Vista da cidade de Roma
Roma

Clima e temperatura em Roma

Veja como é o clima e temperatura em Roma. A capital da Itália tem um clima muito variado e temperaturas diferentes durante o ano todo. Sendo assim, acompanhe a matéria e veja como estará o clima e temperatura em Roma quando você for viajar para lá.

Vista panorâmica da cidade de Roma na Itália

E depois não deixe de ver a matéria de como economizar muito em sua viagem à Itália. É a matéria mais acessada do blog e vai te ajudar muito com todo o planejamento da viagem. São várias dicas imperdíveis que vão fazer você economizar MUITO (muito mesmo) e montar toda a sua viagem à Itália. Agora, veja tudo sobre o clima e temperatura em Roma.

Como são o clima e a temperatura em Roma?

Em Roma, o clima é quente e temperado. Os verões são curtos e muito quentes, enquanto os invernos são longos, rigorosos e com bastante pluviosidade. Veja como é o clima e temperatura em Roma durante o ano todo. A linha vermelha no mapa, por exemplo, é a temperatura máxima e a azul é a temperatura mínima:

Gráfico com a temperatura mês a mês em Roma

1. Verão em Roma

Os meses de junho, julho e agosto, que determinam a época de férias e alta temporada, são considerados os meses mais quentes do ano em Roma. Já estamos acostumados com essas altas temperaturas e com o verão, mas mesmo assim é bom ir preparado, porque esses meses de julho e agosto têm um clima muito quente e a temperatura muito alta, com sol forte o dia todo.

  • Temperaturas: mínima de 19°C e máxima de 32°C.

Piazza Navona no verão em Roma

O que levar na mala para o verão em Roma?

Leve roupas frescas, como camisetas e shorts, mas também algum casaco fino para usar à noite, quando as temperaturas caem um pouco. Não se esqueça de incluir em sua mala chapéus, bonés, protetor solar ou bronzeador e garrafas d’água.

Banner-Gabr

O que fazer no verão em Roma?

Como a maioria dos passeios em Roma é a céu aberto e você vai andar muito a pé pela cidade, se prepare para ficar bastante tempo debaixo do sol. As dicas para isso são sempre: tomar muita água, levar um boné ou chapéu e tentar acordar bem cedo para aproveitar os lugares enquanto o sol é bem mais fraco e não tem fila nenhuma. Vale a pena visitar as belas praias próximas a Roma para curtir o calor, como Ostia, Santa Marinella e Santa Severa.

Praia Ostia próxima a Roma

Durante o verão, a noite em Roma é uma delícia para passear e conhecer a cidade. Visite as praças da capital italiana, principalmente a Piazza Navona, a Piazza Spagna e a Piazza della Rotonda, que são as mais legais. Elas contam com um belo visual ao redor, bem iluminado, artistas que tocam música ao vivo e vários restaurantes próximos, nos quais você pode fazer um delicioso jantar ao ar livre.

Anoitecer na Piazza Navona

Eventos no verão em Roma

  • Feira de verão (final de junho a início de agosto): ela acontece às margens do Rio Tevere e traz muito artesanato e especialidades gastronômicas.
  • Festivais gratuitos de gastronomia, música e cinema: nesse período do ano, a prefeitura patrocina alguns festivais gratuitos, bem como shows com preços mais populares, para que moradores e turistas curtam o melhor da cidade.

Feriados no verão em Roma

  • 02/06: Dia da República
  • 29/06: São Pedro e São Paulo
  • 15/08: Assunção de Nossa Senhora

Mês de Agosto na área turística de Roma

2. Inverno em Roma

Nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro, Roma tem seus meses de inverno mais frios do ano. É comum ver por lá geadas e nevoeiros, portanto não estranhe se estiver andando e cair vários bloquinhos pequenininhos de neve e água.

  • Temperaturas: mínima de 3°C e máxima de 15°C.

Roma no inverno

O que levar para o inverno em Roma?

Roupas quentes, como calças, casacos grossos, roupas de lã e calçados fechados, inclusive próprios para a neve. Não se esqueça de levar também luvas, cachecóis e toucas. E inclua guarda-chuvas ou capas de chuva, pois nessa época do ano, a precipitação ainda é maior.

O que fazer no inverno em Roma?

Nessa época de frio, priorize os passeios em lugares fechados, como os principais museus em Roma. Entre os mais legais, estão os Museus Capitolinos, um complexo formado por palácios antigos. Eles estão situados na colina Capitólio, em torno de uma praça redesenhada pelo famoso artista Michelangelo. Cada um desses museus traz obras diferenciadas, que ajudam a entender a história de Roma, levando os visitantes a uma verdadeira viagem no tempo.

Museus Capitolinos em Roma

Outro museu que é um complexo museológico é o Museu Nacional Romano, considerado um dos mais famosos da Itália. Ele possui um grande e magnífico acervo constituído por coleções preservadas ao longo dos anos. Aproveite, também, para jantar em alguns dos melhores restaurantes em Roma e experimentar o melhor da culinária italiana.

Museu Nacional Romano

Eventos no inverno em Roma

  • Mercados de Natal (dezembro): nessa época do ano, a cidade recebe mercados natalinos típicos e presépios encantadores.
  • Show de fogos e música ao vivo (dezembro): essa celebração do Réveillon Romano, também chamada de Capodanno, acontece no último dia do ano ao redor do Coliseu.
  • Festa da Befana (janeiro): é o encerramento das comemorações de Natal e de final do ano. Befana é o nome popular dado a Epifania, data considerada feriado em toda a Itália. É representado pela figura de uma bruxa com sua vassoura.
  • Carnaval romano (fevereiro): traz eventos por toda a cidade, incluindo a exibição de cavalos na Piazza del Popolo, que costuma acontecer no sábado de carnaval.

Feriados no inverno em Roma

  • 25/12: Natal
  • 26/12: Santo Estêvão
  • 01/01: Ano Novo
  • 06/01: Epifania

Natal em Roma

3. Primavera e outono em Roma

Em março, abril, maio, setembro, outubro e novembro, o clima de Roma se torna mais agradável, nem tão frio nem tão quente. Essa, com certeza, é uma das melhores épocas do ano para viajar a Roma, porque você sente um pouco de cada estação, seja ela inverno e/ou verão.

  • Temperaturas: mínima de 10°C e máxima de 27°C.

Outono em Roma

O que levar na mala para a primavera e o outono em Roma?

Tanto a primavera quanto o outono marcam a transição de temperaturas. Então, leve tanto roupas quentes quanto mais leves. Além disso, a nossa dica é sempre deixar um casaco com você, pois as noites costumam ser mais frescas. No outono, leve guarda-chuvas ou capas de chuva, pois a precipitação é maior nessa época.

O que fazer na primavera e no outono em Roma?

A cidade de Roma oferece diversos passeios para fazer durante a meia estação. Um dos principais pontos turísticos em Roma, e um dos monumentos mais famosos de todo o mundo, é Coliseu. Faça um agradável passeio pelas ruínas desse local repleto de história e visite, também, o Fórum Romano, conhecido como o “Berço do Direito”. A maioria das empresas vende um combo de ingressos, que inclui o Coliseu, o Fórum Romano e Palatino, que compensa muito.

Coliseu em Roma

E para apreciar a estação mais florida do ano, caminhe pela Villa Borghese. Esse parque oferece uma tranquila área verde, com jardins, lagos e fontes, além de várias atrações. Por lá, está a Galleria Borghese, um museu situado em um lindo palácio, repleto de detalhes. Seu acervo reúne obras, entre esculturas e pinturas, de artistas renomados.

Villa Borghese em Roma

Eventos na primavera em Roma

  • Maratona de Roma (março): essa maratona traz um toque especial, já que você pode correr em meio a alguns dos belíssimos pontos turísticos da capital italiana, como o Coliseu.
  • Settimana dei Beni Culturalli (abril): esse evento dura 9 dias e é quando vários museus de todo o estado oferecem entradas gratuitas.
  • Natale di Roma (abril): acontece todo dia 21 de abril, em comemoração ao aniversário de fundação da cidade. São realizadas várias festividades bastante animadas.
  • Concerto Primomaggio (maio): ocorre dia 1º de maio, na Piazza San Giovanni. Esse evento traz shows musicais nacionais e internacionais, para celebrar o dia do trabalho.
  • BNL Internazionali D’Italia (maio): torneio de tênis em Roma.
  • La Noitte dei Musei (maio): alguns museus ficam abertos para visitações noturnas gratuitas durante esse mês.

Eventos no outono em Roma

  • Vogue Fashion Night Out (setembro): durante esse mês, várias lojas situadas no centro histórico de Roma e algumas salas de concertos recebem programações diferenciadas. Lá, acontecem desfiles de moda, shows ao vivo de DJ’s, performances e muito mais.

Feriados na primavera e no outono em Roma

  • 19/03: São José e Dia dos Pais
  • Primeiro domingo após a primeira lua cheia, geralmente em abril: Páscoa
  • Segunda-feira seguinte ao domingo de Páscoa: Segunda-feira do Anjo
  • 25/04: Dia da Liberdade
  • 01/05: Dia do Trabalhador
  • Segundo domingo de maio: Dia das Mães
  • 01/11: Dia de Todos os Santos
  • 02/11: Dia dos Fiéis Defuntos
  • 04/11: Dia da Unidade Nacional da Itália
  • 08/12: Imaculada Conceição

Maratona de Roma

Chuvas em Roma

Um ponto que achamos bem importante alertar é sobre a temporada de chuvas em Roma, que acontece no outono, entre os meses de outubro e novembro. Ainda assim, a chuva possui uma frequência média de 8 a 10 dias por mês. Então, pode ser que não prejudique tanto assim o seu roteiro. Veja abaixo um gráfico completo com acompanhamento mês a mês das chuvas em Roma:

Gráfico de precipitação e chuvas em Roma

Qual a melhor época para conhecer Roma?

Por mais que a cidade de Roma seja uma delícia durante todo o ano, se fosse para escolher uma época preferida, a nossa seria a primavera. Essa estação acontece na Europa entre abril e junho, e possui um clima perfeito, com temperaturas mais amenas. Os dias por lá também são mais ensolarados e, com o clima melhor, os passeios se tornam ainda mais especiais.

Jardins das Rosas em Roma

O clima e a temperatura na Itália variam entre as cidades

Como o clima na Itália é bem variado, por causa de seu formato extenso, o clima em Roma não será exatamente igual ao tempo em outras cidades. Portanto, leia essa matéria geral de clima na Itália e saiba mais sobre esse assunto.

Dicas sobre clima na Itália

Muito mais dicas da Itália no Youtube!

Está gostando da matéria? Não deixe de visitar também o nosso canal no Youtube. Tem vários vídeos incríveis da Itália, com muito mais dicas, para te ajudar a planejar toda a sua viagem. Se quiser, clique aqui para se inscrever no canal ou aqui para ver a playlist com todos os vídeos da Itália. Esse vídeo é o mais assistido do canal:

Como economizar muito na viagem à Itália

O Seguro Viagem é obrigatório para a Itália e Europa

Uma dica importantíssima que reforçamos para todos que estão planejando ir à qualquer país da Europa é que não se esqueça que fazer um Seguro Viagem Internacional é obrigatório para viajar para lá. Veja nossa matéria de Seguro Viagem para Europa com tudo o que você precisa saber sobre o assunto, quais são os melhores seguros e dicas para fazer um excelente seguro por um preço incrível economizando muito.

Mulher olhando janela de avião

Dicas para aproveitar melhor sua viagem à Roma

Agora que você já viu tudo sobre o clima e temperatura em Roma, uma dica legal e que faz a diferença na viagem à Roma é escolher bem a localização do seu hotel e se hospedar perto das atrações turísticas. A cidade é grande até e ficando bem localizado você vai aproveitar muito mais e gastar muito menos tempo e dinheiro se deslocando até os lugares.

Se quiser, veja nossa matéria de onde ficar em Roma, que lá tem as dicas das melhores regiões para se hospedar e também de como conseguir um ótimo hotel por um preço excelente (e achar hotéis excelentes em promoção nessas regiões que são super disputadas). Vale a pena caprichar na reserva do hotel em Roma.

Bairro Trastevere em Roma

E outra dica importante é que alguns pontos turísticos, cidades legais e vinícolas são um pouco afastados, e uma ótima opção para aproveitar melhor sua viagem pela Itália é alugar um carro. Muitos brasileiros estão optando por alugar um carro na Itália para poder conhecer melhor todas as cidades, principalmente as da Toscana.

As estradas são lindas, você conhece várias cidades do interior e vilarejos, e pode fazer roteiros incríveis de carro como Roma, Milão, Florença, Pisa, Veneza, conhecer as belas praias da Costa Amalfitana, Siena, Lucca e explorar bem a Toscana. A Itália é um país em que alugar um carro é essencial. Se quiser, veja nossa matéria de como alugar um carro na Itália com dicas de como alugar um excelente carro por um preço incrível com super comparadores de preços, os roteiros mais famosos e tudo o que você precisa saber sobre o assunto.

Carro na estrada

Use seu celular à vontade em Roma e na Europa

Poder usar seu celular em Roma, na Itália, na Europa e em qualquer outro lugar do mundo é ótimo, pois ele acaba sendo muito útil. Você pode usar os aplicativos dos pontos turísticos e das cidades, os aplicativos de cupons de desconto, se for alugar um carro você economiza uns 100 euros por não precisar alugar um GPS pois poderá usar o do celular, pode pesquisar os endereços e horários dos lugares, ver a previsão do tempo para se planejar para os passeios e lógico ficar conectado com todo mundo através de aplicativos e postar suas fotos da viagem à Itália nas redes sociais.

Se quiser, veja nossas dicas de como usar o celular à vontade na Europa. É super barato e você vai poder usar seu celular o dia inteiro em Roma, Florença, Veneza, Milão, Toscana e qualquer lugar da Itália. E usando a internet do seu celular você poderá pesquisar tudo sobre o clima e temperatura em Roma quando estiver lá.

Celular para Itália e Europa

Dicas dos ingressos das atrações de Roma e da Itália

Outra dica importante para economizar dinheiro e tempo é com os passeios. Para conhecer a maioria dos pontos turísticos e museus de Roma é preciso comprar os ingressos de cada lugar. A dica é comprar todos os ingressos antes pela Internet, que além de serem sempre mais baratos, você economiza um bom tempo que perderia nas filas das bilheterias e já viaja com os ingressos em mãos e as atrações garantidas.

Se quiser, veja aqui na matéria de ingressos para Roma e Itália todas as dicas, os mais vendidos e onde comprar todos os ingressos pelo melhor preço. Para todas as principais atrações como o Coliseu, Fórum Romano, Vaticano e os principais museus de Roma, você precisará comprar os ingressos para poder entrar.

Coliseu em Roma

Veja outras matérias de Roma e da Itália:

O que fazer em Roma: Principais atrações, passeios e lugares da cidade.
Guia da Toscana: Tudo o que você precisa saber sobre a Toscana.
Pontos turísticos de Roma: Os principais lugares turísticos da cidade.
Dicas para viajar de trem pela Itália: Dicas, melhores empresas e passagens baratas.

Tags:

2 comentários

  1. Ola. Boa tarde. Preciso de uma dica. farei Rio X Paris com conexão em Roma. So que terei 55 min para fazer imigração e correr para o embarque Roma x Paris. Saindo da imigração sabe para qual terminal devo correr? Tem q pegar transporte de um terminal a outro? Estou tensa com isso e com medo de perder o vôo.

    1. Olá Dilma, o tempo é bem apertado mesmo. O terminal já deve estar especificado na sua passagem, dá uma olhada lá. A imigração geralmente é rápida em Roma e o aeroporto não é tão grande como o de Milão, por exemplo, mas é grande sim. Tente sair o mais rápido possível do avião e no caminho para a imigração passar o máximo de pessoas, que é onde você vai ganhar mais tempo. Não tem muito segredo, tudo vai depender muito se o voo vai atrasar, adiantar, a imigração vai estar cheia… Passamos por isso na Espanha esse ano, tínhamos 50 minutos entre os voos, e conseguimos chegar a tempo sim. Boa sorte!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *