagem Internacional é obrigatório para viajar para lá. Veja nossa matéria de Seguro Viagem para Europa com tudo o que você precisa saber sobre o assunto, quais são os melhores seguros e dicas para fazer um excelente seguro por um preço incrível economizando muito.

Mulher olhando janela de avião

Dicas para aproveitar melhor sua viagem à Itália

Agora que você já viu tudo sobre o clima e temperatura em Pisa, uma dica importante é que alguns pontos turísticos, cidades legais e vinícolas são um pouco afastados, e uma ótima opção para aproveitar melhor sua viagem pela Itália é alugar um carro. Muitos brasileiros estão optando por alugar um carro na Itália para poder conhecer melhor todas as cidades, principalmente as da Toscana.

As estradas são lindas, você conhece várias cidades do interior e vilarejos, e pode fazer roteiros incríveis de carro como Roma, Milão, Florença, Pisa, Veneza, conhecer as belas praias da Costa Amalfitana, Siena, Lucca e explorar bem a Toscana. A Itália é um país em que alugar um carro é essencial. Se quiser, veja nossa matéria de como alugar um carro na Itália com dicas de como alugar um excelente carro por um preço incrível com super comparadores de preços, os roteiros mais famosos e tudo o que você precisa saber sobre o assunto.

Viagem de carro pela Toscana e Itália

Use seu celular à vontade na Itália e na Europa

Poder usar seu celular na Itália, na Europa e em qualquer outro lugar do mundo é ótimo, pois ele acaba sendo muito útil. Você pode usar os aplicativos dos pontos turísticos e das cidades, os aplicativos de cupons de desconto, se for alugar um carro você economiza uns 100 euros por não precisar alugar um GPS pois poderá usar o do celular, pode pesquisar os endereços e horários dos lugares, ver a previsão do tempo para se planejar para os passeios e lógico ficar conectado com todo mundo através de aplicativos e postar suas fotos da viagem à Itália nas redes sociais.

Se quiser, veja nossas dicas de como usar o celular à vontade na Europa. É super barato e você vai poder usar seu celular o dia inteiro em Roma, Florença, Veneza, Milão, Toscana e qualquer lugar da Itália. E usando a internet do seu celular você poderá pesquisar tudo sobre o clima e temperatura em Pisa quando estiver lá.

Celular para Itália e Europa

Veja outras matérias legais da Itália:

O que fazer em Roma: Principais atrações, passeios e lugares da cidade.
Guia da Toscana: Tudo o que você precisa saber sobre a Toscana.
Como levar dinheiro para Itália: Melhores formas de levar e comprar seus euros.
Dicas para viajar de trem pela Itália: Dicas, melhores empresas e passagens baratas.

Tags:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *