Veneza

Clima e temperatura em Veneza

Confira como é o clima e a temperatura em Veneza, com todas as informações sobre o tema em cada estação do ano, para você planejar bem a sua viagem. A cidade de Veneza, na Itália, tem um clima muito variado e temperaturas diferentes durante o ano todo. Portanto, veja abaixo como é o tempo mês a mês e programe melhor o seu roteiro na cidade.

Ponte Rialto em Veneza

E depois não deixe de ver a matéria de como economizar muito em sua viagem à Itália. É a matéria mais acessada do blog e vai te ajudar muito com todo o planejamento da viagem. São várias dicas imperdíveis que vão fazer você economizar MUITO (muito mesmo) e montar toda a sua viagem à Itália. Agora, veja tudo sobre o clima e temperatura em Veneza.

Como são o clima e a temperatura em Veneza?

Em Veneza, o clima é temperado, com verões mornos e úmidos, e invernos muito frios. A pluviosidade possui níveis significativos durante o ano todo. Veja como é a temperatura e o clima em Veneza durante o ano para saber quais meses chovem mais ou menos por lá. No mapa, abaixo, a linha vermelha é a temperatura e as colunas azuis o volume de chuva:

Gráfico de temperaturas em Veneza mês a mês

1. Inverno em Veneza

Nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro, Veneza tem seus meses de inverno mais frios do ano. O interessante desse período por lá é que é comum você ver geadas e nevoeiros, portanto não estranhe se isso acontecer ao longo da sua viagem. Esse, certamente, é o clima em Veneza que os turistas menos gostam, pois os passeios pelos canais ficam bem frios e não é possível aproveitar tanto.

  • Temperaturas: mínima de -1°C e máxima de 11°C.

Inverno em Veneza

O que levar na mala para o inverno em Veneza?

Roupas quentes, como calças, casacos grossos, roupas de lã e calçados fechados, inclusive próprios para a neve. Não se esqueça de levar também luvas, cachecóis e toucas.

Banner-Gabr

O que fazer no inverno em Veneza?

Nessa época, os famosos rios em Veneza podem congelar e dificultar o deslocamento dos barcos. Portanto, caso não dê para fazer esses passeios, aproveite outras opções de atrativos. Um lugar muito interessante na cidade é o Mercado Rialto, um dos maiores centros de compras de toda a Europa. Ele é perfeito para turistas que buscam conhecer os sabores únicos e típicos de Veneza.

Mercado Rialto em Veneza

Outro passeio ideal para fazer durante o inverno é visitar os museus em Veneza. A cidade oferece lugares muito interessantes e repleto de cultura. Entre os principais museus, está o Museu Correr, repleto de pinturas, esculturas e outros objetos que narram a história de Veneza. Conheça, também, a Galeria Internacional de Arte Moderna, muito interessante.

Museu Correr em Veneza

Eventos no inverno em Veneza

  • Ano Novo (dezembro/janeiro): em Veneza, essa festividade traz muita música, shows e fogos de artifício. A praça de São Marcos fica lotada e acontecem várias festas em hotéis e casas noturnas da cidade para celebrar o início de um novo ano.
  • Festa de Auguri di Capodanno (janeiro): no dia 1º de janeiro, comemora-se em grande estilo o ano que se inicia. Os participantes dessa festa dão um mergulho nas águas geladas do Lido di Venezia. Além do mergulho, há um lanche com delícias típicas das festas de final do ano, como a lentilha, por exemplo.
  • Festa da Befana (janeiro): é o encerramento das comemorações de Natal e de final do ano. Befana é o nome popular dado a Epifania, data considerada feriado em toda a Itália. É representado pela figura de uma bruxa com sua vassoura. Em Veneza, acontece a Regata da Befana, uma competição de 15 minutos na qual homens fantasiados de senhoras participam de uma prova nos canais da cidade.
  • Carnaval de Veneza (fevereiro): o início da festa de Carnaval acontece no bairro de Cannaregio, com um show sobre as águas, mas as comemorações na cidade são muitas, como concursos de máscaras, a festa das Marias e as baladas particulares.

Feriados no inverno em Veneza

  • 25/12: Natal
  • 26/12: Santo Estêvão
  • 01/01: Ano Novo
  • 06/01: Epifania

Natal em Veneza

2. Verão em Veneza

E, em junho, julho e agosto, que são épocas de férias e alta temporada, são os meses mais quentes do ano em Veneza. A nossa dica é que você tome bastante água e esteja preparado para os passeios por lá. Uma das coisas legais é que à noite em Veneza, durante o verão, é uma delícia para passear e conhecer a cidade.

  • Temperaturas: mínima de 16°C e máxima de 27°C.

Tradicionais Canais de Veneza durante o verão

O que levar na mala para o verão em Veneza?

Leve roupas frescas, como camisetas e shorts, mas também algum casaco fino para usar à noite, quando as temperaturas caem um pouco. Não se esqueça de incluir em sua mala chapéus, bonés, protetor solar ou bronzeador e garrafas d’água.

O que fazer no verão em Veneza?

Como a maioria dos passeios em Veneza é a céu aberto e você vai andar muito, nossa dica é que tente acordar bem cedo para aproveitar os lugares enquanto o sol é mais fraco e não tem fila nenhuma. Quando o sol começar a apertar e os pontos turísticos encherem, você já terá terminado o seu passeio. Aproveite, também, para almoçar em um dos melhores restaurantes em Veneza.

Club del Doge Restaurant em Veneza

Passeie pela famosa Ponte di Rialto em Veneza, uma das atrações mais bonitas da cidade. E não deixe de fazer o tradicional passeio de gôndola no Grande Canal. Durante o trajeto, você acaba conhecendo os principais pontos turísticos de Veneza em um barco super confortável, passando pela Ponte dos Suspiros e outras pontes belíssimas que cruzam o canal.

Passeio de gôndola em Veneza

Eventos no verão em Veneza

  • Festa do Redentor (julho): essa festividade ocorre no terceiro domingo de julho. É em homenagem à construção da Igreja do Redentor, que foi construída em 1577 como forma de agradecimento ao fim de uma peste de devastou Veneza em 1550. Há pratos típicos, bebidas e até fogos de artifício, que são soltos no sábado à noite, anunciando a chegada dessa data.
  • Venezia Jazz Festival (julho): na terceira semana de julho, acontece esse interessante festival de jazz. Ele conta com inúmeros shows, que acontecem em praças, teatros, museus e diversos outros pontos da cidade.

Feriados no verão em Veneza

  • 02/06: Dia da República Italiana
  • 29/06: São Pedro e São Paulo
  • 15/08: Assunção de Nossa Senhora

Auguri di Capodanno em Veneza

3. Primavera e Outono em Veneza

Em março, abril, maio, setembro, outubro e novembro, o clima de Veneza se torna mais agradável. Essa é uma das melhores épocas do ano para se viajar à cidade, porque você sente um pouco de cada estação, inverno e verão. Da Ponte di Rialto, por exemplo, é possível ver claramente as mudanças de tempo em Veneza durante o ano.

  • Temperaturas: mínima de 4°C e máxima de 23°C.

Ponte di Rialto em Veneza

O que levar na mala para a primavera e o outono em Veneza?

Tanto a primavera quanto o outono marcam a transição de temperaturas. Então, leve tanto roupas quentes quanto mais leves. Além disso, a nossa dica é sempre deixar um casaco com você, pois as noites costumam ser mais frescas. No outono, leve guarda-chuvas ou capas de chuva, pois a precipitação é maior nessa época.

O que fazer na primavera e no outono em Veneza?

A Praça de São Marcos, conhecida como Piazza San Marco, é uma das praças mais bonitas de Veneza e de toda a Itália. É um dos melhores passeios para fazer nessas estações de clima ameno e por lá, você conhecerá construções históricas incríveis. Visite a Basílica de San Marco, o Palazzo Ducale, a Torre do Relógio e a Campinale, a torre com os sinos da basílica.

Piazza San Marco em Veneza

Em frente à Piazza San Marco, há uma ilha onde está a Igreja San Giorgio Maggiore. Ela possui uma arquitetura renascentista maravilhosa, com fachada de mármore e colunas simétricas altas. Outro entre os principais pontos turísticos em Veneza para visitar nessas épocas é o Palácio Ducal, ou Pallazo Ducale, com arquitetura gótica e muitos espaços interessantes.

Pallazo Ducale em Veneza

Eventos na primavera e outono em Veneza

  • Festa de São Marcos (abril): no dia 25 de abril, acontece a homenagem para o padroeiro de Veneza, com procissão na Piazza San Marco e outras tradições na cidade.
  • Veneza a Vogalonga (maio): uma das regatas mais importantes da cidade, que ocorre no terceiro domingo de maio. Pessoas do mundo todo participam dessa prova, com os mais diversos barcos e muito remo. O trajeto possui 30 km, com saída de San Marco e chegada na Punta della Dogana.
  • Bienal de Veneza (maio): do final de maio até a metade de novembro. Esse evento traz mostras nos Jardins da Bienal e no Arsenal, além de diversos pontos de apoio que também respiram arte durante esses meses em Veneza.
  • Regata Histórica (setembro): é uma competição de um dia inteiro, que acontece no primeiro domingo de setembro, com barcos típicos e decorados. Os condutores possuem as mais diferentes idades e também vestem trajes de épocas antigas.
  • Maratona de Veneza (outubro): é um dos eventos esportivos mais importantes da cidade, com trajeto que vai desde a Villa Pisani (província de Padova) até a Ponte da Liberdade em Veneza. A chegada final acontece nos Jardins da Bienal, em um percurso de 42,195 km.
  • Festa della Salute (novembro): acontece no dia 21 de novembro em comemoração ao fim da peste bubônica. Nesse dia, os fiéis visitam a igreja da Madonna della Salute. Além da reza e da fé, há um momento de celebrar através da comida, com algumas delícias que são servidas e vendidas pela região.

Feriados na primavera e outono em Veneza

  • 19/03: São José e Dia dos Pais
  • Primeiro domingo após a primeira lua cheia, geralmente em abril: Páscoa
  • Segunda-feira seguinte ao domingo de Páscoa: Segunda-feira do Anjo
  • 25/04: Dia da Liberdade
  • 01/05: Dia do Trabalhador
  • Segundo domingo de maio: Dia das Mães
  • 01/11: Dia de Todos os Santos
  • 02/11: Dia dos Fiéis Defuntos
  • 04/11: Dia da Unidade Nacional da Itália
  • 08/12: Imaculada Conceição

Regata Histórica em Veneza

Chuvas em Veneza

A temporada de chuvas em Veneza acontece no outono, principalmente no mês de outubro. Porém, chove ao longo de todo o ano na cidade, inclusive pode chover bastante em meados de junho. Ainda assim, é difícil pegar uma época de chuva intensa. Então, não se preocupe, pois não é nada que atrapalhe o seu roteiro pela cidade. Veja abaixo um gráfico completo com acompanhamento mês a mês das chuvas em Veneza:

Gráfico de chuvas em Veneza

Qual a melhor época para conhecer Veneza?

Veneza, assim como várias cidades europeias, costuma ter as estações do ano bem definidas. A dica é ir conhecer esse destino durante a meia estação. Os meses de março a maio, setembro e outubro são ideais para a visita, pois nesse período a temperatura costuma ficar agradável e as atrações não tão lotadas.

Vista de Veneza

O clima e a temperatura na Itália variam entre as cidades

Como o clima na Itália é bem variado, por causa de seu formato extenso, o clima em Veneza não será exatamente igual ao tempo em outras cidades. Portanto, leia essa matéria geral de clima na Itália e saiba mais sobre esse assunto.

Vista da região de Veneza

Muito mais dicas da Itália no Youtube!

Está gostando da matéria? Não deixe de visitar também o nosso canal no Youtube. Tem vários vídeos incríveis da Itália, com muito mais dicas, para te ajudar a planejar toda a sua viagem. Se quiser, clique aqui para se inscrever no canal ou aqui para ver a playlist com todos os vídeos da Itália. Esse vídeo é o mais assistido do canal:

Como economizar muito na viagem à Itália

O Seguro Viagem é obrigatório para a Itália e Europa

Uma dica importantíssima que reforçamos para todos que estão planejando ir à qualquer país da Europa é que não se esqueça que fazer um Seguro Viagem Internacional é obrigatório para viajar para lá. Veja nossa matéria de Seguro Viagem para Europa com tudo o que você precisa saber sobre o assunto, quais são os melhores seguros e dicas para fazer um excelente seguro por um preço incrível economizando muito.

Mulher olhando janela de avião

Use seu celular à vontade em Veneza e na Europa

Poder usar seu celular em Veneza, na Itália, na Europa e em qualquer outro lugar do mundo é ótimo, pois ele acaba sendo muito útil. Você pode usar os aplicativos dos pontos turísticos e das cidades, os aplicativos de cupons de desconto, se for alugar um carro você economiza uns 100 euros por não precisar alugar um GPS pois poderá usar o do celular, pode pesquisar os endereços e horários dos lugares, ver a previsão do tempo para se planejar para os passeios e lógico ficar conectado com todo mundo através de aplicativos e postar suas fotos da viagem à Itália nas redes sociais.

Se quiser, veja nossas dicas de como usar o celular à vontade na Europa. É super barato e você vai poder usar seu celular o dia inteiro em Roma, Florença, Veneza, Milão, Toscana e qualquer lugar da Itália. E usando a internet do seu celular você poderá pesquisar tudo sobre o clima e temperatura em Veneza quando estiver lá.

Celular para Veneza e Itália

Dicas para aproveitar melhor sua viagem a Veneza

Agora que você já viu tudo sobre o clima e temperatura em Veneza, uma dica legal e que faz a diferença na viagem a Veneza é escolher bem a localização do seu hotel e se hospedar perto das atrações turísticas. Não é tão fácil se locomover por lá por causa dos rios e canais que cortam as ruas, e ficando bem localizado você vai aproveitar muito mais e gastar muito menos tempo e dinheiro se deslocando até os lugares.

Se quiser, veja nossa matéria de onde ficar em Veneza, que lá tem as dicas das melhores regiões para se hospedar e também de como conseguir um ótimo hotel por um preço excelente (e achar hotéis excelentes em promoção nessas regiões que são super disputadas). Vale a pena caprichar na reserva do hotel em Veneza.

Gôndolas no Grand Canal em Veneza

Outra dica é que em Veneza mesmo, você não vai usar carro até porque não tem ruas no centro turístico, são só canais e rios. Mas muita gente aluga o carro no último dia em Veneza para pegar ele e ir descendo para as outras cidades da Itália. Alguns pontos turísticos e vinícolas são um pouco afastados e muitos turistas optam por alugar um carro para poder conhecer melhor todas as cidades e a Toscana.

As estradas são lindas, você conhece várias cidades do interior e vilarejos, e pode fazer roteiros incríveis de carro como Roma, Milão, Veneza, Florença, Pisa e explorar bem a Toscana. Sem falar que com um carro você consegue fazer compras com mais facilidades e conhecer os pontos turísticos mais afastados. Se quiser, veja nossa matéria de como alugar um carro na Itália com dicas de como alugar um excelente carro por um preço incrível com super comparadores de preços e tudo o que você precisa saber sobre o assunto.

Carro na estrada

Dicas dos ingressos das atrações de Veneza e da Itália

Outra dica importante para economizar dinheiro e tempo é com os passeios. Para conhecer a maioria dos pontos turísticos e museus de Veneza é preciso comprar os ingressos de cada lugar. A dica é comprar todos os ingressos antes pela Internet, que além de serem sempre mais baratos, você economiza um bom tempo que perderia nas filas das bilheterias e já viaja com os ingressos em mãos e as atrações garantidas.

Se quiser, veja aqui na matéria de ingressos para Veneza e Itália todas as dicas, os mais vendidos e onde comprar todos os ingressos pelo melhor preço. Para as principais atrações de Veneza como os museus da Praça São Marcos, o Palácio do Doge e para fazer o passeio de gôndola pela cidade, você precisará comprar os ingressos para poder entrar.

Piazza San Marco em Veneza

Veja outras matérias imperdíveis de Veneza e da Itália:

O que fazer em Veneza: Principais atrações, passeios e lugares da cidade.
Pontos turísticos de Veneza: Os principais lugares turísticos da cidade.
Dicas para viajar de trem pela Itália: Dicas, melhores empresas e passagens baratas.

Tags:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *