Roma

Meses de alta e baixa temporada em Roma

Conheça os meses de alta e baixa temporada em Roma. Veja todas as informações sobre o assunto, para planejar melhor a sua viagem. Não importa a época que você estiver planejando visitar Roma, saiba que ela é charmosa o ano todo e sempre vale muito a pena. No entanto, ir a Roma vai depender muito do seu orçamento e preferência climática. Portanto, acompanhe o texto e saiba mais sobre o assunto.

Vista panorâmica da Praça de São Pedro em Roma

E, se você estiver planejando viajar para lá, não deixe de conferir também as dicas imperdíveis de como economizar muito na Itália. São dicas muito boas, que valem a pena, e vão fazer você economizar muito em todo o planejamento da viagem e quando estiver lá. Sua viagem à Itália vai sair mais barata do que imagina e você poderá aproveitar ainda mais. Agora, veja tudo sobre os meses de alta e baixa temporada em Roma.

Alta temporada em Roma

Apesar de não ser o momento do ano que mais indicamos, é importante também lhe dar informações sobre a alta temporada e o verão europeu. Essa estação é marcada pelos meses de junho, julho e agosto, sendo o período de férias na Europa. Portanto, se optar por esta época, prepare-se para filas, pontos turísticos bem cheios e um calor absurdo na cidade, que pode chegar até os 40ºC.

Bares e o verão em Roma

Além destes fatores que citamos acima, por ser alta temporada, os preços de itens como passagem aérea e hospedagem também ficam maiores. Então, caso você tenha disponibilidade para visitar em Roma em outro momento do ano, deixaríamos o verão de lado e optaríamos por outros meses.

Eventos da Alta temporada em Roma

Julho: Por fazer parte da época mais movimentada e quente da cidade, Roma guarda muitas atrações no mês de julho, como festivais de música, gastronomia e até cinema. Como os meses de junho, julho, agosto e setembro formam o verão europeu, é neste momento do ano que a prefeitura patrocina estes festivais gratuitos, bem como shows com preços mais populares para que moradores e turistas curtam o melhor da cidade.

Aperitivo em Festival de Gastronomia em Roma

Banner-Gabr

Verão pede praia, e em Roma não é diferente. Ostia é a praia mais perto de Roma, com cerca de 30 minutos de distância. Por outro lado, a Itália conta com muitas praias incríveis, bem como Santa Marinella e Santa Severa, que também ficam mais próximas de Roma.

  • Se a sua intenção é conhecer os maiores pontos turísticos da cidade, a nossa dica é para que compre o máximo de ingressos online, pois a combinação de cidade cheia de turistas e calor pode ser bem cansativa.

Praia Ostia em Roma

Agosto: No mês de agosto é o ápice do verão italiano, onde a maioria dos moradores tira férias e decide viajar, fazendo com que comerciantes também aproveitem para fechar suas portas e descansar. Além do calor excessivo, caso queira viver uma vida mais “local” na cidade e se hospedar em áreas residenciais, saiba que encontrará algumas portas, principalmente dos comércios, fechadas. Por outro lado, a vida turística está a todo vapor e os bairros de maior concentração de visitantes acaba funcionando normalmente.

Mês de Agosto na área turística de Roma

Em 15 de agosto, acontece em Roma um dos feriados mais esperados pelos italianos, o Ferragosto. Este feriado marca a comemoração da Assunção da Virgem Maria aos céus. Por ser uma data bem no meio do verão europeu, as pessoas costumam tirar este dia para ir a praia, fazer um piquenique, descansar e aproveitar o dia bem quente de verão em Roma.

Praias cheias no feriado de Ferragosto na Itália

Baixa temporada em Roma

Bem como o verão, o inverno também é uma época que, caso tenha disponibilidade, não indicamos muito para conhecer Roma. A estação marca a baixa temporada, uma vez que os meses de novembro até março são mais marcados pelo frio e a chuva na cidade, além do fato de que o pôr do sol acontece muito cedo. Para você ter uma ideia, em dezembro, anoitece em Roma por volta das 17h, o que faz com que tenha bem menos tempo para visitar a maioria dos pontos turísticos em Roma na luz do dia.

Gráfico com horário do amanhecer e pôr do sol mês a mês em Roma

Eventos da Baixa temporada em Roma

Janeiro: O ano começa em Roma com a Festa da Befana, que encerra as comemorações natalícias e de final de ano na Itália. O dia 06 de janeiro é feriado em Roma, além do último dia dos mercados de Natal na cidade. Além das bruxinhas, que marcam esta data do ano e estão em todas as barracas das feirinhas, há a tradição de deixar doces nas meias das crianças que se comportaram bem no ano que passou.

Fevereiro: neste mês acontece o Carnaval em Roma, onde o principal evento da cidade é a apresentação com cavalos na Piazza del Popolo, a qual acontece geralmente no sábado de carnaval.

Março: este mês costuma ser uma grande oportunidade para os esportivas que desejam conhecer Roma, uma vez que acontece por lá a Maratona de Roma. Sem dúvidas, esta é uma chance única! Já pensou em correr ao lado do Coliseu? As inscrições são abertas anualmente e com bastante antecedência, portanto é importante se planejar.

Festa da Befana em Roma

Qual a melhor época para conhecer Roma?

Por mais que a cidade de Roma seja uma delícia durante todo o ano, se fosse para escolher uma época preferida, a nossa seria a primavera. Essa estação acontece na Europa entre abril e junho, e possui um clima perfeito. Saiba que nestes meses as temperaturas em Roma costumam ser mais amenas, entre 23°C e 18°C. Confira abaixo um gráfico completo com as médias de temperatura mês a mês em Roma:

Gráfico de temperatura mês a mês em Roma

Os dias por lá também são mais ensolarados e, com o clima melhor, os passeios se tornam ainda mais especiais. Portanto, se está com dúvida e quer uma opinião sobre quando conhecer Roma, a nossa dica é: planeje-se e vá na primavera! Aproveite para conhecer mais detalhes sobre o assunto na nossa matéria clima e temperatura em Roma.

Eventos de Primavera em Roma

Abril: A “Settimana dei Beni Culturalli” costuma acontecer no mês de abril em Roma, em um evento de 9 dias, onde diversos museus do estado oferecem entradas gratuitas para visitação. Conforme citamos acima, é em abril também que é comemorado o “Natale di Roma”, aniversário da cidade de Roma.

Entre os maiores eventos da Primavera está o aniversário de Roma, que acontece em 21 de abril e é chamado de festa do “Natale di Roma”. Esta é uma das festividades mais tradicionais da cidade italiana, quando sempre no domingo mais próximo ao dia 21 de abril, acontece um desfile temático com mais de 2 mil participantes. O maior destaque desta apresentação é a caracterização das pessoas, todas vestidas como na época da Roma Antiga.

Evento de comemoração do Aniversário de Roma

Maio: Bem como no Brasil, o 1° Maio também acontece em Roma com shows de música gratuitos, na Piazza San Giovanni, em comemoração ao dia do trabalho. Em maio também acontece o BNL Internacionazionali D’Italia, uma oportunidade única de ver os grandes nomes do tênis internacional de perto e com preços bem mais acessíveis que no Brasil.

BNL Internacionazionali D’Italia em Roma

Setembro: uma ótima opção para conhecer Roma

O mês de setembro faz parte da transição entre o final do verão e o início do outono europeu, estação que começa entre os dias 22 e 23 de setembro indo até 21 ou 22 de dezembro. Se fosse para lhe dar uma segunda dica de quando viajar para Roma, diríamos o mês de setembro. Neste momento do ano, as temperaturas ficam entre 15ºC e 27ºC, longe no intenso calor do verão e também sem tantas chuvas.

Outono em Roma

Outro ponto que vale destacar é que a cidade também está mais vazia, ou seja, com preços de passagens aéreas e hospedagem melhores. Além de setembro, saiba que o mês de outubro também carrega boas características, mas com maior chance de chover e as temperaturas bem mais amenas, com médias de 11ºC a 21ºC.

Meses de Outubro e Novembro em Roma

Outro ponto que achamos bem importante alertar é sobre a temporada de chuvas em Roma, que acontece também no outono, entre os meses de outubro e novembro. Se você está procurando a junção de preços mais interessantes com temperaturas amenas, esta época pode ser uma boa opção. Veja abaixo um gráfico completo com acompanhamento mês a mês das chuvas em Roma:

Gráfico de precipitação chuvosa em Roma

Os meses de outubro e novembro costumam ser marcados pela chuva em Roma, e como esta é uma cidade onde a maioria dos passeios acontecem ao ar livre, acreditamos que não seja a melhor época para visitar a cidade. Por outro lado, como citamos acima, há pontos positivos, e a chuva possui uma frequência média de 8 a 10 dias por mês. Então, entenda também que pode ser que não prejudique tanto assim o seu roteiro por Roma.

Eventos em Novembro em Roma

Novembro: Aos apaixonados por vinhos, a partir do mês de novembro, é possível encontrar nos mercados romanos rótulos da uva novello, que começa a ser comercializada nesta época, após a colheita. Sem dúvidas, uma ótima pedida aos dias que começam a ficar mais frescos na cidade de Roma.

Vinho italinao novello

Como achar hotéis com preços incríveis em Roma

Uma ótima dica para achar ótimos hotéis com preços incríveis, na região que você quer e economizar muito na hospedagem é usar esse Pesquisador de Hotéis na Itália. Nós sempre usamos, pois é o maior site de reservas de hotéis do mundo e por isso é o melhor lugar para reservar com confiança e segurança. Sem falar que ele tem todos os hotéis de Roma, Veneza, Florença, Itália e do mundo nas suas pesquisas e preços imbatíveis pela forte negociação que fazem com os hotéis. Nós sempre fazemos nossas reservas por lá para não ter problemas e sempre economizamos muito. E tem a opinião de brasileiros que já ficaram nos hotéis, o que ajuda muito na hora de avaliar cada um. Uma dica que é excelente é quando fizer a pesquisa, filtrar depois por “Bairro”, onde você pode selecionar as regiões, e também “Avaliações dos hóspedes” e colocar “Muito bom para cima”. Você terá uma pesquisa com os melhores hotéis, nas melhores regiões e com avaliações excelentes dos hóspedes. É a garantia de uma excelente hospedagem pelo melhor preço na Itália. E, veja abaixo a dica do cancelamento grátis que é ótima e vale muito a pena.

Cancelamento grátis para hotéis pelo Booking

Uma outra dica legal para quem vai reservar o hotel é que esse buscador têm uma parceria fortíssima com os estabelecimentos e eles oferecem cancelamento grátis para a maioria dos hotéis. Na busca, é só ver os hotéis que estão escritos “Cancelamento gratuito” igual à imagem a cima. Então você pode já reservar o seu hotel na hora, para garantir o preço, e se depois achar um melhor ou não quiser ficar nele, é só cancelar. É super simples e sem custo algum. Como os preços sobem muito rápido de um dia para o outro e os melhores hotéis se esgotam rápido, nossa dica é entrar e já fazer a sua reserva em um bom hotel para garantir. Já chegamos a ficar sem o hotel que queríamos e pagar mais caro em outro por questão de horas.

Como achar passagens MUITO baratas para Roma

Seguindo algumas dicas importantes, você vai conseguir achar passagens aéreas bem mais baratas para Roma e economizar muito, já que a passagem é o item mais caro da viagem. A primeira grande dica é acessar algum comparador de passagens aéreas, que faz uma busca em todas as companhias aéreas para Roma. Ele poupa você de ter que entrar no site de cada companhia e já mostra todas as opções disponíveis. Nós sempre usamos esse comparador de passagens aéreas, pois de todos é o que sempre tem os melhores preços e é um dos mais seguros e conhecidos do Brasil. Clique nele e siga as dicas abaixo que você vai economizar muito na compra das passagens. Só de utilizá-lo, você já vai conseguir achar os melhores preços e as melhores opções de passagens.

Avião em Roma

A principal dica é pesquisar sempre nos meses de baixa temporada. Em Roma, os meses de julho, dezembro e janeiro são os mais caros. Outra dica legal é conferir o preço da passagem para outra cidade próxima, como Milão. Você pode encontrar voos muito mais baratos e aí, de lá, é só comprar um voo interno que é muito mais barato ou até ir de carro para Roma. Outra dica é pesquisar a data do voo sempre caindo numa segunda, terça ou quarta-feira. Os voos de quinta, sexta e principalmente os de sábado e domingo costumam ser mais caros. Geralmente, as passagens aéreas noturnas são as mais caras e os voos à tarde são mais baratos.

Muito mais dicas da Itália no Youtube!

Está gostando da matéria? Não deixe de visitar também o nosso canal no Youtube. Tem vários vídeos incríveis da Itália, com muito mais dicas, para te ajudar a planejar toda a sua viagem. Se quiser, clique aqui para se inscrever no canal ou aqui para ver a playlist com todos os vídeos da Itália. Esse vídeo é o mais assistido do canal:

Como economizar muito na viagem à Itália

O Seguro Viagem é obrigatório para a Itália e Europa

Uma dica importantíssima que reforçamos para todos que estão planejando ir à qualquer país da Europa é que não se esqueça que fazer um Seguro Viagem Internacional é obrigatório para viajar para lá. Veja nossa matéria de Seguro Viagem para Europa com tudo o que você precisa saber sobre o assunto, quais são os melhores seguros e dicas para fazer um excelente seguro por um preço incrível economizando muito.

Mulher olhando janela de avião

Dicas para aproveitar melhor sua viagem à Roma

Agora que você já viu tudo sobre os meses de alta e baixa temporada em Roma, uma dica legal e que faz a diferença na viagem à Roma é escolher bem a localização do seu hotel e se hospedar perto das atrações turísticas. A cidade é grande até e ficando bem localizado você vai aproveitar muito mais e gastar muito menos tempo edinheiro se deslocando até os lugares. Se quiser, veja nossa matéria de onde ficar em Roma, que lá tem as dicas das melhores regiões para se hospedar e também de como conseguir um ótimo hotel por um preço excelente (e achar hotéis excelentes em promoção nessas regiões que são super disputadas). Vale a pena caprichar na reserva do hotel em Roma.

Bairro Trastevere em Roma

E outra dica importante é que alguns pontos turísticos, cidades legais e vinícolas são um pouco afastados, e uma ótima opção para aproveitar melhor sua viagem pela Itália é alugar um carro. Muitos brasileiros estão optando por alugar um carro na Itália para poder conhecer melhor todas as cidades, principalmente as da Toscana. As estradas são lindas, você conhece várias cidades do interior e vilarejos, e pode fazer roteiros incríveis de carro como Roma, Milão, Florença, Pisa, Veneza, conhecer as belas praias da Costa Amalfitana, Siena, Lucca e explorar bem a Toscana. A Itália é um país em que alugar um carro é essencial. Se quiser, veja nossa matéria de como alugar um carro na Itália com dicas de como alugar um excelente carro por um preço incrível com super comparadores de preços, os roteiros mais famosos e tudo o que você precisa saber sobre o assunto.

Carro na estrada

Use seu celular à vontade em Roma e na Europa

Poder usar seu celular em Roma, na Itália, na Europa e em qualquer outro lugar do mundo é ótimo, pois ele acaba sendo muito útil. Você pode usar os aplicativos dos pontos turísticos e das cidades, os aplicativos de cupons de desconto, se for alugar um carro você economiza uns 100 euros por não precisar alugar um GPS pois poderá usar o do celular, pode pesquisar os endereços e horários dos lugares, ver a previsão do tempo para se planejar para os passeios e lógico ficar conectado com todo mundo através de aplicativos e postar suas fotos da viagem à Itália nas redes sociais. Se quiser, veja nossas dicas de como usar o celular à vontade na Europa. É super barato e você vai poder usar seu celular o dia inteiro em Roma, Florença, Veneza, Milão, Toscana e qualquer lugar da Itália. E usando a internet do seu celular você poderá pesquisar tudo sobre os meses de alta e baixa temporada em Roma quando estiver lá.

Celular para Itália e Europa

Dicas dos ingressos das atrações de Roma e da Itália

Outra dica importante para economizar dinheiro e tempo é com os passeios. Para conhecer a maioria dos pontos turísticos e museus de Roma é preciso comprar os ingressos de cada lugar. A dica é comprar todos os ingressos antes pela Internet, que além de serem sempre mais baratos, você economiza um bom tempo que perderia nas filas das bilheterias e já viaja com os ingressos em mãos e as atrações garantidas. Se quiser, veja aqui na matéria de ingressos para Roma e Itália todas as dicas, os mais vendidos e onde comprar todos os ingressos pelo melhor preço. Para todas as principais atrações como o Coliseu, Fórum Romano, Vaticano e os principais museus de Roma, você precisará comprar os ingressos para poder entrar.

Coliseu em Roma

Veja outras matérias de Roma e da Itália:

O que fazer em Roma: Principais atrações, passeios e lugares da cidade.
Guia da Toscana: Tudo o que você precisa saber sobre a Toscana.
Pontos turísticos de Roma: Os principais lugares turísticos da cidade.
Dicas para viajar de trem pela Itália: Dicas, melhores empresas e passagens baratas.
Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *