Toscana

Roteiro de 4 dias pela Toscana

Veja um roteiro de 4 dias pela Toscana, uma região relativamente grande da Itália, onde estão localizadas muitas cidades turísticas. Como a área é repleta de atrações e famosos pontos turísticos, 96 horas é bem pouco para explorá-la, no entanto, com bastante programação e planejamento é possível sair de lá com a sensação de que conheceu tudo que desejava. Acompanhe nossa matéria e saiba mais sobre o que você não pode deixar de fazer durante o tempo que terá nessa região da Itália.

Vista da cidade de Lucca em Toscana na Itália
E, se você estiver planejando viajar para lá não deixe de conferir também as dicas imperdíveis de como economizar muito na Itália. São dicas muito boas, que valem a pena, e vão fazer você economizar muito em todo o planejamento da viagem e quando estiver lá. Sua viagem à Itália vai sair mais barata do que imagina e você poderá aproveitar ainda mais sua viagem. Agora veja tudo sobre o roteiro de 4 dias pela Toscana.

Primeiro dia de viagem pela Toscana

Como já citamos na matéria, a Toscana é cheia de cidades turísticas, mas a nossa dica é que você escolha apenas três delas para conhecer nos seus quatro dias de viagem: Florença, Pisa e Lucca. A capital da região é Florença e por isso sugerimos que esse seja seu primeiro destino. Nessa cidade, você poderá apreciar muitas obras de arte e experimentar o melhor da comida italiana. Veja abaixo alguns pontos turísticos que não podem ficar de fora do seu roteiro por Florença:

1) Piazza del Duomo em Florença

Para começar seu roteiro, conheça a Piazza del Duomo, ou Praça da Catedral em português, é a praça na qual fica localizada a Catedral de Florença, uma das mais visitadas de toda a Itália. Dentre os principais pontos de interesse na Piazza del Duomo, que vão estar na sua lista de o que fazer em Florença, estão: o Campanário de Giotto, o Batistério de São João (um dos edifícios mais antigos de Florença, construído entre 1059 e 1128) e o Museo dell’Opera del Duomo, que abriga as obras da Basilica di Santa Maria del Fiore e obras do pintor Donatello.

 Piazza del Duomo em Florença

Após visitar a Catedral de Florença, que citamos acima, e as atrações ao redor da praça, relaxe em um cafés locais tomando um gelato ou um expresso. É sensacional! Aproveite o passeio para conhecer a Via de Calzaioli, uma das ruas mais elegantes da cidade, a qual liga a Praça Duomo com a Piazza della Signoria, onde está o Palazzo Vecchio, o edifício mais importante da cidade e sede da Câmara Municipal de Florença.

Palazzo Vecchio em Florença

2) Basilica di Santa Maria del Fiore em Florença

Outra dica de lugares incríveis para conhecer em Florença é a Basílica di Santa Maria del Fiore. Conhecida como Catedral de Florença ou Duomo de Florença, a catedral levou séculos para ser construída (início deu-se no século XIII) e há mais de 20 anos recebeu o título de Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. O prédio é simplesmente maravilhoso, cheio de detalhes e uma das obras mais importantes da arte gótica já arquitetadas.

Endereço: Piazza del Duomo, 50122 Firenze FI, Itália;
Horários de funcionamento: a visitação no interior da catedral é gratuita e acontece das 10h15 às 16h15. Caso você queira curtir uma vista espetacular de Florença do mirante dessa catedral, saiba que ele funciona das 08h30 às 20h, e precisa de ingresso adicional. *Fechado 1º de janeiro e 25 de dezembro;
Ingresso Mirante da Catedral: 25€ para adultos, 10€ para crianças de 7 a 14 anos e gratuito para menos de 6 anos.

Interior da Basilica di Santa Maria del Fiore

3) Ponte Vecchio em Florença

Sua próxima parada será na Ponte Vecchio, poupada pelas bombas jogadas pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial, ela é um dos principais símbolos de Florença. Construída em 1345, sobre o Rio Arno, a ponte é um dos pontos de encontro de moradores e turistas que se encantam com sua beleza. Ao seu redor dessa ponte, estão diversas construções que datam do século XVI.

 Ponte Vecchio em Florença

Além das lojas e de toda a paisagem espetacular, vários artistas de rua se apresentam todos os dias alegrando o local. Já à noite, o ar romântico prevalece e andar sobre ela se torna o passeio perfeito para casais. De acordo com a lenda local, os casais que fecharem um cadeado na ponte e jogarem a chave no rio Arno, ficarão juntos para sempre.

Ponte Vecchio em Florença durante o dia

4) Piazzale Michelangelo em Florença

Para fechar seu dia com chave de ouro, não deixe de ir assistir ao pôr do sol na Piazzale Michelangelo, um lugar que se tornou um ponto turístico por causa de sua vista. Esta é uma praça que fica um pouco afastada do centro turístico, em uma região bem alta da cidade, e de lá é possível ter uma vista incrível de Florença e de seus principais pontos turísticos. Tente ir de tarde para pegar o pôr do sol e aproveite para comer em um dos restaurantes que tem por lá, que são ótimos.

 Piazzale Michelangelo em Florença

Segundo dia de viagem pela Itália

Para esse dia, a nossa dica é que você aproveite a manhã e o começo da tarde para conhecer mais alguns pontos turísticos de Florença e depois viaje de trem até Pisa, onde você passará o seu terceiro dia. Veja abaixo as atrações que não podem ficar de fora do seu segundo dia de viagem pela Itália:

1) Piazza della Signoria em Florença

Sua primeira parada será na Piazza della Signoria, onde está situado o Palazzo Vecchio, a sede da Câmara Municipal de Florença. Além dessa função, esse edifício abriga um museu incrível, onde é possível encontrar obras de Agnolo Bronzino, Michelangelo e Buonarroti. Por lá você também encontrará a Torre de Arnolfo, um dos cartões postais mais famosos de Florença.

Piazza della Signoria em Florença

Aproveite o seu passeio na Piazza della Signoria para tomar o melhor gelato de Florença. A Vivoli, situada na Via Isole delle Stinche 7 R., possui sua produção na cidade de Florença desde 1930, com receitas que passam de geração em geração há anos. Para você ter uma ideia, o sucesso dessa família foi tão grande que a Vivoli já garantiu lojas até em Nova York e Orlando.

Loja da Gelateria Vivoli em Florença

2) Restaurante All’Antico Vinaio em Florença

Considerado um verdadeiro ponto turístico de Florença, o All’Antico Vinaio é um lugar perfeito para quem busca comer bem as delícias típicas da cidade, mas gastando pouco. Para você ter uma ideia, um dos sanduíches mais tradicionais da cidade trata-se de um pão tostado, recheado com patê, presunto e crostini. Essa delícia custa cerca de 5 euros e serve tranquilamente duas pessoas.

Sanduíche do Restaurante All'Antico Vinaio em Florença

O local ainda conta com um vinho delicioso, o qual acompanha super bem o sanduíche. Além do lanche, o All’Antico Vinaio possui em seu menu, sanduíches com pastas frescas, pappardelle  e pici, dois tipos de massas que lembram o spaghetti e são servidos com diversos e deliciosos tipos de molhos.

Endereço: Via dei Neri, 76R, 50122 Firenze FI, Itália;
Horário de Funcionamento: 10h às 22h (diariamente).

3) Viagem para Pisa

Em seguida, vá até a estação Firenze Santa Maria Novella e pegue um trem até Pisa. O percurso entre as duas cidades italianas é bem rápido e costuma durar cerca de 1 hora. Para saber mais sobre os horários de saída dos trens e outros detalhes do percurso, leia a nossa matéria sobre a viagem de trem de Florença a Pisa. Lembre-se de comprar sua passagem com antecedência para evitar problemas com lotação.

Mapa da viagem de Florença a Pisa

Terceiro dia de viagem pela Toscana

Para esse dia, a nossa dica é que você aproveite para conhecer mais alguns pontos turísticos de Pisa. Veja abaixo as atrações que não podem ficar de fora do seu terceiro dia de viagem pela Itália:

1) Piazza del Duomo em Pisa

Em Pisa, comece seu dia bem cedo para aproveitar ao máximo o pouco tempo que tem pela cidade e vá conhecer a Piazza dei Miracoli, conhecida como Piazza del Duomo. A principal praça de Pisa, que em português é denominada Praça dos Milagres, abriga uma diversidade de monumentos importantes. Lá você poderá encontrar a Torre de Pisa, Batistério de Pisa, Camposanto Monumentale e Duomo de Pisa. O legal de ir até lá conhecê-la é que em um só dia é possível visitar vários lugares sem perder muito tempo, já que eles ficam praticamente um do ladinho do outro.

 Piazza dei Miracoli em Pisa

2) Rio Arno em Pisa

Tem coisa melhor do que descobrir o destino que estamos viajando em uma caminhada? Ainda mais se esse for um destino cercado de beleza, como Pisa. Então, a nossa dica é para que você vá ao encontro do rio Arno e descubra diversas atrações da cidade, caminhando da Ponte di Mezzo até a Igreja Santa Maria della Spina.
Ponte di Mezzo em Pisa

Saiba que há diversas curiosidades que envolvem a Igreja Santa Maria della Spina, mas vamos começar pelo seu nome, já que ela recebeu essa nomeação por abrigar um dos espinhos da coroa de Jesus. Outra curiosidade é que esse é o único edifício construído na margem do rio Arno e que ela data do século 11, sendo bem pequena e seguindo o modelo de construção gótico.

Igreja Santa Maria della Spina

3) Passeio pela Corso Italia em Pisa

Sabe aquelas ruas cercadas de lojinhas? Então, em Pisa você encontrará a Corso Italia, uma das ruas mais movimentadas da cidade. Essa via (rua, em italiano) é super bem localizada, estando situada no caminho da Estação de trem Pisa Centrale. Além das lojas, que tornam o lugar perfeito para comprar lembrancinhas, a Corso Italia é cercada por ótimos restaurantes, sendo ótima para passar algumas horas do dia.

Corso Italia em Pisa 

4) Restaurante La Taverna di Pulcinella em Pisa

Quer provar uma tradicional pizza italiana, mas sem gastar muito? Se você está procurando um ótimo custo-benefício, a nossa dica é para que conheça a Taverna di Pulcinella, que está localizada na Via Garofani, 10. Para você ter uma ideia, as pizzas por lá custam, em média, 4 euros. Outro ponto importante de destacar é que esse restaurante não cobra a taxa chamada coperto, um valor que é pago por serviço nos estabelecimentos italianos. Sem dúvidas, uma forma ótima de se despedir de Pisa.

Restaurante La Taverna di Pulcinella em Pisa 

Quarto dia de viagem pela Itália

A nossa sugestão é que logo pela manhã você vá até a estação Pisa Centrale e pegue um trem até Lucca. O percurso entre as duas cidades é bem rápido e costuma durar apenas 30 minutos, além disso a passagem custa em média 3 euros. Para saber mais detalhes e informações sobre a saída dos trens, leia a nossa matéria viagem de trem de Pisa a Lucca.
Mapa da viagem de Pisa a Lucca

1) Piazza dell’Anfiteatro

Em Lucca, não deixe de ir conhecer a Piazza dell’Anfiteatro. Considerada uma das praças mais charmosas da cidade, ela é o local ideal para curtir um dia relaxante em meio ao melhor do clima italiano. Repleta de bons restaurantes, bares e cafés, o que não falta por lá são estabelecimentos para você experimentar um bom prato acompanhado do tradicional vinho da Itália.

  • Uma das coisas diferentes que é possível ver por lá são prédios com vários varais estendidos rodeando toda a praça. O formato dela também é muito interessante, oval, e faz com que o lugar crie uma atmosfera ainda mais encantadora aos seus turistas.
Piazza Anfiteatro em Lucca

2) Guinigi Tower em Lucca

Após curtir um pouquinho a região e caminhar pelas ruelas da cidade, a dica é que você feche seu dia com chave de ouro indo conhecer a Guinigi Tower, uma das principais torres da cidade. Uma das coisas que a difere de todas as outras é que a Guinigi Tower apresenta em seu topo um jardim maravilhoso e proporciona uma vista de 360º de tirar o fôlego.

  • O tour pela torre custa em média 4 euros, porém a oportunidade de ver a cidade de um dos pontos mais altos de Lucca é quase que imperdível para qualquer turista.
  • A torre apresenta 44 metros e aproximadamente 230 degraus. Sendo assim, lembre-se que para chegar até o topo será preciso muita disposição e paciência.
Guinigi Tower em Pisa na Toscana

Ingressos de atrações e passeios da Itália mais baratos

Uma dica para economizar com a compra dos passeios e ingressos da Itália é comprar os ingressos antes pela Internet, que além de serem sempre mais baratos, você economiza um bom tempo que perderia nas filas das bilheterias e já viaja com os ingressos em mãos. Um site legal que nós sempre utilizamos é esse Site de Ingressos da Europa que vende ingressos para os principais pontos turísticos e passeios de Roma, Florença, Veneza, Milão e de toda a Europa. Eles são um dos maiores vendedores de ingressos de passeios e pontos turísticos de todas as cidades do mundo, o site está em português e o bom é que você compra todos os seus ingressos da viagem em um único lugar, ao invés de ficar comprando no site de cada atração. É muito mais prático, você tem um atendimento excelente para resolver qualquer problema ou dúvida que tiver e os preços são ótimos e muitas vezes mais barato do que no próprio site da atração.
Ingressos de atrações e passeios de Roma
Facilitou bastante nossas viagens e ajudou a economizar um bom tempo comprando, nas filas e a economizar dinheiro. Se prepare, pois as opções de passeios são enormes e dá vontade de fazer todos. Depois de comprar, você recebe por e-mail o voucher e todas as informações, tudo bem detalhado. Os passeios de Roma que mais indicamos e são imperdíveis são o Coliseu de Roma, Fórum Romano e Palatino (o ingresso do Coliseu já dá direito a entrar nos outros dois), a Basílica de São Pedro que é o Vaticano, o Museu do Vaticano, o ônibus turístico Hop on Hop que é ótimo para conhecer a cidade e ficar se deslocando por lá, e o Castelo de Santo Ângelo, que são os principais pontos turísticos da cidade e você pegaria filas enormes se deixasse para comprar lá na hora, mas tem vários outros passeios e atrações legais para cada tipo de gosto.

Muito mais dicas da Itália no Youtube!

Está gostando da matéria? Não deixe de visitar também o nosso canal no Youtube. Tem vários vídeos incríveis da Itália, com muito mais dicas, para te ajudar a planejar toda a sua viagem. Se quiser, clique aqui para se inscrever no canal ou aqui para ver a playlist com todos os vídeos da Itália. Esse vídeo é o mais assistido do canal:

Como economizar muito na viagem à Itália

O Seguro Viagem é obrigatório para a Itália e Europa

Uma dica importantíssima que reforçamos para todos que estão planejando ir à qualquer país da Europa é que não se esqueça que fazer um Seguro Viagem Internacional é obrigatório para viajar para lá. Veja nossa matéria de Seguro Viagem para Europa com tudo o que você precisa saber sobre o assunto, quais são os melhores seguros e dicas para fazer um excelente seguro por um preço incrível economizando muito.

Dicas para aproveitar melhor sua viagem à Itália

Agora que você já viu tudo sobre o roteiro de 4 dias pela Toscana, uma dica importante é que alguns pontos turísticos, cidades legais e vinícolas são um pouco afastados, e uma ótima opção para aproveitar melhor sua viagem pela Itália é alugar um carro. Muitos brasileiros estão optando por alugar um carro na Itália para poder conhecer melhor todas as cidades, principalmente as da Toscana. As estradas são lindas, você conhece várias cidades do interior e vilarejos, e pode fazer roteiros incríveis de carro como Roma, Milão, Florença, Pisa, Veneza, conhecer as belas praias da Costa Amalfitana, Siena, Lucca e explorar bem a Toscana. A Itália é um país em que alugar um carro é essencial. Se quiser, veja nossa matéria de como alugar um carro na Itália com dicas de como alugar um excelente carro por um preço incrível com super comparadores de preços, os roteiros mais famosos e tudo o que você precisa saber sobre o assunto.
Viagem de carro pela Toscana e Itália

Use seu celular à vontade na Itália e na Europa

Poder usar seu celular na Itália, na Europa e em qualquer outro lugar do mundo é ótimo, pois ele acaba sendo muito útil. Você pode usar os aplicativos dos pontos turísticos e das cidades, os aplicativos de cupons de desconto, se for alugar um carro você economiza uns 100 euros por não precisar alugar um GPS pois poderá usar o do celular, pode pesquisar os endereços e horários dos lugares, ver a previsão do tempo para se planejar para os passeios e lógico ficar conectado com todo mundo através de aplicativos e postar suas fotos da viagem à Itália nas redes sociais. Se quiser, veja nossas dicas de como usar o celular à vontade na Europa. É super barato e você vai poder usar seu celular o dia inteiro em Roma, Florença, Veneza, Milão, Toscana e qualquer lugar da Itália. E usando a internet do seu celular você poderá pesquisar tudo sobre o roteiro de 4 dias pela Toscana quando estiver lá.
Celular para Itália e Europa

Veja outras matérias legais da Itália:

O que fazer em Roma: Principais atrações, passeios e lugares da cidade.
Guia da Toscana: Tudo o que você precisa saber sobre a Toscana.
Como levar dinheiro para Itália: Melhores formas de levar e comprar seus euros.
Dicas para viajar de trem pela Itália: Dicas, melhores empresas e passagens baratas.

Tags:

Um comentário

  1. Estou montando meu roteiro de 19 dias no norte da Itália e em Toscana. As dicas encontrada aqui tem me ajudado muitooo. Parabéns pelos excelentes posts.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *